Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 56 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia o trecho a seguir.

Nesse sentido, são competências específicas da Educação Física para o ensino fundamental, EXCETO:

Carregando...

“Cultura Corporal” é uma disciplina escolar que trata pedagogicamente do conhecimento de uma área configurada como temas ou formas de atividades (jogo, esporte, ginástica, danças, lutas, etc.) que constituem seu conteúdo. O estudo deste conhecimento “visa apreender a expressão corporal ______________”.

Marque a alternativa com expressão que completa coerentemente o enunciado.

Carregando...

O livro “Cognição, neuropsicologia e aprendizagem”, de Fonseca (2008) fala da importância da educação cognitiva, que tem se tornado uma abordagem crucial a ser desenvolvida nas escolas regulares. O desenvolvimento da educação cognitiva requer um currículo cognitivo enfocado no desenvolvimento de funções que estão na origem dos processos de aprendizagem simbólicos e superiores. A educação cognitiva compreende portanto a aplicação de teoria cognitiva a todos os métodos de ensino, podendo abranger todas as disciplinas, pois procura colocar e explorar situações que permitam aprender a aprender e a resolver problemas. No que tange a aprender, podemos perceber os seguintes elementos:

Carregando...

Sobre o papel do profissional de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O papel do profissional de Educação Física situa-se em: planejar, promover, orientar, controlar e avaliar a prática de esportes e atividades físicas com a intencionalidade explícita de educar e promover a saúde dos cidadãos que lhe confiaram esta missão.

( ) No trabalho educativo a partir do movimento, o profissional de Educação Física deve estabelecer relações também com o lazer, a cultura, o esporte, a ciência, executando, por vezes, a função médica.

( ) O profissional de Educação Física encontra-se intimamente ligado às grandes questões contemporâneas da humanidade como a inclusão dos idosos e das pessoas portadoras de necessidades especiais, o combate à exclusão social, a promoção da paz, a defesa do meio ambiente e a educação para a cidadania, democracia e convivência com a diversidade.

( ) O profissional da Educação Física deverá lançar mão de todos os meios formais e não formais (exercícios, ginásticas, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento, etc.) para educar o ser humano para a saúde e para um estilo de vida ativo.

A sequência está correta em

Carregando...

Biomecânica, segundo Susan Hall (Biomecânica Básica), é um estudo que possui duas subdivisões. Quais são elas?

Carregando...

Paulo Freire é considerado um dos mais importantes educadores brasileiros e sua obra se destaca pela defesa de uma educação libertadora da consciência em contraposição de outra educação alienadora. Seguindo esse entendimento, o ensino das modalidades esportivas pode contribuir tanto para uma, quanto para outra situação educativa. O que se pede nessa questão é seja marcada entre as opções, aquela que identifica o esporte como ferramenta de libertação da consciência humana.

Carregando...

A prática de esportes e atividades físicas em geral faz parte da vida da juventude. Aqueles que conseguem pagar um personal trainer ou frequentar uma academia de ginástica/musculação, muitas vezes conseguem atingir seus objetivos mais rapidamente. Muitos recorrem aos treinos especializados que durante a sua realização promove alterações sistêmicas no organismo. Qual das opções pode ser considerada sistêmica nessa situação?

Carregando...

Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:

Carregando...

A posição grupada utilizada na ginástica artística está descrita em:

Carregando...

O poder não se origina nunca de uma decisão arbitrária no vértice, mas vive de mil formas moleculares de intervenção social. O nosso poder assiste-nos o direito e o dever de sermos lúcidos, corajosos e determinados. (SANTOS, 2017) I- Podemos acreditar no poder transformador absoluto do professor. II- O nosso poder emerge, fundamentalmente, do exemplo que somos. III- Subjacente ao programa de Educação Física, que orienta a nossa práxis pedagógica, está um conceito bá-sico de Homem, de Sociedade, de Educação. É/são correta(s):

Carregando...

A introdução das Diretrizes Curriculares, apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 2000, transformou a interdisciplinaridade em um dos eixos norteadores nas escolas públicas do Brasil, tornando-se, atualmente, uma palavra de ordem de muitas propostas pedagógicas neste nível de ensino. Sobre as propostas pedagógicas, assinale os itens a seguir: I. As dimensões econômicas, sociais, ambientais, científicas, religiosas e outras, são interdependentes não podendo mais ser compreendidas sem que se estabeleçam as pontes existentes entre elas; II. O ter uma integração dos vários campos de conhecimento e uma experiência crítica e reflexiva da realidade interligada tem-se tornado obrigatório nos sistemas escolares da maioria dos países, constituindo-se em uma maneira de contribuir para melhorar os processos de ensino e aprendizagem; III. Durante muito tempo a aula de Educação Física na escola foi vista como hora de lazer ou momento de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando uma concepção dicotômica de corpo e mente. Atualmente, por força legal, a Educação Física é considerada disciplina integrante do projeto pedagógico da escola; IV. O trabalho interdisciplinar permite à Educação Física uma interação na construção do conhecimento na escola, fazendo uso de conteúdos inerentes à sua formação e articulando-os com as demais disciplinas curriculares. Marque a opção correta:

Carregando...

Em um projeto de evento esportivo,

o objetivo principal e os objetivos secundários devem ser definidos de modo que se relacionem com as metas e os resultados esperados.

Carregando...

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

A expressão “pedagogia social” à qual o autor se refere traz implícitas as potencialidades da instituição esportiva como uma possibilidade legítima para o desenvolvimento educativo e de formação.

Carregando...

Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.

As aulas de educação física devem explorar uma compreensão de corpo que transcenda os limites da biologia, integrando, por meio da cultura corporal de movimento, as dimensões históricas, sociais, culturais e psicológicas.

Carregando...

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

Espera-se que o professor produza uma avaliação com potencial universalizador, para reconhecer padrões de movimento que estejam mais refinados e combinados com os objetivos da prática corporal trabalhada nas aulas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282