Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q727183

Leia os textos abaixo:

Texto I

A pressão arterial (PA) é resultado da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos e depende do fluxo sanguíneo arterial por minuto (débito cardíaco – DC) e da resistência vascular periférica (RVP). A PA, pode ser descrita pela equação: PA = DC x RVP

Texto II

Após o exercício, ocorre redução significativa da capacidade dos vasos para responder às alterações da atividade simpática ou ao aumento das catecolaminas. Além disso, o maior fluxo sanguíneo durante o exercício, com consequente distensão dos vasos, parece induzir ao aumento do estresse de cisalhamento, mecanismo ligado à síntese e liberação do óxido nítrico. Baseando-se nas informações dos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos possíveis efeitos agudos do exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade em pessoas com hipertensão arterial sistêmica é a redução da pressão arterial.

PORQUE

II. O exercício aeróbico de baixa ou moderada intensidade pode reduzir a resistência vascular periférica e o débito cardíaco minutos após o exercício.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções apresentadas.

Carregando...
Q729169

Leia atentamente as asserções abaixo:

I - “Na família contemporânea, a noção de respeito não desapareceu, ela mudou de sentido. Ela marca, doravante, o reconhecimento, não mais de uma autoridade superior, mas do direito de todo indivíduo, pequeno ou grande, de ser considerado uma pessoa" (SINGLY, 2011).

Portanto,

II - “No bojo desse movimento emergem novos valores educacionais, preconizando o respeito pela individualidade e pela autonomia juvenis, o liberalismo nas relações entre pais e filhos. Em suma, os pais tornam-se provedores de bem-estar psicológico para os filhos" (NOGUEIRA, 2006).

Acerca da relação entre as asserções apresentadas acima, é correto afirmar que

Carregando...
Q727194

A Síndrome de Down é a anomalia genética mais comum, a qual causa comprometimento intelectual de vários níveis, podendo ser mais brandos ou severos. Os portadores da síndrome também apresentam recorrentemente disfunções cardíacas, como a própria cardiopatia congênita, acometendo aproximadamente 50% desse público. Nesse sentido, a atividade física pode ser um fator também de risco, visto que esta pode levar a mais complicações, dependendo do comprometimento, a liberação médica é necessária. Em adição, essa população sofre com preconceito, de forma que eles próprios, por vezes, não se sentem parte da sociedade, impactando negativamente no processo de inserção social. Por outro lado, existem projetos que utilizam da atividade física, lúdica ou mesmo estruturada, para além de benefícios biológicos, visando à inclusão; e proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para esse público.

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Profissionais de Educação Física especializados devem ser priorizados para trabalhar com portadores de Síndrome de Down, haja vista a precaução e melhor possibilidade de alcance dos benefícios do exercício.

PORQUE

II. O estímulo ao esporte, adaptado ou não, é considerado uma boa ferramenta para a inclusão social dessa população; sempre considerando suas preferências e possíveis contraindicações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Carregando...
Q727186

Leia as duas frases abaixo:

1. Ana iniciou suas atividades em uma academia fazendo esteira a 5km/h. Essa intensidade representa 60% do seu VO2max. Após cinco meses frequentando regularmente a academia, a aluna agora consegue realizar a esteira a 6km/h, entretanto, a intensidade relativa se manteve a 60% do VO2max.

2. O aumento do VO2max decorrente do treinamento de cinco meses permitiu aumentar a intensidade absoluta do exercício. Como o VO2max agora é maior, a intensidade relativa se manteve.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q644245

“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).

Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:

Carregando...
Q727185

São determinantes fisiológicos do VO2max que podem sofrer alterações com o treinamento:

Carregando...
Q727184

A frequência cardíaca (FC) sofre adaptações ao treinamento com exercícios. Sobre essas adaptações podemos AFIRMAR que:

Carregando...
Q712870

O Ministério da Educação, com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Essas salas são organizadas com:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282