Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 70 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782221

Em relação aos indicadores Educacionais, analise as afirmativas a seguir.

  1. Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
  2. Indicadores qualitativos podem ser expressos em quantidades e percentuais. Resultantes de apurações, contabilizações e estatísticas, são apresentados em valores objetivos ou absolutos, referentes a fatos e empíricos da realidade social em uma pesquisa ou em um processo de avaliação.
  3. Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q782201

Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Sendo assim, é incorreto afirmar que

Carregando...
Q733476

Com relação ao processo de avaliação, conta nos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil que:

1.As observações e os registros devem ser contextualizados, isto é, tomando as crianças concretas, em suas histórias de vida, seus ambientes sociais e culturais e co-construtoras de um processo dinâmico e complexo de desenvolvimento pessoal e social.

2.Variados devem ser os registros, tais como a escrita, a gravação de falas, diálogos, fotografias, vídeos, os trabalhos das crianças etc.

3.As professoras anotam, por exemplo, o que observam, as impressões e ideias que têm sobre acontecimentos; descrevem o envolvimento das crianças nas atividades, as iniciativas, as interações entre as crianças etc. E usam esses registros para refletir e tirar conclusões, visando aperfeiçoar a prática pedagógica.

4.As crianças não devem ser envolvidas na avaliação das atividades, pois essa é uma demanda exclusiva das professoras.

5.O objetivo da avaliação é melhorar a forma de mediação do professor para que o processo de aprendizagem alcance níveis sempre mais elevados.

6.A avaliação será sempre da criança em relação às outras crianças.

7.A avaliação ocorre permanentemente e sempre de maneira formal com comprovação, atribuição de conceitos e atitudes que sinalizem punição e correção dos comportamentos indevidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q726279

A partir do final dos anos 1980, repercutindo um movimento existente, especialmente nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa, a educação básica brasileira passa a ser objeto de avaliações externas, inicialmente apresentadas como necessárias para o monitoramento do desempenho de seus estudantes em provas padronizadas. As experiências iniciais de avaliações externas, até mesmo fora do Brasil, foram justificadas como necessárias para se poder monitorar o funcionamento de redes de ensino e fornecer aos seus gestores subsídios para a formulação de políticas educacionais com focos mais bem definidos em termos dos resultados que, por sua vez, decorreriam das aprendizagens dos alunos."

Fonte: ALAVARSE; BRAVO E MACHADO; 2013.

Sobre as avaliações externas e indicadores educacionais existentes no contexto brasileiro, não se pode afirmar:

Carregando...
Q719503

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Carregando...
Q671277

Leia com atenção:

I- A avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas;

II- Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares.

Sobre os itens acima:

Carregando...
Q746905

A Escola Municipal Aristóteles acaba de receber o resultado do IDEB 2017: 5,1.

Sobre esse indicador, é correto afirmar que se refere:

Carregando...
Q673994

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). E, acerca da Prova Brasil é adequado afirmar que:

Carregando...
Q654639

Sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é incorreta a alternativa:

Carregando...
Q654862

De acordo com a LDB a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios, exceto:

Carregando...
Q772859

Dentre os princípios nos quais deve estar baseado o ensino, encontra-se o da garantia de padrão de qualidade. Quanto a esse princípio é correto afirmar que:

Carregando...
Q703000

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como uma de suas finalidades

Carregando...
Q667706

É importante que pessoas que trabalham na escola gostem do trabalho que fazem. Sejam elas atuantes na infraestrutura, na área administrativa, na sala de aula ou na gestão. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) Certo
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282