Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q705691

A respeito da política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal (PASS), julgue os itens subsequentes.

As ações periciais no âmbito da PASS fundamentam-se no conhecimento multidisciplinar e na participação dos servidores em processos de intervenção nos ambientes e na organização do trabalho.

Carregando...
Q737884

Entende-se por agente de risco qualquer agente de natureza física, química ou biológica que possa comprometer a saúde do homem, dos animais, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Ministério do Trabalho. Portaria do MTE n.º 3.214/1978 (com adaptações).

Considerando essa afirmação, julgue o item a seguir, com relação à segurança do trabalho do profissional conservador/restaurador.

Para evitar danos à saúde por microrganismos que podem estar presentes nos acervos, como, por exemplo, bactérias e fungos, os equipamentos mais adequados são os de proteção coletiva.

Carregando...
Q752356

De acordo com a CLT, as máquinas e os equipamentos deverão ser dotados de dispositivos de partida e parada e outros que se fizerem necessários para a prevenção de acidentes do trabalho, especialmente quanto ao risco de acionamento

Carregando...
Q752351

A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência através da Comunicação de Acidentes de Trabalho – CAT. As vias corretas da CAT a serem encaminhadas são, respectivamente, a

Carregando...
Q757813

No que concerne à inspeção de segurança, julgue o item subsequente.

Situação hipotética: Auditor-fiscal do trabalho, em viagem de férias a um estado da Federação diferente do seu, depara-se com situação de grave e iminente risco à segurança dos trabalhadores de determinado estabelecimento. Assertiva: Nessa situação, o auditor-fiscal deverá acionar as autoridades competentes locais, porque está impedido de atuar fora de sua área de inspeção.

Carregando...
Q757801

A respeito de aspectos relacionados à segurança do trabalho, julgue o seguinte item.

Quando constatado o nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a ocupação do empregado — definida pela Classificação Brasileira de Ocupações — e a entidade mórbida motivadora da incapacidade — elencada na Classificação Internacional de Doenças —, estará caracterizada a natureza acidentária da incapacidade.

Carregando...
Q691263

M., 25 anos, trabalha numa empresa há 5 meses embarcado em uma plafaforma offshore. Em seu período de folga, sentiu-se mal e foi ao serviço de saúde de seu bairro. Diagnosticado com tuberculose, encaminhou atestado médico à empresa onde trabalha. No atestado, o médico assistente sugere que ele seja afastado por 30 dias de suas atividades laborais, e o médico do trabalho entende que o afastamento é pertinente.

Nesse caso, a conduta a ser adotada pela empresa deverá ser de

Carregando...
Q715936

Julgue o próximo item, acerca de saúde e segurança do trabalho.

A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, à qual compete coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, é um órgão de âmbito estadual.

Carregando...
Q690722

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) foi criado pelo Decreto nº 5.098/2004.

Nesse plano consta que

Carregando...
Q757817

Considerando a legislação relativa à área de segurança no trabalho, julgue o item subsecutivo.

É atribuição do técnico de segurança do trabalho analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, propondo a eliminação ou o controle desses fatores.

Carregando...
Q715935

Julgue o próximo item, acerca de saúde e segurança do trabalho.

Os estabelecimentos novos deverão comunicar e solicitar a aprovação de suas instalações ao órgão regional do Ministério do Trabalho. Essa comunicação se restringe ao início das atividades empresariais, sendo dispensada no caso de modificações, mesmo que substanciais, nas instalações e nos equipamentos.

Carregando...
Q688524

Texto 1

Crime de Perigo – art. 132 do código penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente". A pena para este caso varia de 3 meses a 1 ano, se o fato não constituir crime mais grave.

Texto 2

Súmula 229 do Supremo Tribunal Federal: “A indenização acidentária não exclui a do direito comum, em caso de dolo ou culpa grave do empregador."

Texto 3

Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991 (Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social): “Art. 121. O pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem."

Considerando-se os textos legais transcritos, em caso de acidente de trabalho

Carregando...
Q759010

Um trabalhador de uma indústria de produção de cristais apresentou crise aguda de cólica abdominal difusa e de forte intensidade, associada a dor nos membros inferiores e hipertensão arterial.

Acerca dessa situação e de aspectos diversos a ela ligados, julgue o próximo item.

Compete à delegacia regional do trabalho da região da indústria em questão promover o cumprimento das normas de segurança no trabalho e determinar a execução de obras necessárias para corrigir as condições de trabalho e minimizar o risco de surgimento de novos casos.

Carregando...
Q757816

Considerando a legislação relativa à área de segurança no trabalho, julgue o item subsecutivo.

A imposição, por parte do engenheiro de segurança, de ritmo de trabalho excessivo sobre seus colaboradores é considerada infração ética.

Carregando...
Q691266

A Lei nº 3.807/1960 instituiu a aposentadoria especial. O INSS possui regras para a aposentadoria especial, que foram mudando ao longo dos anos. A partir de 01 de janeiro de 2004, conforme estabelecido pela Instrução Normativa 99/INSS/DC de 05 de novembro de 2003 e, em cumprimento ao parágrafo 2 do art. 68 do RPS, passou a ser exigido apenas um documento único a ser preenchido com a finalidade de comprovação dos períodos trabalhados em condições de exposição a agentes nocivos, a partir de 2004.

O referido documento e o responsável pelo seu preenchimento são, respectivamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 5) Errado
  • 9) E
  • 13) Certo
  • 2) Errado
  • 6) Errado
  • 10) Certo
  • 14) Certo
  • 3) D
  • 7) C
  • 11) Errado
  • 15) B
  • 4) D
  • 8) Errado
  • 12) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889