Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q686803

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

A abordagem das questões relacionadas a gênero nas escolas deve restringir-se a assuntos relacionados às mulheres e aos homossexuais.

Carregando...
Q720288

A partir dos estudos de Maria Teresa Miceli Kerbauy sobre a configuração das câmaras municipais, analise as afirmativas e assinale a que corresponde CORRETAMENTE sobre seu estudo:

Carregando...
Q686799

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

Desde a década de 30 do século XX, ensaístas da sociologia brasileira vêm mostrando que as mulheres são vítimas de violência doméstica e sexual.

Carregando...
Q686802

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

Embora possa tratar das questões de gênero sob a perspectiva das ciências sociais, o professor deve ter ciência de que essas questões são do âmbito da opinião e do comportamento individual, devendo, por isso, considerar como sociologicamente válido o que pensa cada aluno.

Carregando...
Q745622

O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:

Carregando...
Q686793

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

No momento da aula, o capital cultural dos alunos não interfere no aprendizado do conteúdo ministrado pelo professor.

Carregando...
Q686774

No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.

No âmbito das contribuições da sociologia clássica, Du Bois foi o primeiro autor a conferir maior destaque à questão racial, notadamente ao negro.

Carregando...
Q686800

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

Gilberto Freyre caracterizou a família brasileira como patriarcal: os senhores de engenho tudo podiam para satisfazer suas vontades, mesmo que isso significasse agir com violência contra mulheres brancas ou negras.

Carregando...
Q747431

“Lembro-me de uma entrevista de um negro em Florianópolis, que dizia em tom exaltado: 'O problema de preconceito no Brasil é que você não tem onde pegar'. É um preconceito alusivo, não explicitamente revelado. Ele aparece da maneira mais surpreendente: o negro chega ao restaurante e fica esperando enquanto o garçom atende a outros; no hotel ouve ''não temos vagas''; as crianças brancas e pretas convivem na escolinha em plena igualdade, até que vem a adolescência e ocorre a demarcação". IANNI, Otávio. Octavio Ianni: o preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados, vol.18 nº.50 São Paulo: Jan./Apr. 2004.

Considerando as reflexões de Otávio Ianni sobre o preconceito racial no Brasil, avalie as seguintes afirmações:

I. O preconceito está disseminado de forma velada na cultura brasileira. As pessoas não nascem preconceituosas, mas aprendem a sê-lo por meio do sistema de reprodução e incorporação de valores socialmente difundidos.

II. Por ser uma estrutura culturalmente internalizada, os preconceitos e as discriminações não são reconhecidos por quem os pratica, o que faz com que seus efeitos sejam minimizados por quem sofre essas discriminações.

III. Pelo fato de, no Brasil, o preconceito ser velado, as práticas discriminatórias nos vários espaços de convivência social são imperceptíveis e não se traduz, em última instância, em fatos verificáveis.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q686796

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para Bourdieu, a escola reproduz desigualdades sociais por ignorar as condições sociais desiguais de seus alunos.

Carregando...
Q686854

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

No Brasil, os negros são vítimas recorrentes de violência institucional devido ao preconceito.

Carregando...
Q747430

“Violência de gênero é [...] uma relação de poder de dominação do homem e de submissão da mulher. Demonstra que os papeis impostos às mulheres e aos homens, consolidados ao longo da história e reforçados pelo patriarcado e sua ideologia, induzem relações violentas entre os sexos e indica que a prática desse tipo de violência não é fruto da natureza, mas sim do processo de socialização das pessoas" TELES, Maria Amélia de Almeida; MELO, Mônica de. O que é Violência contra a mulher. São Paulo, Brasiliense, 2002.

Considerando o texto de Maria Amélia de Almeida Teles e Mônica de Melo, avalie as asserções a seguir.

I. Violência de gênero é uma invenção teórica que mascara as diferenças biológicas e o lugar definido pela natureza entre os sexos.

II. Violência de gênero é socialmente construída e um indicador de dominação e de imposição de um sexo sobre o outro.

III. Violência de gênero é uma prática recentemente incorporada contra os comportamentos reprováveis da mulher na sociedade.

IV. Violência de gênero é considerada como processo ideológico historicamente incorporado e com fundamento na ideologia de submissão religiosa.

É correto o que se afirma somente em

Carregando...
Q572392

No geral, a desigualdade social ocorre, nos países

chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante

falta de uma educação de qualidade, de melhores

oportunidades no mercado de trabalho e também da

dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela

maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica

à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera

as desigualdades.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens

subsequentes.

As desigualdades sociais são características da esfera

econômica de cada sociedade.

Carregando...
Q607903

“[…] a tese da dissociação-valor, em síntese, afirma que o feminino, o trabalho de casa etc. sofre uma “dissociação” [Abspaltung] do valor, do trabalho abstracto e das formas de racionalidade que lhe estão ligadas, sendo que determinadas qualidades com conotação feminina como sensibilidade, emocionalidade etc. são atribuídas à mulher; ao homem, pelo contrário, compete a força do entendimento, a fortaleza de carácter, a coragem etc. No desenvolvimento moderno, o homem foi equiparado com a cultura, a mulher com a natureza. Valor e dissociação estão assim numa relação dialéctica recíproca”. (SCHOLZ, 2000; s/p) Com base na citação acima, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q572399

A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por

autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,

independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em

atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão

social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a

necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana

pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes

coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo

acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.

A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) C
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) B
  • 13) Errado
  • 14) D
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282