A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.
O trecho acima refere-se a uma das teorias de comunicação mais conhecida como:
Com relação aos fundamentos, às teorias e à sociologia da
comunicação, julgue os itens a seguir.
Teoria do agendamento, gatekeeper e newsmaking surgiram na segunda fase da formulação das teorias da comunicação e, assim como as primeiras teorias formuladas para o campo de comunicação no período entre as guerras, continuam em constante aperfeiçoamento e alteração
O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação
como extensões do homem divide os meios entre
quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele
que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando
também que Um meio quente permite menos
participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan,
são meios frios o
É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce
por geração espontânea. É provável que muito dessa
opinião chamada pública seja construída pelos veículos de
comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao
profissional responsável por essa seleção e a essa situa-
ção hipotética da-se o nome, respectivamente, de
A chamada Escola de Frankfurt revelou grandes estudiosos
e teóricos da comunicação tais como Max Horkheimer,
Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e
Walter Benjamin. Alguns dos textos desses autores são
considerados capitais para o estudo da mídia. Entre eles
podemos destacar Razão e Revolução, Eclipse da razão e
A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica,
respectivamente escritos por
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.
A não-linearidade é uma característica inerente a sistemas tecnológicos que demandam novas competências cognitivas e com elas novas estratégias de navegação, de pesquisa, de informação e de compreensão de conteúdos.
A partir do século XX, foram ampliados os estudos científicos das Teorias da Comunicação, com escolas e vertentes nem sempre convergentes. Escola de Chicago, Teoria Hipodérmica, Interacionismo Simbólico, Sociedade de Massa e Funcionalismo são algumas escolas de pensamento que abriram a possibilidade de a Comunicação ser entendida como uma ciência social com bases empíricas. Sobre essas teorias, assinale a alternativa correta.