Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q782213

Considerando que o uso da Internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI, novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação, analise as afirmativas a seguir.

  1. A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infraestrutura básica, como novo modo de produção.
  2. Na cibercultura, a lógica comunicacional não supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade.
  3. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários.
  4. A contribuição da educação para a inclusão do aprendiz na cibercultura exige um aprendizado prévio por parte do professor. Uma vez que não basta convidar a um site para se promover inclusão na cibercultura, ele precisará se dar conta de pelo menos quatro exigências da cibercultura oportunamente favoráveis à educação cidadã.

Assinale

Carregando...
Q782224

Com o uso das tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico, o professor precisa se dar conta que pode potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

  1. A ferramenta está para a sociedade industrial como instrumento de fabricação, de manufatura. A interface está para a cibercultura como espaço on-line de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria "ferramenta", termo inadequado para exprimir o sentido de "ambiente", de "espaço" no ciberespaço ou "universo paralelo de zeros e uns.
  2. II. O professor pode lançar mão das interfaces para a co-criação da comunicação e da aprendizagem em sua sala de aula presencial e on-line. Elas favorecem integração, sentimento de pertença, trocas, crítica e autocrítica, discussões temáticas, elaboração, colaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
  3. Apenas de forma mediada, o chat permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que estreitam laços e impulsionam a aprendizagem. O texto das participações é quase sempre telegráfico, ligeiro, não linear e próximo da linguagem oral, efervescente e polifônico.

Assinale

Carregando...
Q782211

Acerca da Tecnologia da Informação, na prática pedagógica, ser a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano, analise as afirmativas a seguir.

  1. As tecnologias de comunicação são de elaboração concomitante por parte do emissor (que emite a mensagem) e do receptor (que recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e Internet.
  2. O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.
  3. A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes e de sua rede de relações com outros funcionários da educação. IV. As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação.

Assinale

Carregando...
Q782195

Considerando o professor e o aluno inseridos em um processo educacional mediado pelas tecnologias, para que a sala de aula se torne um espaço de aprendizagens significativas, é necessário que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q660352

A partir da segunda metade do século XX, o mundo vive o que alguns chamam de Terceira Revolução Industrial, baseada na tríade de conhecimentos nos campos da engenharia genética, energia nuclear e informática. No ambiente escolar, as tecnologias digitais de informação e comunicação estão sendo consideradas recursos didáticos com grande potencial para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Entre os inúmeros artefatos disponíveis, os que se mostram mais relevantes e populares no ambiente escolar são

Carregando...
Q777977

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se como uma alternativa indispensável no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Atualmente, o uso do celular com finalidade pedagógica é uma tendência cada vez mais forte. Para o uso do celular em sala de aula como recurso no ensino de Matemática, considere as seguintes propostas: I. o professor pode propor que os alunos usem o celular durante a aula, sem restrições; II. o professor pode propor que os alunos façam pesquisas, durante a aula, para complementar os conteúdos abordados em sala de aula; III. o professor pode propor um problema-desafio para que os alunos criem conteúdo audiovisual e apresentem os resultados nas aulas seguintes; IV. o professor pode propor que os alunos usem os celulares como desejarem, por algum tempo e, depois, se concentrem nas atividades de sala de aula. As propostas mais adequadas ao uso pedagógico do celular em sala de aula são

Carregando...
Q750221

A tecnologia está dominando o ambiente escolar e muitos especialistas em educação afirmam que em poucos anos o ensino será personalizado e os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Nesse sentido, o papel do professor é de:

Carregando...
Q403699

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.

A webquest promove o trabalho em grupo, a pesquisa

colaborativa e o compartilhamento de ideias para a resolução

de uma tarefa.

Carregando...
Q403694

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

A integração do Moodle com serviços como o Flickr ou o

Picasa recebe a denominação de repositórios externos.

Carregando...
Q403698

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos

autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades

hub.

Carregando...
Q403701

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.

Fóruns ou listas de discussão são espaços on-line criados para

se debater assuntos acerca dos quais os participantes tenham

realizado estudos prévios.

Carregando...
Q403697

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja

concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem

colaborativa e na concepção socioconstrutivista.

Carregando...
Q403696

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

É necessário configurar, na criação de um curso no Moodle, o

formato, que se refere à organização dos conteúdos no

ambiente virtual de aprendizagem.

Carregando...
Q403703

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.

Os objetos de aprendizagem, importantes recursos digitais, não

devem ser operados por mais de um ambiente virtual de

aprendizagem, devido ao risco de perderem suas características

originais.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282