Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 46 a 60 de 237 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:

O texto a seguir serve de referência para a questão.



Leia as considerações acerca de recursos de construção do texto de referência.

I – O pronome “deles", na oração “Tratava deles com cuidados maternos." (linha 34), refere-se ao termo “os moleques e os primos" presente em uma das orações anteriores.

II – O autor utilizou-se do discurso direto para promover a escassa interação das falas das personagens, o que pode ser observado pelo uso dos travessões.

III – O enunciado “Eu andava pegando pássaros no alçapão." (linhas 5-6) pode ser classificado como um período composto por duas orações coordenadas.

IV – Dentro do enunciado “Gostava de saltar com os meus primos e fazer tudo o que eles faziam." (linha 1), há presença de apenas um substantivo que é, posteriormente, retomado por um pronome.

V – A oração “Mas o engenho tinha tudo para mim." (linha 20) inicia-se com uma conjunção coordenativa adversativa que remete a uma oposição em relação à oração imediatamente anterior.

Está CORRETO o que se declara em:

Carregando...

Com base no Texto I, responda à questão.

“O retrato atual e esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanha. Esta sensacao de insegurança aumenta a busca por segurança privada" (2° paragrafo).

O conectivo que marca a relação estabelecida entre as duas frases acima, mantendo o sentido original da frase, e:

Carregando...


Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo e responda à questão.


No trecho, a palavra “segundo" pode ser substituída por:

Carregando...

Na passagem “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa." (linhas 1-3), a relação estabelecida pelo conector “e" é de

Carregando...

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Por conseguinte, está relacionada com a existência de classes sociais. (2º parágrafo)

O termo sublinhado acima assinala no texto noção de

Carregando...

Em “Mas não durante anos seguidos”, o termo “Mas” ( ) funciona como elemento de coesão que cria uma relação de contradição entre os segmentos do texto. ( ) apresenta um desvio de norma no nível de morfologia, comprometendo a argumentação do enunciado. ( ) exerce papel de encadeador discursivo que, associado ao termo negativo, determina a orientação argumentativa. Após o preenchimento adequado com V ou F a alternativa que melhor corresponde à associação é

Carregando...

A questão refere-se ao Texto I.

Em “É preciso, pois, atentar para a qualidade dos atos que praticamos, porquanto da sua diferença se pode aquilatar a diferença de caracteres.", o conectivo em destaque expressa, no período, sentido de

Carregando...

Texto para a questão.

Considerando que um texto não é apenas uma sequência de frases isoladas (KOCH, 2010), os elementos destacados em negrito são considerados:

Carregando...

No texto 1A1-I, a expressão “Assim que" (ℓ.12) indica, no período em que ocorre, uma noção de

Carregando...

Em “Como adorasse a mulher, não se vexava de mo dizer muitas vezes" (. 2-3), o conector como estabelece, com a oração seguinte, uma relação semântica de

Carregando...

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que se segue.

No trecho “se não por intermédio ... intelectual" (l. 20 a 23) as expressões “se não" e “ao menos" poderiam ser substituídas, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos do texto, por não só e mas também, respectivamente.

Carregando...

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

No contexto em que ocorre, a conjunção “E" (l.32) possui sentido adversativo, podendo ser substituída, sem prejuízo para os sentidos do texto, pela conjunção mas.

Carregando...

Considerando-se o contexto, há correspondência entre o trecho citado e o que dele se afirma na alternativa

Carregando...

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O primeiro e o segundo versos de Jó Patriota citados ao início do texto − Quando a dor se aproxima / Fazendo eu perder a calma − exprimem, respectivamente, circunstâncias de

Carregando...

No trecho “Ouvindo isso, assustados réus, num ato nada falho tiramos o tapete de nós mesmos" (l. 52-53), a oração reduzida em negrito apresenta, em relação à oração seguinte, o valor semântico de

Carregando...
GABARITO:

  • 46) E
  • 47) B
  • 48) B
  • 49) B
  • 50) A
  • 51) D
  • 52) E
  • 53) A
  • 54) A
  • 55) A
  • 56) Errado
  • 57) Errado
  • 58) C
  • 59) A
  • 60) A
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282