Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q645943

De acordo com Saviani Historia das Ideias Pedagógicas do Brasil.

I- A Colonização do Brasil contou com a contribuição imprescindível das ordens religiosas.

II- A primeira fase da educação jesuítica foi marcada pelo plano elaborado por Nóbrega.

III- Nóbrega entendia que era bem que os índios ficassem sujeitos e medrosos e dispostos para receber o Evangelho, e a Doutrina do Cristo.

IV- Segundo a Pedagogia e ética missionaria a sujeição dos índios precede a conversão, sendo condição necessária para sua eficácia.

São corretas:

Carregando...
Q687813

No século XXI, o conceito de “educação ao longo de toda a vida” ultrapassa a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente. Esse conceito, proposto com frequência, está relacionado ao disposto de forma correta na alternativa:

Carregando...
Q660078

Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.

Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":

Carregando...
Q713543

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destina-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da mesma. Considera a pessoa com deficiência aquela que:

Carregando...
Q672697

Dentre os signatários do Manifesto pela Educação Nova, de 1932, destacam-se os seguintes educadores:

Carregando...
Q681662

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em relação a educação inclusiva é incorreto afirmar que:

Carregando...
Q698530

Constitui finalidade do planejamento de ensino:

Carregando...
Q687824

No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:

I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.

II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.

III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.

IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Carregando...
Q687817

Em relação à perspectiva libertadora de educação (Vasconcellos, 2002), está incorreta a afirmação da alternativa:

Carregando...
Q719540

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

O sistema familiar patriarcal abrange todas as relações familiares criadas nas sociedades contemporâneas.

Carregando...
Q719533

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.

Carregando...
Q673993

Para desenvolvimento da escola é importante que haja evidências de que todas as metas estabelecidas nos planos de ação da escola sejam integralmente cumpridas. No contexto dos “resultados escolares” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Carregando...
Q660730

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?

Carregando...
Q680500

As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:

I. O aluno como sujeito da aprendizagem.

II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.

III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.

IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.

V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.

Estão corretas apenas:

Carregando...
Q702013

Observe a imagem abaixo.

No Brasil, a partir dos finais dos anos de 1950, a educação, e particularmente a educação de adultos e a educação popular, encontrou em Paulo Freire a referência que formula as bases da educação libertadora como um paradigma que influencia o campo do currículo. Na metodologia de Freire, referência da Pedagogia Libertadora, é correto afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) Errado
  • 11) Errado
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282