Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 46 a 60 de 78 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

O vocábulo se recebe a mesma classificação em “se julgam" (R.6) e “se castigam" (R.21).

Carregando...

O vocábulo “se" tem a função de partícula apassivadora em:

Carregando...

Leia o texto II para responder à questão.

Releia: “Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas...” Assinale a opção em que a partícula se aparece com a mesma função verificada no fragmento acima.

Carregando...

“O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior".

Sobre as ocorrências do vocábulo se nesse pensamento, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

Em “É crescente o número de pessoas que querem saber como investir na moeda digital, se bitcoin é seguro e se é um bom investimento.", considere os termos em destaque e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.

Carregando...

O vocábulo “se” tem função expletiva na alternativa:

Carregando...

A palavra se destacada está corretamente classificada no item:

Carregando...

“Anunciata se mostrava péssima cabeleireira" ( 15) é uma oração que contém o pronome se com o mesmo valor presente em:

Carregando...

Na frase “E não era assim, como a São Silvestre, em que já se conhece antes os prováveis vencedores.", é correto afirmar que:

Carregando...

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o próximo item.

Nos trechos “se debruçaram" (R.11) e “se chegar" (R.17), a partícula “se" recebe classificações distintas.

Carregando...

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

Carregando...

Assinale a alternativa correta, quanto às classes morfológicas ou funções sintáticas da palavra “se" em destaque nas orações abaixo:

Carregando...

No segundo parágrafo do texto CG1A1CCC, o elemento “se" foi empregado em “rir-se" (l.11) para indicar

Carregando...

Observe o emprego dos pronomes oblíquos átonos nas orações abaixo e as afirmações feitas sobre eles, em seguida, assinale a opção correta.

                                                                         “Os irmãos se exercitavam.” (6º§)
                                                                      “enquanto ela não se sentasse” (7º§)

  1. Não se justifica, de acordo com a norma, a próclise na segunda ocorrência.
  2. Na primeira ocorrência, percebe-se um registro mais coloquial do pronome.
  3. Ocorrem palavras atrativas para a próclise nas duas ocorrências.
Assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 46) Errado
  • 47) B
  • 48) C
  • 49) E
  • 50) C
  • 51) C
  • 52) B
  • 53) A
  • 54) C
  • 55) D
  • 56) Certo
  • 57) C
  • 58) C
  • 59) A
  • 60) D
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282