Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 396 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com relação aos recursos naturais, podem ser classificados em recursos naturais renováveis e recurso naturais não renováveis. Dos recursos naturais renováveis, pode-se considerar:

Carregando...

Os ciclos biogeoquímicos são divididos em dois grandes grupos, os gasosos e os sedimentares e diferenciam-se pelo local onde ficam seus depósitos ou reservatórios. Os ciclos gasosos são compostos por nitrogênio, carbono e oxigênio, enquanto os ciclos sedimentares são compostos por água, fósforo e enxofre. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...

De acordo com a Resolução CONAMA Nº 01/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados. O EIA e seu respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) devem ser submetidos à aprovação do IBAMA, o licenciamento de atividades que, por lei, seja de competência federal. O EIA/RIMA deve então conter as informações referentes ao local do empreendimento, considerando o meio ambiental, social e econômico.

Deve considerar “expor as interações e descrever as interrelações entre os componentes bióticos, abióticos e antrópicos do sistema, apresentando-os em um quadro sintético". Estas interações referem-se à alternativa:

Carregando...

Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6938/1981, o poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Ao constatar degradação ambiental,

Carregando...

A Política de Sustentabilidade da Itaipu, aprovada em novembro de 2014, estabelece “princípios e valores referentes à sustentabilidade que devem ser seguidos na execução das atividades diárias inerentes à Entidade e nas ações que visam à promoção do desenvolvimento sustentável no Paraguai e no Brasil, para o bem comum e um futuro melhor". Esses princípios e valores de sustentabilidade estão definidos em quatro dimensões. As quatro dimensões utilizadas na atuação dos programas do Plano Operacional da Entidade são:

Carregando...

O IBGE instituiu indicadores para auxiliar no acompanhamento e avaliação do progresso do desenvolvimento sustentável. Os indicadores adotados pelo IBGE são em número de 59 e estão organizados em quatro dimensões. Sobre o tema, identifique com “V" caso verdadeira ou com “F" caso falsa a correlação entre as dimensões e diretrizes listadas a seguir.

Dimensões / Diretrizes

( ) Ambiental: os 12 indicadores de desenvolvimento sustentável buscam retratar o desempenho macroeconômico e financeiro e dos impactos de consumo de recursos materiais e uso de energia primária.

( ) Social: apresenta questões inerentes à qualidade de vida das pessoas, começando pela satisfação das necessidades humanas indo até os assuntos relativos à justiça social.

( ) Institucional: os seis indicadores dessa dimensão dizem respeito à orientação política e à capacidade de esforço despendido para as mudanças necessárias à efetiva implantação do desenvolvimento sustentável.

( ) Econômica: trata das questões relativas ao uso dos recursos naturais e da degradação ambiental.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...

A Resolução CONAMA nº 001/1986 enuncia que ao se determinar a execução do estudo de impacto ambiental e apresentação do RIMA, o órgão estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA. A audiência pública retrocitada, de acordo com a Resolução CONAMA nº 9/1987, será promovida por órgão de meio ambiente competente para tanto: I. sempre que julgar necessário; II. quando solicitada pelo ministério público; III. quando solicitada por determinação do Ibama; IV. quando solicitada por 40 ou mais cidadãos. Assinale

Carregando...

A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um instrumento bastante difundido no Brasil desde 1986, devido as exigências legais de realização do Estudo de Impacto Ambiental. Bitar e Ortega (1998) apresentam uma divisão de um Estudo de Impacto Ambiental (E.I.A.) em quatro etapas: Diagnóstico Ambiental, Análise dos Impactos Ambientais, Medidas Mitigadoras e Programa de Monitoramento dos Impactos. Assinale a alternativa que apresenta uma ação de cada etapa, respectivamente.

Carregando...

As relações ecológicas são os efeitos que os organismos influem sobre os outros. Em comunidades bióticas, dentro de um ecossistema, é possível encontrar diversas formas de interação entre os organismos que a formam. Sobre o assunto, analise os conceitos a seguir:

I. Forma mais comum de interação entre espécies interespecíficas.

II. Relação distinta demonstrada em uma cadeia alimentar.

III. Relação na qual uma espécie se beneficia, ao passo que a outra não se beneficia e nem se prejudica.

Assinale a alternativa que apresenta, respetivamente, a que se referem os conceitos acima.

Carregando...

A escolha de determinado método ou técnica como mais vantajoso para as avaliações de impactos ambientais não é recomendável, por não existir um método ideal, que se aplique a todos os tipos e a todas as fases do estudo (PIMENTEL e PIRES, 1992). Dentre os diversos métodos existentes, podemos dizer que o método

Carregando...

De acordo com a ABNT NBR ISO 14031:2015, que trata dos Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos com orientações de uso, a organização deve monitorar, medir, analisar e avaliar seu desempenho ambiental. Um ponto principal deste processo de avaliação do desempenho é a determinação de indicadores ambientais. Essa norma apresenta duas categorias de indicadores de Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA): o Indicador de Condição Ambiental (ICA) e o Indicador de Desempenho Ambiental (IDA), que se subdivide em Indicador de Desempenho de Gestão (IDG) e Indicador de Desempenho Operacional (IDO). Com base nos indicadores previstos na norma ABNT NBR ISO 14031:2015, analise os itens a seguir:

I. Concentração dos contaminantes no ar associado à emissão de veículos.

II. Média ponderada dos níveis de ruído no perímetro da unidade industrial.

III. Emissões por contaminante especifico por veículo não utilizando combustível alternativo.

IV. Fundos para pesquisa e desenvolvimento aplicados a projetos com significância ambiental.

V. Receita de vendas atribuíveis a um novo produto ou subproduto projetado para atender ao desempenho ambiental ou aos objetivos de projeto.

São exemplos de IDG

Carregando...

De acordo com a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), analise as afirmativas a seguir: I. O estabelecimento de sistema de logística reversa é exigido apenas para empresas que importam produtos não fabricados no Brasil. II. Os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos e a pesquisa científica e tecnológica, são instrumentos da PNRS. III. A implantação do sistema de coleta seletiva é instrumento essencial para se atingir a meta de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. IV. Atividades destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como atividades de inovação e desenvolvimento relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos possuem linhas especiais de financiamento. Assinale

Carregando...

Nos últimos anos tivemos dois grandes acidentes industriais que impactaram gravemente o meio ambiente, principalmente no Estado de Minas Gerais. O rompimento das barragens de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019, demonstrou um passivo ambiental das companhias mineradoras no Brasil. Considerando os resíduos de mineração, os impactos ambientais associados à atividade de mineração e o seu licenciamento ambiental, assinale a alterativa correta.

Carregando...

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido. A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos": é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos em adubo. Sobre a compostagem, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Carlos é bacharel em Engenharia Ambiental e possui mestrado em Ciências Biológicas e pretende trabalhar como consultor para fazer licenciamentos ambientais. A empresa recém fundada Arbor Ltda pretende realizar o plantio de eucalípto para fabricação de papel, celulose e pasta mecânica e, desta forma, solicitou o licenciamento ambiental no órgão ambiental. Analisando as pessoas física e jurídica presentes nessas situações hipotéticas, assinale a opção correta a respeito do Cadastro Técnico Federal (“CTF”), previsto na Política Nacional de Meio Ambiente - Lei n.º 6.938/1981.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282