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Questões de concursos

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Q792818

Atenção: Para responder à questão, considere o poema abaixo.

Considere as afirmações abaixo.

  1. No poema, verifica-se um processo de mudança, decorrente da passagem do tempo.
  2. O elemento sublinhado em Que nem se mostra (2ª estrofe) refere-se a “coração”.
  3. Sem prejuízo para o sentido, o segmento sublinhado no verso Eu não dei por esta mudança (3ª estrofe) pode ser substituído por “ainda não assimilei”.
  4. A repetição do termo “assim” em Assim calmo, assim triste, assim magro (1ª estrofe) prediz uma consequência, expressa no verso seguinte.

Está correto o que consta APENAS em

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Q777208

Com base no texto, responda à questão.

Em “Nessa direcao, com a conquista da longevidade", a palavra “com" expressa o mesmo valor semantico observado no conectivo destacado em:

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Q763442

Analise as frases abaixo, retiradas do último parágrafo do texto:

1 - [As minhocas] convertem matéria orgânica em alimento e adubam o caminho por onde passam.

2 - A diferença é que a minhoca faz isso por instinto e nós profissionais o fazemos por vontade, por arbítrio.

3 - Para fazermos exatamente aquilo que fazemos, porém bem feito e para o bem de alguém.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação às frases.

( ) Em 1, “em alimento" funciona como objeto indireto do verbo converter.

( ) Em 1, “por onde" pode ser substituído por “pelo qual" sem prejuízo de significado e sem desvio da norma culta da língua escrita.

( ) Em 1 e 2, a conjunção “e" liga orações sintaticamente coordenadas e, em ambos os casos, o valor semântico é de contraste de informações.

( ) Em 3, a palavra “bem" funciona como adjunto adverbial de modo nas duas ocorrências.

( ) Em 3, “que fazemos" é uma oração subordinada adjetiva explicativa. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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Q790077

Inclusão não é favor, é dever

A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação. A divisão só começa quando o assunto vai para o “como fazer”. Nesse momento, até os corações mais generosos travam. É difícil fazer algo para o qual você não foi preparado. Diante da falta de conhecimento e da diversidade de características físicas e mentais, a questão viaja do polo das boas intenções para o do pragmatismo duro. Como avaliar? Pode reprovar? Está tudo bem mandar para a sala de recursos?
Eu queria dar uns passos atrás. Não quero discutir o “como fazer”, mas falar de algo anterior: qual deve ser o papel da escola para um aluno com deficiência? A resposta é simples e vale, no final das contas, para todos os estudantes. A escola deve garantir que uma pessoa, por meio do conhecimento organizado, tenha um lugar no mundo. Por isso, inclusão não é um favor feito a um aluno coitadinho. É direito do estudante e dever da instituição. Quando o Estado assume uma responsabilidade, ele se compromete tanto com os beneficiários da medida quanto com quem permite que ela seja possível. No caso da Educação, ele se compromete com o aluno e com você. Sem educadores preparados, a inclusão vira um direito vazio. Portanto, cobre formação e boas condições de trabalho. Coloque seus alunos com deficiência nos projetos da escola. Dê visibilidade aos desafios nas redes sociais. Faça barulho. Afinal, professores não são apenas as pessoas que transmitem conhecimento, mas que criam condições para que o aprendizado aconteça. E nenhuma tecnologia será capaz de oferecer isso a seres humanos.
Essa é a razão pela qual propus a pergunta sobre o papel da escola. Muitas vezes, com as tarefas da rotina, nos esquecemos de pensar sobre o que fazemos. Sem pensar nos porquês da inclusão, nunca chegaremos em “como fazer”. Estou convencido que, mais do que nunca, lutar por formação e boas condições de trabalho são tarefas essenciais dos Educadores com E maiúsculo. No Brasil de hoje, lutar pelo básico é revolucionário.
(...)

Leandro Beguoci é diretor editorial e de conteúdo de NOVA ESCOLA leandro@novaescola.org.br. FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/15166/inclusao-nao-e-favor-e-dever

Em “Não quero discutir o ‘como fazer’, mas falar de algo anterior”, o termo em destaque estabelece ideia de:

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Q791556

Sobre o último período do texto e as orações ou formas que o constituem (l. 16-17), é verdadeira a informação que se apresenta na alternativa:

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Q780750
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Uso de conectivos Coesão e coerência

O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou." (linhas 2 a 5) é construído sob a lógica da coesão sequencial que não se utiliza de marcadores argumentativos para ligar as estruturas oracionais. Caso se substituísse o sinal de ponto e vírgula por um marcador textual de coesão sequencial, sem que se altere a coerência do texto, ter-se-ia o seguinte conectivo:

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Q768255

Leia o texto II e responda à questão.

Analise as recomendações abaixo:

I. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

II. “Devem tomar as doses das vacinas - de forma indiscriminada e embora já tenham sido vacinadas - todas as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade."

Considerando os termos em destaque, é correto afirmar que:

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Q771443

Utilize o Texto I para responder a questão.

Assinale a alternativa que reescreve a seguinte oração em destaque, utilizando um conector adequado ao sentido que ela expressa.
“[…] os alunos são os protagonistas e produzem materiais [...], mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada."

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Q778999

No trecho “ele poderá ser levado para dentro das escolas, MAS antes disso é preciso existir um debate ético.”, o termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

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Q783114

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo:

Linguagens

Há muitas linguagens em nossa linguagem. Disse isso a um amigo, a propósito da diversidade de níveis de comunicação, e ele logo redarguiu:

− Mas certamente você concordará em que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores.
− Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. A própria noção de erro ou acerto está mais do que relativizada. Tanto posso dizer “e aí, mano, tudo nos conformes?” como posso dizer “olá, como está o senhor?”: tudo depende dos sujeitos e dos contextos envolvidos.

As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance diferenciam-se enormemente, cada uma envolvida com uma determinada função. Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento.

(Norton Camargo Pais, inédito)

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

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Q783102

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

[Nossa quota de felicidade]

  Os últimos 500 anos testemunharam uma série de revoluções de tirar o fôlego. A Terra foi unida em uma única esfera histórica e ecológica. A economia cresceu exponencialmente, e hoje a humanidade desfruta do tipo de riqueza que só existia nos contos de fadas. A ciência e a Revolução Industrial deram à humanidade poderes sobre-humanos e energia praticamente sem limites. A ordem social foi totalmente transformada, bem como a política, a vida cotidiana e a psicologia humana.

  Mas somos mais felizes? A riqueza que a humanidade acumulou nos últimos cinco séculos se traduz em contentamento? A descoberta de fontes de energia inesgotáveis abre diante de nós depósitos inesgotáveis de felicidade? Voltando ainda mais tempo, os cerca de 70 milênios desde a Revolução Cognitiva tornaram o mundo um lugar melhor para se viver? O falecido astronauta Neil Armstrong, cuja pegada continua intacta na Lua sem vento, foi mais feliz que os caçadores-coletores anônimos que há 30 mil anos deixaram suas marcas de mão em uma parede na caverna? Se não, qual o sentido de desenvolver agricultura, cidades, escrita, moeda, impérios, ciência e indústria?

  Os historiadores raramente fazem essas perguntas. Mas essas são as perguntas mais importantes que podemos fazer à história. A maioria dos programas ideológicos e políticos atuais se baseia em ideias um tanto frágeis no que concerne à fonte real de felicidade humana. Em uma visão comum, as capacidades humanas aumentaram ao longo da história. Considerando que os humanos geralmente usam suas capacidades para aliviar sofrimento e satisfazer aspirações, decorre que devemos ser mais felizes que nossos ancestrais medievais e que estes devem ter sido mais felizes que os caçadores-coletores da Idade da Pedra. Mas esse relato
progressista não convence.

(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018, p. 386-387)

Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

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Q780742
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Uso de conectivos Significação Contextual de Palavras e Expressões: Sinônimos e Antônimos.


Na passagem "Desse modo, as mudanças recentes têm recolocado em pauta o debate sobre o problema da cidadania, (...)" (linha 10), o elemento “desse modo" marca a sequenciação textual. Não haveria qualquer desvio gramatical e a ideia seria preservada, caso se substituísse o conectivo citado por

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Q792893

O vocábulo e (quadro 2) expressa ideia de:

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Q788993

O texto que se apresenta como resposta à primeira dúvida é desenvolvido sob a forma de dois períodos justapostos: “(1) Aprevidência privada é indicada para quem não pretende viver somente com o benefício do INSS. (2) Também é indicada para quem não recolhe INSS e para os autônomos”.

Transformando a estrutura em um período composto, no qual se mantenha a relação de adição, por meio da correlação, tem-se como resultado:

“A previdência privada é indicada _____________ para quem não pretende viver somente com o benefício do INSS____________ para quem não recolhe INSS e para os autônomos”.

Dentre as várias possibilidades de combinação expostas na sequência, assinale a que NÃO se adequa à orientação proposta. 

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) B
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