Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q702490

Observe a imagem.


A psicopedagogia é uma área de estudo recente e veio para desmistificar o fracasso escolar. O psicopedagogo e a escola, como um todo, devem tentar encontrar soluções para se minimizar o fracasso escolar. A atuação do psicopedagogo diante do fracasso escolar deve ser, EXCETO:

Carregando...
Q644306

Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:

Carregando...
Q672672

A escuta sensível tem suas raízes em René Barbier, pesquisador francês preconizador da Pesquisa-Ação Existencial, que a apresenta como uma metodologia própria do pesquisador-educador (BARBIER, 1997; 2002). Para Barbier (2002), a escuta sensível em educação para a saúde coloca a questão do significado em três componentes:

Carregando...
Q669229

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando os conhecimentos dos pequenos a respeito de si mesmos e dos outros. A autoimagem também é construída por meio das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente que promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, contribui para a construção da unidade coletiva e de uma autoimagem positiva. Para tanto, a sala de aula deve ser:

Carregando...
Q672703

Segundo o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC) de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações", a solicitação dos hospitais para o serviço de atendimento pedagógico, hospitalar e domiciliar, a contratação e capacitação dos professores, a provisão de recursos financeiros e materiais, para os referidos atendimentos, são de competência

Carregando...
Q669609

Identifique, dentre os itens abaixo, o(s) que completa(m) corretamente o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma das ocupações de um tradutor é segmentar o texto que irá traduzir em unidades independentes de significado. No entanto, essa tarefa não é fácil, uma vez que: I. o significado está em todas as partes que compõem o texto, sendo a sua segmentação tarefa que dispensa atenção do tradutor. II. na maioria dos casos a unidade básica de segmentação de um texto é a sentença. III. a segmentação do texto varia de acordo com a experiência de cada tradutor, devendo este conhecer as culturas que permeiam as línguas de trabalho e sendo os seus contextos de uso elementos significativos.

Carregando...
Q667912

É importante que a comunidade escolar possa discutir sobre a proposta curricular da escola, visando ao aperfeiçoamento e enriquecimento desta, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria de Educação. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:

Carregando...
Q674664

Um órgão colegiado é composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e, em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as ações mútuas entre professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação.

(Fonte: LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da escola. Teoria e Prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia. Ed. Alternativa, 2004).

Com relação ao histórico do Conselho de Classe no Brasil, analise as seguintes afirmações:

I. O modelo francês de Conselho de Classe serviu de parâmetro para a maioria dos conselhos organizados e implementados nas escolas brasileiras.

II. O conselho de classe foi introduzido formalmente nas escolas brasileiras por meio dos Regimentos Escolares, a partir da Lei Federal nº 5.692/71. O processo de institucionalização dessa prática escolar, na década de 1970, foi se restringindo a uma avaliação classificatória na seleção de alunos aprovados e reprovados, configurando-se como mecanismo de exclusão social sob o aval da qualificação pedagógica.

III. A adequação do Conselho de Classe a contextos diferenciados ocorre na transição da LDB nº 5.692/71 para LDB nº 9.394/96. A mudança de paradigma ocorreu de forma dialética entre a vivência autoritária e a construção democrática, refletindo-se em suas práticas avaliativas e se convertendo em ambiente de maior participação.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
Q5049

O planejamento participativo (Gandin) apresenta dois níveis: o operacional e o estratégico. O planejamento estratégico possui a seguinte característica que o diferencia do operacional

Carregando...
Q5045

Imagem 021.jpg

O texto apresenta

I. a educação nem redentora, nem somente reprodutora das desigualdades sociais e econômicas.

II. a compreensão de que é um equívoco decretar a educação como tendo apenas uma função de reprodução das questões da sociedade.

III. a educação formal ou não formal neutras em relação às questões econômicas, políticas, sociais e culturais.

IV. a prática educativa com poder limitado e indiferente aos problemas sociais e de futuro da educação.

Assinale

Carregando...
Q5065

Os elementos constitutivos de uma proposta curricular são

Carregando...
Q88772

Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da complexidade, herdeira e superadora da lógica racional, da Ciência Moderna.

Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.

Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).

Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:

Carregando...
Q88773

Ao afirmar que a sociedade do século XXI é cada vez mais caracterizada pelo uso intensivo do conhecimento, seja para trabalhar, conviver ou exercer a cidadania; seja para cuidar do ambiente em que se vive e reconhecer as pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos, a Secretaria de Estado da Educação propõe princípios orientadores para a prática educativa no sentido de que os alunos sejam preparados para esse novo tempo (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Essa proposta

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282