Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q675366

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para compreender um fenômeno que se constitui, segundo ele: “nas diversas redes, grupos de afinidade e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este" (MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998, p. 70).

Em relação a esse fenômeno das tribos urbanas, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q729726

O conceito de sociedade de massa surge, no início do século XX, como fruto do crescente processo de industrialização que aconteceu nas sociedades modernas, a partir do final do século XVIII, com o início da Revolução Industrial. Nesse contexto, o termo "massa" se referia

Carregando...
Q720324

Em sua obra sobre os municípios brasileiros, ACKEL FILHO escreveu: “à disciplina da ocupação urbana e das atividades que se desenvolvem no espaço do Município para que a urbe possa constituir um todo harmônico propiciante de bem-estar aos Munícipes”. Esse trecho evidencia o Plano diretor que estabelece CORRETAMENTE:

Carregando...
Q607897

“A Escola de Chicago inaugura um tipo de reflexão, até então inédita, que tem a cidade como objeto privilegiado de investigação; “a cidade como laboratório social'". (SANT'ANNA, M. J., 2003, p. 93). Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Carregando...
Q607911

“O mundo rural está também aí, como resíduo, como resto da modernização forçada e forçadamente acelerada, que introduziu na vida das populações do campo um ritmo de transformação social e econômica gerador de problemas sociais que o próprio sistema em seu conjunto não tem como remediar”. (MARTINS, 2001) Com base na afirmação acima assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q607896

“A Escola de Chicago durante quarenta anos (1910 – 1950) teve grande importância na valorização da sociologia como campo autônomo de investigação" . (GOHN, M. G., 2006, p. 27)

Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

Carregando...
Q607908

“[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111). Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

Carregando...
Q607913

“As grandes certezas terminaram. É que com elas entraram em crise as grandes estruturas da riqueza e do poder (e também os grandes esquemas teóricos) (MARTINS, 1998). A respeito das mudanças atuais na elaboração do conhecimento no campo das Ciências Sociais, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q312795

Em “Individualismo e Cultura”, Velho (1981) defende que o cientista social pode investigar sua própria sociedade, chamando atenção para o fato de que o conhecimento advindo da experiência pessoal não é sinônimo de conhecimento científi co. Para o autor, a investigação sobre a própria cultura pode permitir uma compreensão da complexidade dos fenômenos sociais para além dos “mapas e códigos básicos nacionais e de classe através dos quais fomos socializados”. Para tanto, defende que o cientista social:

Carregando...
Q493555

Sobre a urbanização em países subdesenvolvidos, analise as afirmativas a seguir. I.Com a industrialização, o gigantismo urbano assolou a maior parte destes países a partir dos anos 1950. II.Neles, vastas áreas metropolitanas crescem de forma incontrolável, polarizando ricos e pobres. III.A crescente pressão pela racionalização das lavouras é um motivo para o êxodo rural verificado. Assinale

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) E
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889