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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q767785

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa INCORRETA:

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Q768356

Segundo Acácia Kuenzer (2017, p. 331), a reforma regulamentada pela Lei nº 13.415/2017 “propõe-se a flexibilizar o ensino médio, pela possibilidade de escolha, pelo aluno, de um percurso de formação em uma área acadêmica ou técnica e profissional, a partir de sua trajetória e de seu projeto de vida, desde que assegurada a base nacional". Tendo como base o texto da autora e suas considerações sobre essa reforma, analise as proposições:

I – A aprendizagem flexível, como organização curricular e como metodologia, é uma das formas de atender à finalidade de formação desses profissionais cuja força de trabalho poderá ser consumida de forma mais ou menos predatória, ao longo das cadeias produtivas, segundo as necessidades da produção puxada pela demanda;

II – É possível afirmar que a aprendizagem flexível é uma nova forma de mercadoria que, para ser produzida e consumida, demanda a formação de subjetividades flexíveis: pragmatistas, presentistas e fragmentadas;

III – A educação técnica e profissional, em uma manifesta retomada do Decreto nº 2.208/97, poderá ser organizada em módulos com sistema de créditos e terminalidade específica; essa flexibilização abre a possibilidade, reincorporada pela Lei, de que sejam firmados convênios com instituições de ensino que ofertem formação técnica e profissional de modo presencial e a distância reconhecidas, de modo que as competências e os cursos desenvolvidos em outros espaços sejam validados.

IV – A fragmentação passa a substituir a proposta de diretrizes anterior, cujo eixo era a integralidade da pessoa humana e, portanto, sua formação integral.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

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Q733438

São elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

1.Projeto Político-Pedagógico

2.Regimento Escolar

3.Avaliação da aprendizagem

4.Avaliação institucional (interna e externa)

5.Avaliação de redes da Educação Básica

6.Gestão democrática e organização da escola

7.Formação inicial e continuada

8.Plano diretor do município

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

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Q719495

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.

A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.

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Q733471

De acordo com a visão de criança expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), o desafio que se coloca para a elaboração curricular e para sua efetivação cotidiana é:


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Q712785

No espaço de Educação Infantil o cuidador de creche deve possibilitar um ambiente limpo, explicando às crianças, em parceria com os docentes, o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto elas desenvolvem:

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Q746912

Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil.

A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é:

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Q659254

Desde a conclusão do relatório de avaliação das políticas públicas de educação infantil, em 2006, importantes mudanças vêm ocorrendo nesse campo, dentre elas pode-se citar:

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Q648120

A Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional brasileira (Lei 9394/96) aponta que a avaliação na Educação Infantil:

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Q654653

Não é um elemento estético recomendado no ambiente escolar da Educação Infantil:

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Q637178

Segundo o texto mais atual das Diretrizes e Bases da educação nacional, o ensino de arte constituirá:

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Q664688

Conforme os PCN o Ensino de História na alfabetização deve:

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Q698480

As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:

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Q709201

“[...] da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais". (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, p. 16).

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios. A definição acima se trata de qual deles?

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Q659261

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) Certo
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
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