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Questões de concursos

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Q766150

Em 2002, comunidades e entidades organizadas da região de Porto de Moz e Prainha, no Estado do Pará, bem como organizações e entidades da sociedade civil, escreveram o “Manifesto pela Vida na Floresta". Preocupados com a crescente violência contra os povos da floresta e o ataque desenfreado aos recursos florestais na Amazônia, convocaram a opinião pública a apoiar a luta pela paz, pela justiça social e pela preservação do patrimônio ambiental na região entre os rios Xingu e Curuá-Una. Diante disso, foram realizadas nesse manifesto solicitações para o Governo brasileiro, para empresas que consomem madeira e para a opinião pública, que, apesar de serem questões descritas em 2002, continuam presentes e atuais no Brasil. São solicitações feitas à época, no Manifesto pela Vida na Floresta, EXCETO que:

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Q782198

Relacione as colunas abaixo.

  1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas
    nos alunos. 
  2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos
    saberes disciplinares de referência.
  3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas
    questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas
    escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

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Q782189

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Em relação à suas parcerias, analise as afirmativas a seguir.

I. As instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais.
II. As instituições dos serviços nacionais de aprendizagem.
III. As instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, no âmbito da iniciativa bolsaformação.

Assinale

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Q772861

As políticas públicas de educação, considerando o poder legislativo e o poder executivo, são uma responsabilidade

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Q728499

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso firmado entre os governos federal, do Distrito Federal, estaduais e municipais desde 2012. Esse plano busca atender a meta 5 do Plano Nacional de Educação – PNE, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças

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Q728498

Segundo o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, é correto afirmar que

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Q772856

Uma definição da democracia como maneira de garantir a liberdade do debate político se concentra em procedimentos, tais como a liberdade das eleições, garantida pela prévia liberdade de associação e expressão e completada por regras de funcionamento das instituições que impeçam o desvio da vontade popular e a corrupção dos eleitos. Esse necessário respeito às regras não é suficiente quando

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Q702376

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve

I - o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais.

II - o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos.

III - os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa.

IV - o ensino da Libras para os demais estudantes da escola.

V - o atendimento educacional especializado para esses estudantes ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.

Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:

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Q774494

Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?



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Q774824

Considerando as consequências do neoliberalismo para o campo da educação, pode-se defini-lo como um ideário político e econômico que

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Q781169

Qual das seguintes alternativas expressa uma definição crítica acerca da atual política de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vem sendo encaminhada pelo Ministério da Educação?

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Q781166

Considerando-se as propostas da política neoliberal para a educação:

I- Focalização e redução dos gastos públicos;
II- Aumento dos gastos públicos com a educação pública;
III- Privatização dos sistemas educacionais;
IV- Descentralização e redução das responsabilidades da União quanto à manutenção dos sistemas;
V- Estado como mero regulador e avaliador dos sistemas.

São corretas as seguintes afirmativas:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) A
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