Julgue os itens subsecutivos, relativos a cooptação evolutiva e fatores biológicos determinantes de riscos de extinção.
A cooptação evolutiva pode ocorrer em nível molecular, como no caso das proteínas que são originárias de outras proteínas preexistentes e estão presentes no cristalino dos olhos de vertebrados.
A respeito de dispersão e fluxo gênico em populações naturais, adaptação e especiação e epidemiologia, julgue os itens subsequentes.
Epidemia consiste na elevação brusca, inesperada e temporária da incidência de determinada doença, ultrapassando os valores esperados para a população em certo período temporal, ao passo que endemia caracteriza-se pela ocorrência de uma doença habitualmente presente entre os membros de determinado grupo, dentro dos limites esperados, em determinada área geográfica, por certo período de tempo.
Julgue os próximos itens, relativos a biologia animal e evolução.
Segundo a concepção evolutiva atual, a evolução do cérebro animal caracteriza-se em três níveis: cérebro reptiliano, cérebro mamífero primitivo e cérebro mamífero superior.
Julgue os itens a seguir, relativos a biologia da conservação e estratégias para conservação de espécies, hábitats e paisagens.
No Brasil, é vedado o uso direto dos recursos naturais em unidades de proteção integral, independentemente de sua categoria, sendo abrangidas por tal vedação as atividades extrativistas de pesca e coleta de produtos vegetais.
A respeito da biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens, bem como a nutrição de animais silvestres e doenças nutricionais, julgue os itens que se seguem.
O hiperparatireoidismo secundário nutricional é uma das manifestações clínicas da hipocalemia prolongada e pode ocorrer em quelônio em cativeiro.
Julgue os itens a seguir, relativos a biologia da conservação e estratégias para conservação de espécies, hábitats e paisagens.
A conservação de recursos genéticos por meio de bancos genéticos (ex situ) e a preservação de espécies em seus hábitats naturais (in situ) são estratégias que se complementam para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Leia o fragmento a seguir.
Agrotóxicos foram usados em 305 casos de tentativa de envenenamento na última década. Dados do Ministério da Saúde mostram que o agrotóxico mais usado nos casos de violência está banido do país desde 2012. Trata-se do aldicarbe, popularmente conhecido como chumbinho e usado ilegalmente como veneno de ratos.
(Fonte: https://reporterbrasil.org.br/2021/01/
sem-fiscalizacao-agrotoxico-vira-arma-para-violencia-domestica/. (Adaptado).
O aldicarbe é um agrotóxico do tipo carbamato que pode levar à morte, pois ele inativa a enzima acetilcolinesterase.
Sobre essa enzima, assinale a afirmativa correta.
A Polícia Civil cumpriu, em 2023, mandado de busca e apreensão em um curtume em São Sebastião do Paraíso (MG). Na ocasião, foram coletadas amostras de resíduos de efluentes descartados, de forma irregular, em um córrego. A análise do material constatou que o nível do metal pesado cromo estava acima do permitido pelas normas.
Com relação à situação descrita, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Suponha a cadeia alimentar junto ao córrego, formada por plantas aquáticas → caramujos → peixes. Se realizada a análise da concentração de cromo nos tecidos dos organismos, espera-se que o maior teor do metal seja encontrado em plantas aquáticas, já que elas ocupam o primeiro nível trófico.
( ) O uso de bactérias capazes de metabolizar o cromo, diminuindo sua toxicidade no ambiente, é um exemplo de biorremediação.
( ) O descarte irregular de cromo irá favorecer a proliferação de organismos produtores, o que poderá ocasionar a eutrofização do córrego.
As afirmativas são, respectivamente:
Na síndrome da autocervejaria, o sistema digestório produz etanol, levando à intoxicação do organismo. Para o tratamento, além do uso de medicamentos, indica-se reduzir a ingestão de diversos tipos de nutrientes que favorecem essa disfunção.
Um desses nutrientes é:
Doenças de orelha e garganta são tratadas pela mesma especialidade médica, a otorrinolaringologia, em função da origem desses órgãos a partir de estruturas comuns.
Tais estruturas são denominadas:
Leia o trecho a seguir:
Nosso organismo sem enzimas não funcionaria. Um exemplo que podemos utilizar para evidenciar a importância dessas proteínas é o da doença conhecida como fenilcetonúria. Essa é uma patologia de origem genética, com padrão de herança autossômico recessivo, na qual o organismo não é capaz de produzir a enzima que catalisa o metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo de fenilalanina no organismo causa diversos problemas e, em casos extremos, pode levar à morte. Por isso, o portador da doença deve ter uma alimentação altamente regrada.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).
Um homem que não apresenta a fenilcetonúria diz ser o pai de uma criança com fenilcetonúria.
Sabendo que a frequência do alelo para a fenilcetonúria nessa população corresponde a 0,006 e, na falta de outras informações, a chance de o homem ter o genótipo necessário para ser pai da criança é, aproximadamente:
O consumo de água duplicou desde a década de 60 do século passado, e os recursos hídricos disponíveis estão se tornando cada vez mais escassos, situação que induz conflitos e o uso desigual desses recursos.
Internet: <datapolicy.com> (com adaptações).
A respeito de emergências ambientais no Brasil relacionadas aos recursos hídricos, julgue os próximos itens.
O abastecimento urbano, que responde pelo maior consumo de água no Brasil, situação agravada pela falta de incentivo ao reúso da água, gera sobrecarga nos mananciais de recursos hídricos.
Julgue os seguintes itens, relativos aos ecossistemas presentes no bioma amazônia sob influência de encharcamento permanente ou
periódico.
A vegetação herbácea ocorre com alta diversidade e produtividade em extensas áreas dos igapós, a exemplo dos grandes campos de capins C4.
Para se fazer o teste de identificação dos grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh de uma pessoa, são necessárias três gotas de sangue: a uma delas se adiciona uma gota de soro com aglutinina anti-A; à outra, soro anti-B; e, à terceira, soro anti-Rh.Em determinada situação, duas mulheres (M e N) disputam a maternidade de um bebê, cujo sangue foi testado com o uso dos soros anti-A, anti-B e anti-Rh (anti-D).
Os resultados são apresentados a seguir

Sobre as supostas mães sabe-se que: a mulher M tem o genótipo iidd; já a mulher N, que pertence ao grupo A, apresentou eritroblastose ao nascer.
A possível mãe do bebê é a mulher
A porção condutora do sistema respiratório – cavidade nasal, traqueia e brônquios –é revestida internamente por um epitélio pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. As células caliciformes secretam muco com função lubrificante, enquanto os cílios movem a camada de muco sobre a superfície epitelial. O muco nas vias respiratórias é importante para: