Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q729711

Cientes da importância do planejamento e da formação profissional para obtenção de um ensino de qualidade, a LDB- Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, em seu artigo 67, determina que: ―Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: Assinale à alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q673040

Complete as lacunas do texto abaixo:

“Ao pensar a escola como espaço de _______, Libâneo afirma que é essencial que a prática _______ estabeleça uma vinculação do trabalho que se faz em sala de aula com a _______ que os educandos vivenciam fora da escola e com as diferentes capacidades e aptidões. Dessa maneira, promove-se o respeito à diversidade cultural e as diferenças no contexto escolar. O professor precisa contextualizar os objetos de estudo e discutir sobre eles nos mais diferentes enfoques - _______ - permitindo a _______ do senso comum" [adaptado].

Marque a opção que representa a sequência correta:

Carregando...
Q666564

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor:

I. é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional.

II. tem sua identidade pessoal e social que precisa ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo de formação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional.

III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é, reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais, a elaboração da afetividade.

IV. o lócus privilegiado para a formação permanente do professor é nas instituições acadêmicas canônicas.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q712937

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

Carregando...
Q669215

O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer uma simples brincadeira inofensiva, pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying. Para que seja considerado bullying, é necessário que a agressão ocorra:

Carregando...
Q695436

A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa. A respeito da relação professor-aluno, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q753049

Leia as alternativas e assinale aquela que apresenta a resposta INCORRETA quanto ao processo de mediação desencadeado pelo professor em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Carregando...
Q700878

“Os objetivos são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. ” (LIBÂNEO, p.135). Sobre os objetivos gerais, é INCORRETO:

Carregando...
Q674650

"[...] o ofício do professor tem se modificado para contemplar um mundo em rápidas e constantes mudanças, no qual a formação continuada de professores, entendida como um processo constante de busca e renovação do saber-fazer educativo, que abrange as atividades promovidas ou apoiadas pela instituição e os programas de formação pessoal, deve se caracterizar como uma das condições essenciais para a melhoria do ensino e aprendizagem". (Fonte: GASQUE; COSTA. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. In: Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003, p. 43).

Considerando o papel do Especialista da Educação Básica na formação continuada de professores, analise as asserções a seguir, identificando-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Cabe ao Especialista propiciar o aprimoramento dos seus professores, incentivando-os a participar de cursos, palestras, congressos de educação e a integrar grupos de estudo.

( ) O Especialista deve organizar ciclos de estudos e oficinas pedagógicas, na intenção de ensinar aos professores o que deve ou não ser realizado em sala de aula.

( ) A formação continuada dos professores em serviço é de responsabilidade do Especialista, que deve realizar uma atividade ao final do ano letivo, obrigatoriamente.

( ) Como sugestão de atividades, o Especialista deve propor a leitura de documentos disponibilizados pela Secretaria de Educação, o trabalho em equipe, a participação do professor em projetos da escola, a reflexão pessoal, a discussão de suas práticas e a promoção e troca de experiências.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q712866

As políticas educacionais de formação de professores e de atendimento as necessidades educacionais especiais e/ou as exigências sociais tem se intensificado a cada dia. É cada vez mais comum as discussões a esse respeito. Nessa perspectiva, Glat e Nogueira (2002) enfatizam que:


Carregando...
Q684976

Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que

a prática do ensinar se restringe à transferência de conhecimento do professor para o aluno, exigindo colaboração de ambos.

Carregando...
Q677260

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado EXCETO:

Carregando...
Q274772

Os docentes, na atualidade, sofrem influência de fatores sociais diversos que têm provocado neles, uma crise de identidade associada à autodepreciação pessoal e profissional, resultando em um processo de desajuste, no que diz respeito ao significado do seu trabalho. Entre esses fatores, convém salientar:

I. o aumento das exigências profissionais, a visível desvalorização do seu trabalho, sem a contrapartida de políticas de adaptação, sobretudo nos programas de formação dos professores.
II. a massificação do ensino e o aumento das responsabilidades docentes que afetam as condições de trabalho e evidenciam a carência de recursos materiais.
III. a prática diária do professor que sofre influência do contexto determinado em que trabalha, desde as reformas, os regimentos, os horários, a organização espaçotemporal, até os programas e os livros didáticos, deixando pouco espaço à autonomia.
IV. a autonomia didático-pedagógica do professor, chamado a usar seu conhecimento e sua criatividade, na gestão do ensino e na resolução dos problemas diários.

Está correto o relacionado APENAS em

Carregando...
Q353446

Sobre a formação dos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) Errado
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282