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Q788750

No texto CB1A1-I, a forma pronominal presente na contração “nisso” (l.24) refere-se a

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Q786999

Com base nas ideias do texto CB3A1-I, julgue o item a seguir.

A expressão “esse direito fundamental” (l.8) refere-se a “o acesso à justiça” (l.4).

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Q786599

“Frequentemente, entre nossos motivos de ação há um mais forte que os demais: é aquele que não é declarado nunca”.

Nessa frase, o termo sublinhado é repetido por um conjunto de outros termos, que são:

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Q789225

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão de número 6.

Estabelece relação de referência a uma expressão mencionada anteriormente no texto o termo sublinhado em

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Q790688

Expressa relação de causa X efeito a frase na alternativa:

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Q790075

Inclusão não é favor, é dever

A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação. A divisão só começa quando o assunto vai para o “como fazer”. Nesse momento, até os corações mais generosos travam. É difícil fazer algo para o qual você não foi preparado. Diante da falta de conhecimento e da diversidade de características físicas e mentais, a questão viaja do polo das boas intenções para o do pragmatismo duro. Como avaliar? Pode reprovar? Está tudo bem mandar para a sala de recursos?
Eu queria dar uns passos atrás. Não quero discutir o “como fazer”, mas falar de algo anterior: qual deve ser o papel da escola para um aluno com deficiência? A resposta é simples e vale, no final das contas, para todos os estudantes. A escola deve garantir que uma pessoa, por meio do conhecimento organizado, tenha um lugar no mundo. Por isso, inclusão não é um favor feito a um aluno coitadinho. É direito do estudante e dever da instituição. Quando o Estado assume uma responsabilidade, ele se compromete tanto com os beneficiários da medida quanto com quem permite que ela seja possível. No caso da Educação, ele se compromete com o aluno e com você. Sem educadores preparados, a inclusão vira um direito vazio. Portanto, cobre formação e boas condições de trabalho. Coloque seus alunos com deficiência nos projetos da escola. Dê visibilidade aos desafios nas redes sociais. Faça barulho. Afinal, professores não são apenas as pessoas que transmitem conhecimento, mas que criam condições para que o aprendizado aconteça. E nenhuma tecnologia será capaz de oferecer isso a seres humanos.
Essa é a razão pela qual propus a pergunta sobre o papel da escola. Muitas vezes, com as tarefas da rotina, nos esquecemos de pensar sobre o que fazemos. Sem pensar nos porquês da inclusão, nunca chegaremos em “como fazer”. Estou convencido que, mais do que nunca, lutar por formação e boas condições de trabalho são tarefas essenciais dos Educadores com E maiúsculo. No Brasil de hoje, lutar pelo básico é revolucionário.
(...)

Leandro Beguoci é diretor editorial e de conteúdo de NOVA ESCOLA leandro@novaescola.org.br. FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/15166/inclusao-nao-e-favor-e-dever

Um dos elementos construtivos fundamentais do texto é a coesão textual, que se dá de várias formas. Uma delas é a coesão por elipse, mecanismo em que um termo fica implícito, uma vez que já foi enunciado antes, a fim de que se evite a sua repetição desnecessária. Assinale a alternativa em que a coesão por elipse ocorre.

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Q780741
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Análise sintática Coesão


Em "(...) o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, (...)" (linha 9), percebe-se, do ponto de vista dos fatores de textualidade, que

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Q789318

Texto para responder à questão.

Assinale a alternativa em que o referente semântico da palavra sublinhada em “Pode-se dizer que não há nisso nada de extraordinário, que é do destino do direito absorver pouco a pouco elementos que lhe são estranhos.” (linhas de 8 a 10) está corretamente indicado.

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Q648391

Texto para responder à questão.

No trecho: "algo que AS incomoda, mesmo estando tudo bem.", a palavra destacada faz sentido no texto, como elemento de coesão, retomando o termo:

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Q681833

“'Apesar dos intensos esforços para administrar a principal causa de mortes prevenível nos Estados Unidos, o tabaco ainda mata mais de 480 mil americanos todo o ano', disse Scott Gottlieb, médico que comanda o FDA." (linhas 14 a 18).

Analisando-se o período acima retirada do Texto, é correto afirmar que:

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Q755732

Observe as duas frases: O diabo cuspiu no olho do apagado r de vulcões. O a pagador de vulcões ficou zarolho. Elas foram corretamente unidas em:

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Q690313

A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la

Levando-se em consideração o contexto do Texto, assinale a alternativa na qual a classe gramatical da palavra está corretamente identificada:

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Q756723

Observe o período abaixo.

Quanto ao comportamento ético na convivência social, deve-se incentivar o comportamento ético entre todos, de modo que venham a alcançar comportamento ético, enriquecidos do entusiasmo que a esse comportamento se associa.

Visando à coesão linguística para evitar as repetições, a opção abaixo que substitui com correção as expressões destacadas é, respectivamente:

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Q663485

“E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" O termo grifado, no texto, refere-se a:

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Q756722

Observe as relações semânticas estabelecidas pelos elementos de coesão em destaque.

I. Como há morais específicas, não se pode generalizar essa questão.

II. Precisamos incorporar a ética em nossas atitudes, pois vivemos em sociedade.

III. Toda a sociedade viverá em harmonia, exceto se agredir a ética.

IV. Um dia a escravidão foi considerada natural, mas hoje é inaceitável.

V. A ética se move historicamente tanto quanto a moral.

Pode-se afirmar que estas relações são de:

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) Certo
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) A
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