Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782221

Em relação aos indicadores Educacionais, analise as afirmativas a seguir.

  1. Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
  2. Indicadores qualitativos podem ser expressos em quantidades e percentuais. Resultantes de apurações, contabilizações e estatísticas, são apresentados em valores objetivos ou absolutos, referentes a fatos e empíricos da realidade social em uma pesquisa ou em um processo de avaliação.
  3. Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q782201

Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Sendo assim, é incorreto afirmar que

Carregando...
Q728504

As avaliações são estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ambiente educacional. Elas devem estar previstas no projeto político-pedagógico para nortearem a relação pertinente que estabelece o elo entre a gestão escolar, o professor, o estudante, o conhecimento e a sociedade em que a escola se situa. No ambiente educacional, as avaliações compreendem três dimensões básicas, exceto:

Carregando...
Q726286

A professora Maria de Lourdes preocupa-se com o processo avaliativo de seus alunos, haja vista que visa à melhoria da aprendizagem porque compartilha os objetivos do trabalho com a turma.

Os alunos avaliam a si próprios e aos colegas; analisam os próprios progressos, sentem-se motivados a avançar e veem limitações como algo a ser superado, não punido; a professora observa o aluno sob vários aspectos, a citar: temperamento, expectativas e experiências de vida, identificando necessidades e não "problemas" de aprendizagem; os alunos sentem-se incluídos no grupo, têm diminuído seu sentimento de frustração por não acompanhar as atividades e passam a participar mais das aulas.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/395/avaliar-para-ensinar-melhor. Acesso em 25/04/2018.

A afirmativa que não corresponde ao trecho encontra-se na alternativa:

Carregando...
Q667670

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente. Constituem objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica:

( ) Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas;

( ) Identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

( ) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;

( ) Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade, uma visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;

( ) Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.

Carregando...
Q715347

A avaliação deve ser entendida como processo que tem como propósito primeiro o acompanhamento contínuo do processo de ensino aprendizagem. Seu papel básico é contribuir para melhoria das decisões da prática educativa, por isso avalia-se o processo vivido pelo aluno em interação com o professor e com os colegas para: I. Valorizar primeiramente o produto final. II. Observar os resultados alcançados, consolidados ou em construção. III. Compreender os caminhos percorridos pelo aluno para chegar às aprendizagens demonstradas. IV. Saber prioritariamente se o(a) aluno(a) está em condições de passar de ano ou progredir para próxima série. V. Aprender o que ele ainda não sabe a fim de definir as prioridades da intervenção pedagógica feita pelo professor ou professora. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q729715

[1] A avaliação institucional deve fixar indicadores a serem alcançados pelo coletivo da escola. Indicadores não são padrões a serem obedecidos cegamente, mas marcas que o coletivo da escola espera atingir e para as quais se organiza. [2] A avaliação institucional é também uma forma de permitir a melhor organização do coletivo da escola com vistas a uma gestão mais democrática e participativa que permita à coletividade entender quais os pontos fortes e fracos daquela organização escolar, bem como mobilizar, criar e propor alternativas aos problemas. Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q729157

Em Educação, a avaliação ocorre em vários níveis: do processo-ensino aprendizagem, do currículo, do professor, da metodologia adotada, do funcionamento da instituição como um todo. A Avaliação da aprendizagem, de acordo com Gardner, deve ser ecologicamente válida, ou seja, deve ser realizada em ambientes habituais, com a utilização de materiais já conhecidos por quem está sendo avaliado." (RODRIGUES, 2016).

Assinale a alternativa correta acerca dos Tipos de Avaliação da Aprendizagem

Carregando...
Q728503

Um projeto é desenvolvido em algumas etapas, como: a escolha do tema, a problematização, o levantamento de hipóteses, a seleção de fontes de informação e pesquisa, a elaboração do cronograma de execução, o planejamento coletivo das ações que possibilitem a busca de respostas aos problemas levantados acerca do tema, articulando os componentes curriculares cujos objetos de estudo favoreçam a produção de sentidos para o conhecimento sobre o tema e, por fim, a avaliação e socialização dos resultados. Nesse sentido, podemos dizer que o trabalho pedagógico com projetos promove, exceto:

Carregando...
Q753055

Realizar uma avaliação coerente, que demonstre o conhecimento alcançado pelos alunos é um desafio para o professor. Leia as afirmativas que se referem à avaliação nos Anos Iniciais: I- A avaliação deve ter como foco o processo de construção do conhecimento do aluno. O que ele já sabia, como ele constrói o conhecimento, quais relações estabelece, como dialoga com o conhecimento e com os demais colegas frente aos desafios pedagógicos. II- Na avaliação devem prevalecer os aspectos quantitativos sobre os qualitativos; o percurso dos alunos deve ser observado pelo professor, percebendo o avanço e necessidade dos mesmos. III- No processo de avaliação é somente através da aplicação de provas e testes que o professor consegue mensurar o conhecimento dos alunos. Instrumentos distintos de testagem garantem ao professor tranquilidade quanto aos resultados obtidos pela turma. IV- No cotidiano escolar, a avaliação traz elementos de análise quanto ao desempenho do aluno bem como aspectos institucionais e de atuação do professor. Desta forma, a avaliação deve servir de indicativo para reflexões em todas as direções e não ser vista apenas como resultado obtido pelo aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

Carregando...
Q748916

Para avaliar seus alunos e alunas do 3º ano do ensino médio com o conteúdo handebol, a professora Sofia utilizou uma ficha de verificação das ações dos jogadores nas situações de ataque e defesa. Ela organizou os estudantes em quatro equipes, de forma que o grupo que estava jogando era avaliado pelo grupo que estava na espera do próximo jogo. Cada estudante avaliou apenas um estudante em jogo, formando pares avaliativos. No jogo seguinte, os papéis se inverteram, e ao final dos dois jogos houve uma roda de conversa sobre as fichas e as anotações.

De acordo com González e Bracht, em Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012), essa avaliação é denominada

Carregando...
Q748896

“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende de quem erra e quem avalia." (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.)

Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva de educação.

Carregando...
Q686762

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.

Carregando...
Q748910

O professor Rui trabalhou com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental a temática “circo". Em um trimestre letivo, destacaram-se três atividades avaliativas:

1) o professor solicitou que os estudantes escrevessem em uma cartolina todos os conhecimentos que tinham a respeito da temática e, a seguir, propôs uma roda de conversa sobre o cartaz elaborado;

2) o professor pediu que elaborassem, em grupos, uma atividade circense para apresentar ao grupo;

3) o professor orientou os estudantes para que anotassem, em outra cartolina, todos os conhecimentos trabalhados em aula; a seguir, propôs uma roda de conversa, em que colocou os dois cartazes e lado a lado e pediu que os estudantes refletissem sobre o que aprenderam.

Assinale a alternativa que, segundo Darido, no artigo A avaliação da Educação Física na escola (2012), caracteriza o processo de avaliação utilizado pelo professor.

Carregando...
Q741407

A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões: I. planejamento institucional. II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar. III. interações. IV. promoção da saúde. V. espaços, materiais e mobiliários. VI. formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais. VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. VIII. instrumentalização assistencial do ensino. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) Errado
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282