Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q687820

Sobre a pedagogia da participação, conforme Oliveira-Formosinho (2013), analise as afirmações a seguir. I. Reside na integração das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. II. Centra-se nos atores que constroem o conhecimento para que participem progressivamente, por meio do processo educativo, da(s) cultura(s) que os constituem como seres sócio-históricos-culturais. III. Rompe com qualquer definição técnica do ato de ensinar ou qualquer antecipação do que será realmente aprendido, devido à relação intrínseca entre o processo de ensino-aprendizagem e o contexto onde ele se dá. Está (estão) correta(s):

Carregando...
Q668476

Dentre as Conferências Mundiais de Saúde, destaca-se a que ocorreu em 14 de Novembro de 1990. Esse encontro foi um marco histórico para as políticas públicas de saúde mental na América Latina. Esse documento faz uma crítica objetiva e fundamentada sobre o sistema psiquiátrico centrada no isolamento do paciente da convivência de seu contexto de referência, e reforça a relação de dependência do portador de transtorno mental com a(o):

Carregando...
Q702019

Segundo GRINSPUN (2006), o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica. Analise as afirmativas abaixo em relação à função do coordenador pedagógico. I. O coordenador pedagógico deve ser o mediador entre os discentes e os docentes, considerando todos como agentes das práticas avaliativas. II. O coordenador pedagógico é aquele agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. III. O coordenador pedagógico é aquele que apenas coordena e acompanha, não intervém nem avalia as atividades pedagógicas e curriculares da escola. IV. O coordenador pedagógico é o agente responsável pelo direcionamento de suas ações para a transformação da pràtica pedagógica. V. O coordenador pedagógico é aquele que junto aos pais, elabora e executa programas e atividades de integração e estreitamento de relações. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q702020

Segundo Orsolon (2003), algumas atitudes do coordenador são capazes de desencadear mudanças no professor. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do Coordenador Pedagógico.

Carregando...
Q702017

Na escola, o coordenador pedagógico assume responsabilidade legal frente à gestão democrática, para gerir grandes ideias de forma coletiva como também apontar possíveis caminhos no decorrer do processo educativo. Na gestão democrática, cabe ao coordenador pedagógico: I. Possibilitar trocas de saberes e experiências. II. Dirigir com caráter conservador e práticas centralizadoras, visando melhoria no processo de ensino. III. Ter o diálogo como método capaz de provocar mudanças no âmbito escolar, motivando professores, funcionários e alunos, valorizando-os e escutando-os. IV. Traçar um plano de ação focado no que é prioritário e real. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q672699

Para o atendimento hospitalar, o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) oferece aos docentes a seguinte possibilidade de carga horária de trabalho:

Carregando...
Q622472

Leia atentamente os textos a seguir para responder à questão.

Com base nas questões suscitadas pelos textos, é correto afirmar que:

Carregando...
Q622463

“Violência é um ato de brutalidade física e/ou psíquica contra alguém e caracteriza relações interpessoais descritas como de opressão, intimidação, medo e terror. A violência pode se manifestar por signos ou por símbolos, preconceitos, metáforas, desenhos, isto é, por qualquer coisa que possa ser interpretada como aviso de ameaça." (Cadernos de educação/FaE/PPGE/UFPel).

Para Bourdieu, a violência se expressa na imposição legítima e dissimulada, com a interiorização da cultura dominante, havendo uma correlação entre desigualdades sociais e escolares. Nesta perspectiva, Bourdieu se refere à violência:

Carregando...
Q629747

A pedagoga Francisca realiza a formação continuada dos professores com base no Projeto Político Pedagógico - PPP, elaborado coletivamente, sempre lembrando que os objetivos de ensino explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades considerando que os estudantes poderão:

Carregando...
Q477650

As práticas pedagógicas podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das pessoas e da instituição. A atual concepção de educação corporativa rompe com a visão do tradicional centro de treinamento e revela uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização. Para que a educação corporativa seja eficaz, é importante que ela atenda a alguns princípios, entre os quais:

Carregando...
Q483060

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema. De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q14746

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

A definição dos objetivos organizacionais não influencia diretamente o desenvolvimento profissional dos empregados.

Carregando...
Q14753

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

Denomina-se cultura de aprendizagem a concepção acerca da importância do permanente processo de aprendizagem da equipe como forma de tornar a organização apta a enfrentar constantes mudanças.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282