Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 12 de 12 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 12
Questões por página:
Q780741
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Análise sintática Coesão


Em "(...) o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, (...)" (linha 9), percebe-se, do ponto de vista dos fatores de textualidade, que

Carregando...
Q648391

Texto para responder à questão.

No trecho: "algo que AS incomoda, mesmo estando tudo bem.", a palavra destacada faz sentido no texto, como elemento de coesão, retomando o termo:

Carregando...
Q756723

Observe o período abaixo.

Quanto ao comportamento ético na convivência social, deve-se incentivar o comportamento ético entre todos, de modo que venham a alcançar comportamento ético, enriquecidos do entusiasmo que a esse comportamento se associa.

Visando à coesão linguística para evitar as repetições, a opção abaixo que substitui com correção as expressões destacadas é, respectivamente:

Carregando...
Q755732

Observe as duas frases: O diabo cuspiu no olho do apagado r de vulcões. O a pagador de vulcões ficou zarolho. Elas foram corretamente unidas em:

Carregando...
Q756722

Observe as relações semânticas estabelecidas pelos elementos de coesão em destaque.

I. Como há morais específicas, não se pode generalizar essa questão.

II. Precisamos incorporar a ética em nossas atitudes, pois vivemos em sociedade.

III. Toda a sociedade viverá em harmonia, exceto se agredir a ética.

IV. Um dia a escravidão foi considerada natural, mas hoje é inaceitável.

V. A ética se move historicamente tanto quanto a moral.

Pode-se afirmar que estas relações são de:

Carregando...
Q725006

A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.

Acerca da ortografia, coesão textual e pontuação, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q571202


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

A substituição de “dele” (linha 2) por sua prejudicaria a coesão do texto, por resultar em ambiguidade no que concerne ao referente do pronome.

Carregando...
Q521402

Julgue os itens seguintes, com relação aos aspectos linguísticos do texto CB5A1BBB.

Na linha 6, o pronome “lhe” refere-se a “Estado”.

Carregando...
Q488200



Acerca de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto acima,

julgue os itens que se seguem.



A expressão “essas coleções" (l.5) retoma, por coesão, o termo

“Bibliotecas" (l.1).

Carregando...
Q554551



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

As formas pronominais “a" (R.5) e “ela" (R.6) referem-se a

“A carta" (R.4).

Carregando...
Q786285

Leia o texto para responder a questão.


          Em sua essência, empresas como o Google e o  Facebook estão no mesmo ramo de negócio que a Agência de Segurança Nacional (NSA) do governo dos EUA. Elas  coletam uma grande quantidade de informações sobre os usuários, armazenam, integram e utilizam essas informações  para prever o comportamento individual e de um grupo, e depois as vendem para anunciantes e outros mais. Essa  semelhança gerou parceiros naturais para a NSA, e é por isso que eles foram abordados para fazer parte do PRISM, o programa de vigilância secreta da internet. Ao contrário de agências de inteligência, que espionam linhas de telecomunicações internacionais, o complexo de vigilância comercial atrai bilhões de seres humanos com a promessa de “serviços gratuitos". Seu modelo de negócio é a destruição industrial da privacidade. E mesmo os maiores críticos da  vigilância da NSA não parecem estar pedindo o fim do Google e do Facebook.
           Considerando-se que, em 1945, grande parte do mundo   passou a enfrentar meio século da tirania em consequência   da bomba atômica, em 2015 enfrentaremos a propagação   inexorável da vigilância em massa invasiva e a transferência  de poder para aqueles conectados às suas superestruturas.  É muito cedo para dizer se o lado “democrático" ou o lado  “tirânico" da internet finalmente vencerá. Mas reconhecê-los  – e percebê-los como o campo de luta – é o primeiro passo  para se posicionar efetivamente junto com a grande maioria  das pessoas.
           A humanidade agora não pode mais rejeitar a internet,  mas também não pode se render a ela. Ao contrário, temos  que lutar por ela. Assim como os primórdios das armas  atômicas inauguraram a Guerra Fria, a lógica da internet é  a chave para entender a iminente guerra em prol do centro  intelectual da nossa civilização.
                                                                                      
(http://noticias.uol.com.br, 16.12.2014. Adaptado)
 
Leia as passagens do texto:
 
... e é por isso que eles foram abordados para fazer parte do PRISM... (primeiro parágrafo)
 
Seu modelo de negócio é a destruição industrial da privacidade. (primeiro parágrafo)
 
Ao contrário, temos que lutar por ela. (terceiro parágrafo)
 
Os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, aos termos:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) E
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282