Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 83 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q741671

Ao colocar o foco na resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que poderia ser resumida em alguns princípios, sendo um deles:

“O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase ____________________, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a _____________________ o enunciado da questão que lhe é posta e a ________________ a situação que lhe é apresentada."

Analisando o trecho acima, complete as lacunas e assinale a alternativa que julgar correta:

Carregando...
Q735799

Leia com atenção:

(__) - Não é possível educar sem dialogar;

(__) - Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo;

(__) - Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras com os alunos, como: “Calem a boca!" Isso é essencial para manter o controle da sala;

(__) - Frases ásperas como: “é para ser feito assim, pronto e acabou!" é vital para deixar transparecer que quem está à frente é o educador.

Levando-se em consideração que (v) significa verdadeiro e (f) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

Carregando...
Q643221

Para Emília Ferreiro, a escrita pode ser compreendida de duas formas: como representação da linguagem ou como código de transcrição gráfica das unidades sonoras. E nisso reside uma diferença irredutível de sua interpretação da tese de Magda Soares. Enquanto para a primeira a escrita é uma representação, para a última se trata de um código.
Emília Ferreiro propôs uma nova classificação de modos de diferenciação conforme são elaborados por crianças. Elas podem se apresentar sob os pontos de vista quantitativo e qualitativo. Sobre este último, pode-se considerar como modo CORRETO:

Carregando...
Q664676

A organização dos conteúdos de Língua Portuguesa em função do eixo uso-reflexão-uso pressupõe um tratamento cíclico, pois, de modo geral, os mesmos conteúdos aparecem: conteúdos

Carregando...
Q667846

No contexto do ambiente educativo, é preciso que pais ou responsáveis por alunos matriculados na escola manter relações cooperativas com a escola. Tal determinação pode ser registrada e consolidado no Regimento Escolar da instituição escolar. De tal forma, essa medida pode ser configurada e registra no Regimento Escolar da instituição escolar como:

Carregando...
Q712937

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

Carregando...
Q709275

“Facilidade para o cálculo e para a percepção da geometria espacial [...]". (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A descrição acima se refere a qual tipo de inteligência?

Carregando...
Q698245

Segundo o livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, “Beethoven, Chopin, Brahms, Schubert e Tchaikovski” são exemplos de qual inteligência?

Carregando...
Q676107

“Definindo-se como mediação escolar dos objetivos e conteúdos do ensino, o (a) ____________ investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem. Ou seja, destacando a instrução e o ensino como elementos primordiais do processo pedagógico escolar, traduz objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao mesmo tempo, estabelece as conexões entre ensino e aprendizagem." (Libâneo, 2013, p.53).

Assinale a alternativa cujo item completa corretamente a lacuna presente nesta definição.

Carregando...
Q644229

Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas". Sobre esse assunto, é incorreto o que se afirma na alternativa:

Carregando...
Q739328

Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma regular de Ensino Médio.

“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras."

Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.

Carregando...
Q664675

O ensino da literatura ou da escrita literária envolve o exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita. Nesta perspectiva, o lugar natural, na sala de aula, para esse tipo de prática deve ser:

Carregando...
Q669233

Tudo o que acontece na escola é político, porque seres políticos interagem naquele local. E ser político é diferente de ser partidário. Toda escola é obrigada a ter um projeto político-pedagógico, esse é o nome. Esse “político” significa o(a):

Carregando...
Q698244

“Capacidade de perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ângulos não usuais, capacidade de perceber o mundo visual com precisão, de efetuar transformações sobre as percepções [...]. (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A qual inteligência o autor se refere?

Carregando...
Q727310

Leia as afirmativas a seguir: I. Aprender a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social é um dos objetivos do Ensino Fundamental. II. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos é um dos objetivos do Ensino Fundamental. III. Aprender a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles é um dos objetivos do Ensino Fundamental. IV. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro é um dos objetivos do Ensino Fundamental. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282