Certa organização enfrentou, recentemente, problemas de perda de produtividade, piora significativa na qualidade dos serviços prestados e vazamento de informações relevantes. Preocupada com a situação, a alta direção da organização quer adotar controles preventivos, a fim de evitar que os problemas se repitam e garantir que as melhorias necessárias possam ser adequadamente planejadas.
São formas de controle preventivo:
O controle de uma organização é realizado em várias etapas, incluindo a comparação entre o desempenho real e o desempenho esperado. Essa comparação é realizada em diferentes momentos, sendo classificada em categorias.
Assinale a opção que indica a categoria de controle que visa a assegurar os resultados finais dentro dos objetivos e padrões desejados:
Em 2014, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o TCU consolidou o Referencial para Avaliação de Governança em Políticas Públicas, cujo modelo geral apresenta oito dimensões avaliáveis.
A dimensão que aborda o processo de identificação, avaliação e tratamento de riscos no desenvolvimento e implementação da política é conhecida como “gestão de riscos e:
A estratégia de uma organização deve ser atualizada de acordo com o aprendizado organizacional e as mudanças no ambiente. Para o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), a gestão de riscos deve estar integrada:
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, em que pese todos os percalços, têm buscado maior participação dos atores sociais. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
Arranjar o trabalho a ser desenvolvido para o alcance dos objetivos organizacionais é tarefa típica da função da administração denominada de
Taylor trouxe preciosa contribuição científica para a administração com o estudo dos tempos e movimentos. A análise do trabalho consiste na divisão e subdivisão dos movimentos necessários à execução de cada tarefa pela observação da execução de cada operação dos operários. Assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não condiz com os objetivos do estudo dos tempos e movimentos.
A reforma administrativa conduzida em 1930, durante a era Vargas, foi caracterizada por promover
Em contratos administrativos, na relação contratante x contratado, o contratante (administração Pública) tem uma condição de superioridade em relação ao contratado (particular), sempre com foco na satisfação do interesse público.
A condição de superioridade decorre da seguinte característica: