Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q678385

O Ministério da Saúde anunciou uma campanha de emergência nos estados mais atingidos pela febre amarela: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A ideia é combater com maior agilidade a circulação do vírus.

(G1, 10.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/QjKvxX>. Adaptado)

A principal medida da campanha de emergência anunciada pelo governo está relacionada

Carregando...
Q556638

Recentemente o presidente do Supremo Tribunal Federal) determinou a suspensão da distribuição de um medicamento ao qual se atribuía a cura de numerosos casos de tumores malignos. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.

Carregando...
Q454243

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo determinou a suspensão do fornecimento da substância fosfoetalonamina, nesta quarta-feira (11.11.2015). Mais de duas mil liminares já tinham pedido a droga, que era distribuída pela USP São Carlos. A USP recorreu, afirmando que não tinha condições de produzir o remédio em larga escala e que, além disso, não há pesquisas que atestem a eficácia da droga. (http://goo.gl/R8iSzt. Adaptado)
Supostamente, a droga teria efeito

Carregando...
Q596295

Analise a notícia publicada em 13 de outubro de 2014. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou na tarde desta segunda-feira (13), que o segundo exame feito pelo africano internado no Rio de Janeiro deu resultado negativo. O homem foi o primeiro caso suspeito da doença no Brasil. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro, informou que Souleymane Bah já saiu do isolamento a que são submetidos os suspeitos de infecção por esse tipo de doença. Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19. (g1.globo.com. Adaptado) Pelo alto índice de mortalidade deste vírus que acomete os países da África ocidental, a declaração do ministro da Saúde sobre o caso apresentado remete a suspeita, em território nacional, a um caso de

Carregando...
Q296787

Deu negativo para ebola o primeiro teste laboratorial rascunho

feito no paciente com suspeita da doença. “O estado

de saúde dele é bom, não apresenta febre e está

mantido em isolamento total. Se o caso também for

descartado como ebola no segundo exame, o paciente

sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos

contactantes será desmontado".

(http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10)

O Instituto Nacional de Infectologia, escolhido pelo

Ministério da Saúde como referência para receber casos

suspeitos de infecção pelo vírus do ebola, está

localizado no estado

Carregando...
Q231580

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, no final do ano de 2013, um apelo recorde para operações de ajuda humanitária em dezessete países em 2014. Metade do dinheiro, cerca de 6,5 bilhões de dólares, será destinada a socorrer 16 milhões de sírios afetados pela guerra civil que já dura quase três anos. O Globo, 17⁄12⁄2013, p. 27 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes.

Diversas organizações não governamentais dedicam-se ao trabalho humanitário em âmbito mundial, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional.

Carregando...
Q596348

Leia a manchete. Senadores estendem a lei antifumo para todo o país (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ 1011254-senadores-estendem-a-lei-antifumo-para-todo-o-pais.shtml) Segundo a lei aprovada pelo Senado,

Carregando...
Q29231

O relatório sobre a epidemia divulgado [em dezembro de 2010] mostra que o número de infecções pelo vírus caiu quase 20% nos últimos dez anos. O estudo do programa das Nações Unidas que coordena a campanha de combate à doença ressalta um fato inédito: pela primeira vez, a queda do número de novas infecções está ligada à disseminação do conhecimento sobre o vírus [causador da doença].
(Adaptado de www.dw-world.de/dw)

A notícia refere-se à

Carregando...
Q35099

Em 2010, nova quebra de patentes agita o mercado farmacêutico brasileiro. Sobre o assunto são feitas as afirmações:

I. Os laboratórios farmacêuticos do país passaram a produzir versões genéricas do remédio contra a disfunção erétil.

II. As patentes de medicamentos para tratamento da aids foram retomadas pelos laboratórios estrangeiros.

III. Os novos genéricos apresentam preços inferiores aos produtos que tiveram as patentes quebradas.

Está correto o que consta APENAS em

Carregando...
Q162339

. Em junho de 2009 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia, que teve início no México e se propagou por quase 100 países, atingindo milhares de pessoas e provou mortes. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o nome da doença relatada acima:

Carregando...
Q17070

Imagem 006.jpg

O país com o surto de E. coli a que se refere a notícia aci- ma é a

Carregando...
Q136095

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), da ONU (Organização das Nações Unidas), apoia as medidas recentemente adotadas pelo governo brasileiro para restringir o uso de remédios para (...).
A organização, no entanto, não se posiciona sobre a proposta da Anvisa
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de banir do mercado brasileiro esses medicamentos. A proposta da Anvisa está em discussão e gerou uma reação forte da comunidade médica, favorável a restrições mas contrária à retirada dos produtos do mercado. De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o consumo desses medicamentos aumenta o risco de problemas cardíacos.
(noticias.r7.com, 02.03.20 l1. Adaptado)

Os remédios a que se refere o texto têm como finalidade

Carregando...
Q12169

Julgue os itens que se seguem, relativos à atualidade brasileira.

A política nacional de combate ao consumo de entorpecentes conseguiu restringir o consumo de crack aos grandes centros urbanos da região Sudeste.

Carregando...
Q35092

O alerta sobre o aparecimento de um novo problema de saúde capaz de se espalhar pelos países do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia - poucos dias após o anúncio da OMS sobre o fim da pandemia de gripe A (H1N1). Especialistas consultados acreditam que a situação merece atenção, principalmente em relação às UTIs, mas não há necessidade de alarmismo e mudanças no cotidiano das pessoas.
(Adaptado de veja.abril.com.br/noticia/saude)

O texto se refere a

Carregando...
Q41666

O Ministério da Saúde promoveu recente campanha nacional de vacinação visando imunizar a população brasileira contra o vírus H1N1, que provoca a doença chamada

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) Certo
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) Errado
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282