Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q735857

A ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos buscou ampliar e garantir a qualidade do ensino através de certos elementos, exceto:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q738534

As mudanças que definiram a política educacional na década de 90, do século passado, foram inspiradas nos ideais de democracia oriunda da Constituição Federal de 1988. Como desdobramento dessa Política, a gestão democrática figura como um princípio educativo que orienta as práticas pedagógicas no interior da escola. Dentre as iniciativas elencadas a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q738217

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

Ao resgatar canções e manifestações populares, os educadores trabalham com o universo simbólico dos educandos.

Carregando...
Q674714


Assim, a todos os cidadãos, deve ser garantido:

I. Direito de um tratamento diferenciado, perante os tribunais ou outro órgão que administre justiça; direito à segurança ou à proteção do Estado, contra violência ou lesão corporal cometida, seja por funcionários de Governo, seja por qualquer indivíduo, grupo ou instituição.

II. Direito de participar das eleições - votar e ser votado - de acordo com o sistema de sufrágio universal e igual direito de tomar parte no Governo, assim como na direção de dois assuntos públicos, em qualquer grau, e o direito de acesso, em igualdade de condições, às funções públicas.

III. Direito de circular parcialmente e de escolher residência dentro das fronteiras do Estado; direito de deixar qualquer país, inclusive o seu, e de retornar a seu país.

IV. Direito a uma nacionalidade; direito de casar-se e escolher o cônjuge; direito tanto individual como coletivo à propriedade.

V. Direito ao trabalho, à escolha do trabalho, a condições equivalentes e satisfatórias de trabalho, à proteção contra o desemprego, a um salário igual para um trabalho igual e a uma remuneração equitativa e satisfatória.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q660080

“Em 1973, o MEC cria o ______________________, responsável pela gerência da educação especial no Brasil, que, sob a égide integracionista, impulsionou ações educacionais voltadas às pessoas com deficiência e às pessoas com superdotação, mas ainda configuradas por campanhas assistenciais e iniciativas isoladas do Estado."
(Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q656457

“A _____________________________________, de 1948, desencadeou um processo de mudança no comportamento social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários. Esse processo resultou na base dos atuais sistemas global e regionais de proteção dos direitos humanos". (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q772866

O Conselho de Educação do Distrito Federal é órgão consultivo, normativo e de assessoramento superior à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, incumbido de

Carregando...
Q667915

É interessante que o processo de alfabetização e letramento se dê anos iniciais do Ensino Fundamental. No Brasil, os anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem:

Carregando...
Q727252

Sobre o calendário escolar e correto afirmar que a Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de:

Carregando...
Q738216

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

No modelo de educação popular, o processo de aprendizagem é centrado no educador.

Carregando...
Q772846

Neste contexto [de redefinição do papel do Estado] a relação público-privado ganha novos contornos, repassando para o público não-estatal ou o privado a execução das políticas, ou mudando a lógica de gestão do público, tendo como parâmetro o privado, por julgá-lo padrão de eficiência e produtividade, com profundas consequências para a construção da gestão democrática da educação.

(Peroni, 2008)

A partir da concepção expressa no texto acima, considere as seguintes afirmações:

I. Os meios de inserção do sistema privado na educação pública são diversos. Como exemplos pode-se citar programas governamentais de subsídios aos alunos, bolsas em instituições privadas, compra de materiais apostilados denominados

“sistemas de ensino" entre outros.

II. As parcerias estabelecidas de redes públicas de educação com o setor privado prejudicam o exercício da gestão democrática uma vez que a rede escolar fica submetida às regras, definições e lógica de instituição privada, com perda quali tativa de sua autonomia.

III. A creche é a etapa da educação básica em que há maior participação do setor privado por meio do conveniamento, sendo importante considerar que tal processo remete também à origem do atendimento dos bebês e crianças pequenas por entidades comunitárias, confessionais e filantrópicas na assistência social.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q708752

Leia as afirmativas a seguir:

I. A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo-se na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

II. As atribuições do Conselho Nacional de Educação (CNE) são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. Os conselheiros do CNE exercem função de interesse público relevante, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares e, quando convocados, farão jus a transporte, diárias e jetons de presença a serem fixados pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto.

III. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O PNE é uma lei que define metas e estratégias para o desenvolvimento da educação nacional, com vigência de 20 anos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q738215

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo.

Carregando...
Q656481

Leia com atenção:

Art. 2º - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O texto, da forma exata em que foi apresentado acima, pertence à(ao):

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) Certo
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) Errado
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282