Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q733053

Sobre o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q739354

Alguns estudiosos “fizeram críticas contundentes ao modelo clínico, afirmando que ele qualificou, erroneamente, os surdos como dotados de pensamento concreto, imaturidade e baixa elaboração conceitual, decorrentes de limitação inata para a linguagem oral."

Em relação às especificidades da Educação de Surdos, assinale a opção que demonstra o contrário do que alguns estudiosos têm demonstrado.

Carregando...
Q738938

Caracterizam-se como público alvo do Atendimento Educacional Especializado:

I- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

II- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

III- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

IV- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

V- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos definitivo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q644312

“A sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

A definição acima trata de um dos aspectos fundamentais que os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica. Indique de qual aspecto se trata:

Carregando...
Q733056

Laura está matriculada no 3º ano do ensino fundamental e foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Aten-ção e Hiperatividade - TDAH. Após o diagnóstico, a psicopedagoga entrou em contato com a escola e passou aos professores algumas orientações. Assinale a alternativa mais adequada para o atendimento das necessidades de crianças com TDAH em sala de aula:

Carregando...
Q733055

Com relação ao atendimento educacional especializado de pessoas com paralisia cerebral, é correto afirmar que:

Carregando...
Q739349

Com base nos Modelos de Tradução de Aubert (1998) identifique na descrição uma das modalidades associada a Libras.

O intérprete traduz o seguinte segmento textual: “Para a criança surda, a tarefa não é diferente." fazendo uso dos respectivos sinais: CRIANÇA SURDA IGUAL. O intérprete realiza um deslocamento dos itens lexicais, utilizando palavras opostas, mas mantendo a equivalência semântica na tradução.

Assinale a opção que identifica o modelo de tradução descrito.

Carregando...
Q739350

Paulo conseguiu realizar sua matrícula em uma escola técnica, porém, ao iniciar as aulas, constatou a ausência de intérprete de Libras. Escreveu uma carta à direção da escola, solicitando o profissional, pois tem conhecimento de seus direitos. A direção respondeu que não poderá solicitar o profissional, pois ele deveria ter feito o pedido antes do início das aulas.

Segundo o Decreto nº 5.626/05, sobre o acesso das pessoas surdas à educação, específico ao tradutor e intérprete de Libras, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q270774

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a alternativa abaixo que constitui finalidade da educação brasileira é:

Carregando...
Q184724

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282