A Linguagem da Arte possibilita a representação simbólica de uma cultura.
PORQUE
O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.
A esse respeito, conclui-se que
Na perspectiva da moderna estética visual, aprofundam- -se as discussões sobre o texto imagético, a materialidade, os suportes, a tecnologia e os meios de comunicação de massa. Arte e Ciência articulam-se numa relação dialógica, apresentando novos códigos de visualidade, que, entre outros, são:
O prazer estético está atrelado à subjetividade no jogo da criação. Ao artista é dado combinar sensações, imagens e representações livremente, atendendo a leis internas. O fazer do artista advém de potencialidades da memória, da percepção e da imaginação, numa fusão de brincadeira e seriedade, visto que fatores estruturais são comuns ao jogo e à obra de arte. Conclui-se, então, que o artista
Relacione os movimentos que despontam no cenário artístico, na década de 60, à coluna à direita, que apresenta as propostas desses movimentos.
A relação correta é
Apresentar a poética simbólica presente na Animação e no Graffiti possibilita a reflexão sobre tempo e espaço, percepção e imaginação, além da curiosidade, pesquisa e ludicidade. A partir da apropriação dessas Linguagens Visuais nas práticas em sala de aula, possibilitam-se
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte introduzem um novo marco curricular identificando a área por Arte e reconhecendo seus conteúdos relacionados à cultura artística, com sentido e significações específicas da linguagem artística. Sendo assim, é de fundamental relevância para esse enfoque tratar o ensino de Arte como
São monumentos religiosos representantes da Arte Sacra em Salvador, tanto pela expressividade histórico-cultural, quanto pela qualidade estética, a(o)
Nessa perspectiva, quais os modos de produção imagética apropriados e ressignificados pelos meios tecnológicos presentes na Arte Contemporânea?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para o processo de avaliação em Artes Visuais, é necessário que se observem alguns critérios. Nessa perspectiva, analise os critérios a seguir.
I - Realizar fazeres artísticos por meio de poéticas pessoais.
II - Estabelecer relações entre o seu fazer artístico e o de outras pessoas, desprovidos de quaisquer ideias preconcebidas (artística, estética, ética e de gênero).
III - Identificar os elementos compositivos da Linguagem Visual, naturais e/ou fabricados.
IV - Conhecer e apreciar as produções artísticas com sensibilidade e cognição, criticidade e respeito à diversidade.
V - Valorizar a Memória e a Preservação do Patrimônio Cultural, Artístico e Ambiental, reconhecendo sua relevância como fonte de pesquisa.
Para avaliação em Arte, os PCN recomendam a adoção dos critérios
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte abordam a perspectiva da estratégia de trabalho com projetos e a relevância nas questões dialógicas entre os diferentes saberes. Essa abordagem favorece o(a)
A estética contemporânea apresenta em seu contexto uma sociedade que valoriza e preza o consumo, na qual a mídia atua como intermediária no processo de produção e apreciação de imagem. Cabe ao leitor questionar a intencionalidade dessas imagens e os valores éticos e estéticos veiculados pelas redes midiáticas. A reflexão acima faz referência à cultura
Nas três obras apresentadas acima, existe uma interface poética e estética que suscita o leitor a refletir sobre Arte Brasileira e o(a)
O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.
I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.
II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.
III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.
IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.
São corretas APENAS as características
A Arte pode estar imersa na realidade, como expressaram Delacroix e Courbert. Pode, também, ser modo de fuga, conforme as obras de Rousseau e Miró. As expressões artísticas desses expoentes da História da Arte referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos artísticos: