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Questões de concursos

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Assinale a alternativa que indica o termo que exerce a função de objeto direto no trecho a seguir: “outra coisa (1) que me (2) encantava (3) nas publicações (4) da minha infância (5)”.

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Na oração, alguns termos vêm necessariamente regidos de preposição, a exemplo de adjuntos adnominal/adverbial, complemento nominal, agente da passiva e objeto indireto. Feita a leitura dos fragmentos textuais abaixo expostos, todos extraídos de uma mesma matéria – BOLSONARISTAS x LAVAJATISTAS – (Veja, 23/09/2019), analise o comportamento sintático dos constituintes em destaque, e responda ao que se pede.

  1. A história começou sob o signo da parceria. Aproveitando-se dos estragos provocados pela Lava-jato nos maiores partidos políticos do país, Jair Bolsonaro empunhou a bandeira do combate à corrupção.
  2. Vencedor da eleição, (Jair Bolsonaro) convidou o então juiz Sérgio Moro, símbolo da operação, para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Com o gesto, o presidente agradou a uma fatia importante do eleitorado e investiu pesado na popularidade.
  3. Nos casamentos em crise, o comportamento em público muitas vezes busca esconder os problemas sérios que ocorrem na intimidade. Na política, admitem-se também essas relações de conveniência. [...] O presidente levou o ministro para assistir a um jogo do flamengo em Brasília e ainda fez o subordinado, torcedor do Athético Paranaense, vestir uma camisa do rubronegro carioca.
  4. No último dia 15, foi a vez de Moro forçar a barra ao visitar Bolsonaro no hospital em que ele se recuperava de uma cirurgia de hérnia.
  5. O presidente havia proibido visitas de auxiliares. Moro insistiu. Foi então que a esposa do ministro, a advogada Rosângela Moro, entrou em contato com a primeira-dama Michele Bolsonaro, que derrubou a resistência à cortesia.

Dentre as proposições acima citadas, ocorre OBJETO INDIRETO em:

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“Em meio ao tumulto, todos eram favoráveis à aprovação das mudanças propostas para o futuro.”

Sobre a análise sintática do período, assinale a alternativa correta:

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Nas linhas 43-44, tem-se o seguinte trecho: “João (1) lhe (2) teria pedido que passasse carta por carta (3) pelo vão (4) embaixo da jamais (5) aberta porta”. Assinale a alternativa cuja numeração corresponde ao termo que exerce a função sintática de objeto indireto no período.

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Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

No primeiro período do texto, a oração introduzida por “que" (linha 2) funciona como complemento direto de “têm apontado" (linha 1).

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Sobre os aspectos sintáticos analisados nas seguintes frases, assinale a alternativa INCORRETA.

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Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas, na ordem em que aparecem.

Amansam-se as plantas pela cultura e os homens pela educação. Se o homem nascesse grande e forte, seu porte e sua força seriam inúteis até que ele tivesse aprendido a deles servir-se. Ser-____ -iam prejudiciais, impedindo os outros de pensar em assisti-____ e, abandonado a si mesmo, ele morreria de miséria antes de ter conhecido suas necessidades.

Emílio, ou Da Educação; JEAN-JACQUES ROUSSEAU

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Nos versos “Sou eu que vou seguir você / Do primeiro rabisco até o be-a-bá", os termos em negrito são, respectivamente:

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Neste texto, pode-se afirmar que:

I. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto direto.

II. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é pronome oblíquo átono.

III. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos reflexivos; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto indireto.

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Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Análise sintática - objeto direto e indireto

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

Apenas em uma alternativa a forma pronominal “me” não exerce a mesma função sintática de “ao consumidor pobre” (L.52/53). Marque-a:

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Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 07, 16, 17 e 26.

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A análise sintática dos dois termos destacados em: "não estavam agregando valor À SUA VIDA ou ajudando-O a se tornar mais feliz." Apontam. respectivamente, para:

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) C
  •  

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