Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade:

  1. Nado de 100M.
  2. Maratona.
  3. Vôlei.
  4. Futebol americano.

Quais estão corretos?

Carregando...

A partir dos anos 60 começou a ocorrer um avanço científico promissor com o aumento do número de laboratórios de fisiologia do exercício pelo mundo. Wasserman e Macllory (1964), baseados em um estudo utilizando indivíduos com patologias cardiovasculares, criaram a concepção de limiar anaeróbio, fenômeno estudado até hoje através de protocolos e metodologias distintas. Fisiologistas como Reidell e seus colaboradores, primeiros a descreverem o método de treinamento intervalado em um periódico científico. Em 1962,
Per-Orlof Ástrand e o grupo de pesquisadores americanos liderados por Fox tiveram destaque na área (BILLAT, 2001).

Sobre “O método de treinamento intervalado”, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...

O volume máximo de oxigênio Vo2 máx proporciona uma medida quantitativa da capacidade do indivíduo para a ressíntese aeróbica do ATP (adenosina trifosfato). Um alto Vo2 máxrequer a potência integrada e de alto nível dos seguintes sistemas de apoios fisiológicos:

Carregando...

É importante a reposição hídrica durante e após a realização das atividades físicas, pois a água

Carregando...

Em uma equipe de atletismo, os corredores treinam para participar da prova de 400 metros rasos. Ao final da periodização dos treinamentos e próximo ao período das competições mais importantes, as melhores marcas desses atletas variam entre 47 e 50 segundos. De acordo com as caraterísticas dessa prova, é correto afirmar que o meio de obtenção de energia para sua realização é predominantemente
o sistema

Carregando...

A prática de esportes e atividades físicas em geral faz parte da vida da juventude. Aqueles que conseguem pagar um personal trainer ou frequentar uma academia de ginástica/musculação, muitas vezes conseguem atingir seus objetivos mais rapidamente. Muitos recorrem aos treinos especializados que durante a sua realização promove alterações sistêmicas no organismo. Qual das opções pode ser considerada sistêmica nessa situação?

Carregando...

No decorrer do programa de orientação e prática de atividade física, o paciente percebia que, após as sessões de exercício, sua pressão arterial sistólica e diastólica estavam mais baixas. Sobre esse acontecimento, é correto afirmar que

Carregando...

Em um programa de atividades físicas de treinamento de resistência anaeróbia, o objetivo é capacitar o organismo para realizar exercícios de grande intensidade/velocidade. Após as atividades, o sintoma fisiológico mais comum é:

Carregando...

Pedrinelli e Nabeiro (2012) relacionam o universo de possibilidades do corpo da pessoa com deficiência e esporte . A partir desses autores, o professor de educação física que atua com esse binômio, deve:

Carregando...

O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo ou involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é "crescer" e "desenvolver-se"; fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e da sua interação com indicadores do ambiente. Diante da afirmação acima, estabeleça a correta correspondência entre os termos da coluna I e seus respectivos conceitos da coluna II. Coluna I 1- Crescimento 2- Desenvolvimento Coluna II ( ) Refere-se, essencialmente, às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ( ) Engloba, simultaneamente, transformações quantitativas e qualitativas nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional, ao longo da vida dos seres humanos. ( ) Caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. ( ) Corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas no corpo humano. ( ) É entendido como uma interação entre as características biológicas individuais com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida. A sequência correta é:

Carregando...

Na contração muscular, ocorre a interposição dos filamentos grossos sobre os finos, mecanismo que encurta as miofibrilas e, consequentemente, toda a célula muscular. Quanto mais curtas as células musculares estiverem, maior será a intensidade da contração do músculo. Assinale a opção que corresponde à denominação das proteínas contráteis, que compõem os filamentos grossos e finos presentes na célula muscular:

Carregando...

Um movimento ocorre quando existe uma série de contrações musculares, que podem ser quantificadas. A contração pode prolongar-se por um tempo maior ou menor, tendo, assim, uma duração. Contrações realizadas em um mesmo espaço podem ter durações diferentes em função da velocidade de contração e de descontração das fibras musculares, então uma contração realiza-se com velocidade. Se as contrações forem realizadas no mesmo espaço de tempo, elas podem desenvolver diferentes graus de tensão em função da resistência exterior que elas têm de vencer (BARBANTI, 2010). Estes parâmetros da contração muscular relacionam-se entre si e envolvem três tipos de afinidades: força-velocidade, forçaresistência e velocidade-resistência. Sobre isso, analise as seguintes afirmativas: I – A relação força-velocidade diz que a velocidade de contração do músculo é dependente da força do músculo. II – A relação força-resistência diz que quanto menor é a força menor é a resistência III – A relação velocidade-resistência diz que velocidade altas podem ser mantidas por um tempo longo. IV – A relação força-velocidade diz que à medida que o músculo tem de fazer mais força, a velocidade de contração diminui. Das afirmativas:

Carregando...

Os efeitos fisiológicos do exercício variam de acordo com o momento de sua aparição, e podem ser considerados agudos e crônicos. Para analisar estes efeitos, deve-se considerar a via metabólica utilizada, características da dinâmica e massa muscular envolvida, da intensidade, duração, periodicidade e ritmo (OSELLA, 2005). Sobre isso, analise as seguintes afirmações: I – Exercícios com duração até 10 segundos utilizam a via metabólica anaeróbica láctica. II – Exercícios com duração até os 40 segundos, sem exceder os 2 minutos, a via metabólica é quase exclusivamente anaeróbica alática. III – Exercícios com duração superior a 2 ou 3 minutos utilizam predominantemente a via metabólica aeróbia. IV – Exercícios envolvendo pequenos grupos musculares tendem a ser anaeróbios, enquanto exercícios de grandes grupos musculares, como caminhar ou correr, são predominantemente aeróbios. Das afirmações:

Carregando...

Qual a principal função atribuídas as hemácias?

Carregando...

Um grupo de reações metabólicas que ocorrem no interior celular ficou conhecido como mapa metabólico ou Ciclo de Krebs, por ter sido descrito pelo pesquisador alemão Hans Adolf Krebs (1900 – 1981). O conhecimento sobre essas reações é fundamental para o professor de Educação Física nas escolas, uma vez que as reações descritas no ciclo se relacionam com o movimento humano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade das reações metabólicas que ocorrem no ciclo de Krebs em relação ao movimento humano e à Educação Física.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282