Existem organizações para fornecer todos os tipos de produtos e serviços. Estas organizações podem ser classificadas de muitas maneiras como: por tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação e por outros critérios.
Segundo o setor da economia em que atuam, as organizações podem ser classificadas em três tipos principais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estes setores.
No que concerne à cultura organizacional, na forma apresentada pela doutrina especializada, baseada nos estudos de Edgar Schein, tem-se que pode ser analisada em diferentes níveis, sendo que os denominados “artefatos” correspondem
Suponha que determinada entidade pretenda utilizar a Matriz GUT para melhoria de seus processos organizacionais e aprimoramento de gestão de desempenho.
Nesse contexto, deverá considerar que referida ferramenta aplica-se para
Utilizar critérios de equidade (justiça) para avaliar o desempenho de um grupo de pessoas dentro da organização, sem deixá-las desmotivadas não é nada fácil. Assinale a alternativa correta quanto à desvantagem da avaliação de desempenho por escalas gráficas.
Quanto mais níveis de autoridade há em uma estrutura organizacional, mais
Vivemos na sociedade 4.0, em que novas práticas de trabalho estão cada vez mais comuns nas organizações. Entre elas, estão:
Estão corretas apenas as afirmativas:
Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores.
A gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes é um macrodesafio do Poder Judiciário aplicável à justiça estadual no período de 2015 a 2020. O objetivo desse macrodesafio consiste em
Uma das etapas envolvidas no desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico das organizações é a identificação da sua razão de ser, expressando com clareza porque ela existe e o que faz, o que corresponde
Toda empresa é uma organização, porém nem toda organização é uma empresa. São características de uma organização:
Quando um empreendedor está inspirado pela ideia de um novo negócio, o planejamento torna-se crucial. O plano de negócios é um documento que especifica os detalhes do empreendimento. Os detalhes de um plano de negócios podem variar, mas a maioria contém os seguintes itens:
I. Missão ou visão da empresa.
II. Informações sobre o setor e o mercado.
III. Informações sobre os fornecedores.
IV. Informações sobre o número e o tipo de recursos humanos necessários.
V. Plano de racionalização do trabalho e do tempo disponível do administrador.
VI. Informações financeiras, com as fontes e os usos dos recursos para o início e os fundos operacionais.
Em relação ao plano de negócios, assinale
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se determinada empresa precisa isolar uma unidade da organização que deve ser avaliada separadamente, deve‐se usar, como instrumento de controle, o centro de responsabilidade.
Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Em um diagnóstico organizacional realizado em uma universidade federal, foram identificadas as seguintes características predominantes relativas à estrutura do setor: clara hierarquia de autoridade para controle e coordenação do trabalho dos funcionários; tarefas e rotinas bem definidas por regras e procedimentos; e comunicação baseada em procedimentos oficiais e impessoais. I. O modelo de estrutura a que mais se assemelha o da universidade em questão é o mecânico, considerando os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. II. O modelo de estrutura da universidade em questão é mais adequado a ambientes mais instáveis, segundo os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. III. As características identificadas no diagnóstico são similares às de uma estrutura burocrática de organização, segundo a definição de Max Weber.

Em um fluxograma, a figura acima representa
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Um fator que reforça o paradigma do cliente na gestão pública é a existência de poucas alternativas para os serviços governamentais.