Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 625 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q731569

Considere o detalhe abaixo, em corte, da Biblioteca Central da PUC-Campinas.


É possível observar neste trecho que

Carregando...
Q731576

Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis. Basicamente os restaurantes dessa natureza são compostos pelos seguintes setores:

I. Recepção, Pré-Higienização, Estocagem e Administração.

II. Cozinha.

III. Refeitório.

IV. Complementares ou Eventuais.

Para cada um destes, a proporcionalidade de áreas, em percentagem, deve ser, respectivamente:

Carregando...
Q731583

Campinas produz certa quantidade de resíduos da construção civil. A Lei Municipal, que institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, implantou a Rede de Áreas para Recepção de Grandes Volumes de Resíduos composta por unidades nomeadas como Áreas de

Carregando...
Q731588

Em vistoria ao canteiro de uma hipotética obra de construção de edifício de três pavimentos, iniciada em janeiro de 2018, para nova sede de uma Vara do Trabalho, foram constatados:

I. o elevador de tração a cabo está sendo utilizado para transporte de carga e de passageiros, porém não simultaneamente.

II. o comando do elevador utilizado para transporte de cargas é externo.

III. o freio manual está situado na cabina, e interligado ao interruptor de corrente, que, quando acionado, desliga o motor.

Está em conformidade com a NR 18 − Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção o que consta de

Carregando...
Q736906

Manter a condição original do objeto é questão básica nos procedimentos de intervenção de conservação ou restauro, pois nenhum parecer relativo a uma obra, artefato ou objeto é conclusivo. Cada vez mais a ciência lança luz sobre questões não respondidas antes em decorrência de limitações tecnológicas, como também formula questões novas partindo da geração de outros paradigmas, conceitos, estruturas e campos de pensamento.

Luiz Antônio Cruz Souza, Yacy-Ara Froner. Preservação de bens patrimoniais: conceitos e critérios. Belo Horizonte: LACICOR − EBA − UFMG, 2008, p. 3.

Tendo o texto precedente como referência inicial e sobre métodos, técnicas e materiais utilizados na conservação e restauração de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.

Todo procedimento de restauração pode ser considerado uma ação de conservação, porém pautada pela intervenção direta no suporte estrutural do objeto.

Carregando...
Q736913

Acerca de aspectos metodológicos da conservação e da restauração, julgue o item que se segue.

Diferentemente da restauração, a conservação inclui ações e tratamentos de caráter preventivo e ambiental, com a finalidade principal de prolongar a vida útil de um objeto.

Carregando...
Q736918

Em relação a fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item seguinte.

O óleo de linhaça é utilizado como tratamento natural da madeira e, nesse caso, apresenta as seguintes vantagens: é secativo, proporciona boa impermeabilização e excelente proteção da madeira, e tem efeito permanente (não é necessária renovação, bastando uma única aplicação).

Carregando...
Q736920

Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.

Nas embalagens para obras de arte em trânsito, o grau de vulnerabilidade dos objetos é denominado de fator de fragilidade, ou fator G.

Carregando...
Q736925

A respeito de fatores e agentes de deterioração de bens culturais, julgue o item subsecutivo.

Os artefatos líticos são bons condutores de eletricidade. A composição química dos materiais líticos determina suas propriedades e os modos de isolamento para conservação, tendo em vista os riscos elétricos.

Carregando...
Q736932

Acerca dos planos de segurança para acervos de bens culturais móveis, julgue o item que se segue.

Um plano de segurança deve prever medidas de prevenção e, para cobrir eventuais falhas dessas primeiras, medidas de proteção.

Carregando...
Q736937

Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.

As estratégias de conservação não devem ser consideradas imutáveis, devendo ser revistas a cada entrada de aporte financeiro ou de novos conhecimentos.

Carregando...
Q736956

Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.

Em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

Carregando...
Q736970

Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.

A espátula térmica pode ser utilizada para secar uma área recém-enxertada, desde que se utilize uma tela de náilon sobre o papel.

Carregando...
Q737005

Julgue o item a seguir, a respeito da representação gráfica do projeto arquitetônico.

Corte, representação de uma das partes do objeto, cortada e removida por um plano secante imaginário, tem a finalidade de detalhar partes ocultas do objeto e facilitar a cotagem.

Carregando...
Q737012

Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue o item que se segue.

Em telhados de madeira, as tesouras absorvem as cargas provenientes da cobertura, sendo o pendural e a empena suas peças que trabalham a compressão.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) E
  • 32) C
  • 33) D
  • 34) D
  • 35) Certo
  • 36) Certo
  • 37) Errado
  • 38) Certo
  • 39) Errado
  • 40) Certo
  • 41) Certo
  • 42) Certo
  • 43) Certo
  • 44) Certo
  • 45) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282