Uma sociedade empresária pode elaborar sua Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com o método direto ou com o método indireto.
De acordo com a NBC TG 03 (R3) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA, a diferença entre as duas demonstrações elaboradas consiste somente na apresentação
Na elaboração da demonstração do fluxo de caixa, é necessário que se faça a separação por atividades. Assinale a alternativa que contém essas atividades.
Sabe-se que a demonstração dos fluxos de caixa apresenta os fluxos de investimento, financiamento e operacionais da entidade. Existem dois métodos para apresentação dos fluxos de caixa, o método direto e o método indireto.
Conforme NBC TSP 12, de acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais é determinado ajustando o resultado das atividades usuais da entidade em relação aos efeitos de:
Com relação ao planejamento financeiro de curto e de longo prazo no âmbito da administração pública, julgue os itens subsecutivos.
O planejamento financeiro de curto prazo restringe-se às análises de excedentes ou faltas de caixa e à tomada de decisão do valor do capital de giro líquido.
A respeito das demonstrações contábeis, julgue o item subsequente.
Para fins de elaboração da demonstração de fluxo de caixa pelo método indireto, uma redução na conta fornecedores, em razão de um desconto obtido, deve ser entendida como um fato gerador de caixa.