Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 175 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia o parágrafo a seguir.

"O acelerado desenvolvimento da humanidade vem gerando crescentes e apreensivos problemas em que se destacam os referentes ao equilíbrio homem / meio ambiente, tendo, muitas vezes, a interligá-los – como subprodutos danosos – as diversas modalidades de poluição que resultam, afinal, na redução dos recursos naturais, na diminuição da produtividade e na poluição biopsíquica e moral que vem definhando e matando, principalmente nas civilizações mais evoluídas. Esta é uma das razões por que a poluição, consequente do desenvolvimento industrial é considerada como um dos principais problemas da atualidade. E sendo ela geradora de desperdício, antagônica ao desenvolvimento, necessário se faz uma campanha cerrada para combatê-la. Mas, para tanto, é fundamental que tenhamos uma formação com base ecológica. Só assim estaremos contribuindo de fato para o progresso do País. " Fonte: Revista Petrobrás, nº 271, 1975.

Escreva (CA) para o que for causa e (CO) para o que for consequência, de acordo com o parágrafo.

( ) acelerado desenvolvimento da humanidade

( ) problemas referentes ao equilíbrio homem/meio ambiente

( ) crescentes e apreensivos problemas

( ) desenvolvimento industrial

( ) desperdício

( ) contribuição para o progresso do país

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa cujo elemento conectivo expresse a correta relação de causa e consequência entre as ações do cotidiano de Ana.

Carregando...

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Considere a seguinte passagem do 7º parágrafo:

É só o que eu peço a cinco mil anos de tradição acumulada por monges e budas e maharishis e demais sábios barbudos ou imberbes do longínquo Oriente.

Uma análise correta da linguagem empregada na passagem está na alternativa:

Carregando...

Nota-se que a ação descrita no segundo trecho em destaque corresponde, em relação ao primeiro, a uma ideia de:

Carregando...

Todas as opções a seguir mostram dois elementos do texto ligados pela conjunção aditiva e; em todas elas, a troca de posição dos termos ligados pela conjunção é possível, à exceção de uma. Assinale-a.

Carregando...

Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.

O verbo enquadrar, no trecho “O debate se enquadra em torno de três principais ideias" (R.8), foi empregado com o sentido de circunscrever.

Carregando...

Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.

De acordo com os sentidos do texto, “a noção da causa interior" (.12) refere-se à expressão “a consciência do nosso valor em si" (. 8 e 9).

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.

II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.

III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Observa-se uma relação de causa e consequência, nessa ordem, no seguinte trecho:

Carregando...
Provas: FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Psicólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico Veterinário FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Assistente Social FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Ambiental FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Matemática FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Enfermeiro FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Dentista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - História FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Educador Físico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Contador FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fonoaudiólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Turismólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Ensino Religioso FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Artes FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fisioterapeuta FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Terapeuta Ocupacional FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Nutricionista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Civil FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Auditor
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Compreensão e Interpretação de Textos Conjunções: Relação de causa e consequência

Releia o trecho a seguir. “Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.” Com esse trecho, o autor busca

Carregando...

O par de frases abaixo que mostra uma relação de causa/efeito é:

Carregando...

Atenção: Leia abaixo o Capítulo I do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.

...como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes... (1º parágrafo)

Em relação à oração que a sucede, a oração destacada expressa sentido de

Carregando...

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?

Carregando...

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações acerca do texto. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Ao afirmar que “é preciso proporcionar aos pais um contato constante com os docentes, gerentes e os que fazem parte da equipe que interage com seus filhos", a educadora Luiza estabelece entre as palavras destacadas uma relação de sinonímia.

( ) As aspas junto à expressão “Cantinhos Produtivos" foram empregadas por igual razão no terceiro e último parágrafo do texto.

( ) O adjetivo adversas (linha 1), de acordo com o texto, tem o sentido de desfavoráveis, contrárias e está empregado no sentido conotativo das palavras.

( ) O termo diferentes momentos de aprendizagem (linha 8) completa o sentido de um verbo transitivo, assim como a oração de vencer suas dificuldades (linha 10) completa o sentido do nome transitivo possibilidade.

( ) A conjunção que inicia o segundo período do último parágrafo do texto expressa ideia de conformidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela conjunção conforme.

Carregando...

“A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais".

Assinale a opção que indica o conectivo adequado que deve ser empregado na união dos dois períodos desse segmento do texto.

Carregando...
GABARITO:

  • 61) B
  • 62) D
  • 63) B
  • 64) A
  • 65) E
  • 66) Certo
  • 67) Certo
  • 68) C
  • 69) A
  • 70) C
  • 71) E
  • 72) A
  • 73) E
  • 74) A
  • 75) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282