Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 11 de 11 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 11
Questões por página:
Q782758

A multiplicação de uma meia-reação por qualquer número não modifica o valor do potencial-padrão de redução, E°.” Esta afirmação está correta porque

Carregando...
Q717139

A proteção catódica é um método utilizado para a proteção de estruturas. Com isso, tubulações e tanques de estocagem, entre outros, são protegidos por esse método. Em uma aula de química, deseja‐se estudar a proteção da corrosão de um equipamento constituído basicamente por ferro, empregando‐se o método da proteção catódica com o uso de um metal de sacrifício. Nesse contexto, a tabela a seguir mostra os potenciais‐padrão de redução (E°) de algumas espécies.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um metal de sacrifício adequado e a explicação correta de seu funcionamento.

Carregando...
Q733902

Nos eletrodos comerciais de vidro combinado, normalmente utilizados nas determinações de pH de soluções aquosas, são utilizados como eletrodo indicador e eletrodo de referência, respectivamente:

Carregando...
Q699659

Com relação à potenciometria, marque a alternativa incorreta.

Carregando...
Q756307

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.

As espécies capazes de fixar elétrons são agentes redutores e as capazes de doar elétrons são agentes oxidantes. Um agente redutor age recebendo elétrons de uma espécie. Com isso, ele reduz essa espécie e ele próprio é oxidado.

Carregando...
Q733209
Provas: FCC - 2018 - SABESP - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Eletroquímica

Considere os seguintes potenciais de redução, a 25,0 °C:

Quando um fio de cobre (Cu) é imerso numa solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3), ocorre uma reação de óxido redução devido a

Carregando...
Q699660

Em potenciometria, os eletrodos indicadores devem apresentar a seguinte característica:

Carregando...
Q733905

A massa de cobre metálico, em gramas, que será depositada no cátodo de uma célula eletrolítica contendo solução de CuSO 4, submetida a uma corrente de 2,0 Amperes, durante 10 minutos, considerando rendimento eletrolítico de 100%, é igual a

Carregando...
Q572333

Com base nos conceitos de eletroquímica e de radioquímica,

julgue os próximos itens.

Eletroquímica é o ramo da química que trata do uso de reações químicas para produzir eletricidade, das forças relativas dos agentes oxidantes e redutores e do uso da eletricidade para produzir mudança química.

Carregando...
Q18429

A corrosão externa é uma das grandes causas de vazamento em tubulações e reservatórios. Pinturas e revestimentos ajudam a minimizar esse desgaste. A galvanização consiste em uma proteção eficiente para tubulações de aço, onde uma camada de zinco é aplicada sobre a superfície da liga metálica. Essa camada atua como uma barreira, minimizando a ação da água e do oxigênio sobre o aço.

Sobre a galvanização, afirma-se que

Carregando...
Q18430

A corrosão é resultado da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A formação da ferrugem se caracteriza por ser um processo de corrosão do ferro, onde os átomos de ferro sofrem oxidação, perdendo elétrons. A aplicação de uma camada de outro metal sobre o ferro o protege da oxidação.

Considere as reações de redução e os respectivos potenciais apresentados a seguir.

Imagem 019.jpg

O elemento que seria útil para a proteção do ferro é o

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) Certo
  • 10) C
  • 11) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282