Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q781259

O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor - também chamado de energia térmica - envolvido em uma mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.

No calorímetro da figura abaixo, que opera em volume constante, 1000 moléculas de glicose foram queimadas.

O calor do processo foi da ordem de 6397,5 KJ em temperatura igual a 25 °C. Dados: R = 8,314 JK-Mol- A variação de entalpia nesta reação foi igual a

Carregando...
Q782758

A multiplicação de uma meia-reação por qualquer número não modifica o valor do potencial-padrão de redução, E°.” Esta afirmação está correta porque

Carregando...
Q717139

A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja‐se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando‐se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais‐padrão de redução (E°) de algumas espécies.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.

Carregando...
Q733902

Nos eletrodos comerciais de vidro combinado, normalmente utilizados nas determinações de pH de soluções aquosas, são utilizados como eletrodo indicador e eletrodo de referência, respectivamente:

Carregando...
Q699659

Com relação à potenciometria, marque a alternativa incorreta.

Carregando...
Q756307

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.

As espécies capazes de fixar elétrons são agentes redutores e as capazes de doar elétrons são agentes oxidantes. Um agente redutor age recebendo elétrons de uma espécie. Com isso, ele reduz essa espécie e ele próprio é oxidado.

Carregando...
Q733209
Provas: FCC - 2018 - SABESP - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Eletroquímica

Considere os seguintes potenciais de redução, a 25,0 °C:

Quando um fio de cobre (Cu) é imerso numa solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3), ocorre uma reação de óxido redução devido a

Carregando...
Q699660

Em potenciometria, os eletrodos indicadores devem apresentar a seguinte característica:

Carregando...
Q733905

A massa de cobre metálico, em gramas, que será depositada no cátodo de uma célula eletrolítica contendo solução de CuSO 4, submetida a uma corrente de 2,0 Amperes, durante 10 minutos, considerando rendimento eletrolítico de 100%, é igual a

Carregando...
Q572333

Com base nos conceitos de eletroquímica e de radioquímica,

julgue os próximos itens.

Eletroquímica é o ramo da química que trata do uso de reações químicas para produzir eletricidade, das forças relativas dos agentes oxidantes e redutores e do uso da eletricidade para produzir mudança química.

Carregando...
Q763003

O escurecimento de objetos de prata, como baixelas e talheres, é muito comum. Ao se cozinhar demasiadamente os ovos, as proteínas da clara, que contêm átomos de enxofre, liberam o ácido sulfídrico, que na forma gasosa e na presença de oxigênio, na água de cozimento, pode levar à oxidação do objeto de prata, com formação de uma fina camada insolúvel de sulfeto de prata (Ag 2S). O mesmo ocorre quando se cozinham alimentos como o repolho, que contém compostos sulfurados como a cisteína, estrutura representada na figura, que sofre decomposição durante o cozimento, liberando o H2S. As principais reações envolvidas nesse fenômeno são apresentadas nas equações:



A diferença de potencial (ddp) para a reação global que representa o fenômeno do escurecimento dos objetos de prata tem valor igual a:

Carregando...
Q18429

A corrosão externa é uma das grandes causas de vazamento em tubulações e reservatórios. Pinturas e revestimentos ajudam a minimizar esse desgaste. A galvanização consiste em uma proteção eficiente para tubulações de aço, onde uma camada de zinco é aplicada sobre a superfície da liga metálica. Essa camada atua como uma barreira, minimizando a ação da água e do oxigênio sobre o aço.

Sobre a galvanização, afirma-se que

Carregando...
Q18430

A corrosão é resultado da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A formação da ferrugem se caracteriza por ser um processo de corrosão do ferro, onde os átomos de ferro sofrem oxidação, perdendo elétrons. A aplicação de uma camada de outro metal sobre o ferro o protege da oxidação.

Considere as reações de redução e os respectivos potenciais apresentados a seguir.

Imagem 019.jpg

O elemento que seria útil para a proteção do ferro é o

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) Errado
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) Certo
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) E
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282