A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
Na obra Campo relampejante (1977), o artista Walter de Maria coloca hastes de ferro em espaços regulares, em um campo de 1 600 metros quadrados no Novo México. O trabalho faz parte do movimento artístico Land Art, que trata da
TEXTO I
TEXTO II
Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade
dessa releitura reside na
No contexto da arte contemporânea, o texto da autora
Anne Cauquelin reflete ações que explicitam
Os textos destacam a inovação artística proposta por Stephen Lund a partir do(a)
As duas imagens são produções que têm a cerâmica como matéria-prima. A obra Estrutura vertical dupla se distingue da urna funerária marajoara ao
Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em
O texto te matiza algumas transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades, considera-se a
A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a
O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a
visitação virtual dos mais importantes museus do mundo
e a visualização de suas obras de arte. Por meio da
tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente
desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o
interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu
Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres.
O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como
se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada
museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo
para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução,
ou gigapixel. As imagens contêm cerca de sete bilhões
de pixels, o que significa que é mais de mil vezes mais
detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além
disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados
de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas
de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram.
Os usuários também podem criar suas próprias coleções
e compartilhá-las pela web.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 3 out. 2013 (adaptado).
As tecnologias da computação possibilitam um novo olhar
sobre as obras de arte. A prática permite que usuários
A função da obra de arte como possibilidade de
experimentação e de construção pode ser constatada no
trabalho de Marilá Dardot porque
Colcha de retalhos representa a essência do mural e
convida o público a
A técnica da décollage, utilizada pelo artista Mimmo
Rotella em sua obra Marilyn, é um procedimento artístico
representativo da década de 1960 por
A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é
representativa da arte contemporânea brasileira e tem o
traço estrutural marcado por elementos como
Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008
Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando