Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760690
Provas: IADES - 2019 - AL-GO - Arquiteto
Disciplina: Arquitetura - Assuntos: Urbanismo

As calçadas são infraestruturas cruciais na vitalidade dos espaços urbanos. Com relação ao projeto de calçadas, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q768872
Provas: IFMS - 2019 - IFMS - Arquiteto
Disciplina: Arquitetura - Assuntos: Urbanismo

Sobre a urbanização nos séculos XVIII e XIX, podemos afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q776552

Sobre parâmetros urbanísticos quantitativos, é correto afirmar que

Carregando...
Q776551

Sobre o zoneamento urbanístico em Planos Diretores, Leis de Uso, Ocupação do Solo e correlatos, conforme ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que

Carregando...
Q776550

Sobre hierarquia de sistema viário urbano, é correto afirmar que

Carregando...
Q760689
Provas: IADES - 2019 - AL-GO - Arquiteto
Disciplina: Arquitetura - Assuntos: Urbanismo

As vias são parte fundamental da infraestrutura de qualquer cidade. A respeito do disposto no Código de Trânsito Brasileiro quanto a esses elementos infraestruturais, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q745325

Em climas quentes e úmidos, o investimento na infraestrutura de drenagem urbana é fundamental para reduzir transtornos e danos devidos à pluviosidade, além de diminuir os custos de manutenção da pavimentação. O projeto do sistema viário deve levar em conta não somente os fluxos de ponto a ponto, mas também as condições climáticas, topográficas e as soluções de drenagem. Durante as etapas de projeto destes sistemas, considera-se que

Carregando...
Q745312

Em contraste com o transporte rodoviário predominante nos centros urbanos, os planejadores têm se dedicado a propostas que priorizam a mobilidade baseada em modais ativos. Além de reduzir a geração de poluentes, esses modais melhoram os índices de saúde ao tornar os exercícios físicos parte da rotina diária dos cidadãos. Considerando-se o projeto urbano sob a ótica dos modais ativos, é importante

Carregando...
Q756136

No que diz respeito ao desenvolvimento de um projeto de urbanismo, julgue o item seguinte.

É fundamental considerar as condições do usuário para acessar os equipamentos comunitários que atendam funções de cultura e religião (como bibliotecas, cemitérios, centros culturais etc.), segurança pública (corpo de bombeiros, delegacias etc.), entre outros. Essas condições são permitidas por outros equipamentos comunitários tipificados como equipamentos de circulação e transporte (estacionamentos, logradouros públicos etc.).

Carregando...
Q750049

O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Sobre o plano diretor, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q522583

Mobiliário urbano é a designação dada a todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados em espaços públicos e privados. É definido também como o conjunto de objetos presentes nas vias e nos espaços públicos, sobrepostos ou adicionados aos elementos da construção ou da edificação. Em uma definição mais ampla, mobiliário urbano é a coleção de artefatos implantados no espaço público da cidade, de natureza utilitária ou de interesse urbanístico, paisagístico, estético, simbólico, cívico, cultural. Com base nas definições de mobiliário apresentadas no texto, julgue os itens que se seguem.

A estátua a seguir, erguida em homenagem ao poeta Luís

de Camões, caracteriza-se como um mobiliário de

interesse urbanístico, uma vez que marca o centro da Praça

Camões, em Lisboa

Carregando...
Q523156

De acordo com o disposto no Estatuto das Cidades —

Lei n.º 10.257/2001 e suas alterações —, julgue os itens

subsequentes.

Quanto ao estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV), o Estatuto das Cidades prevê que a análise do adensamento populacional, da demanda por transporte público e da valorização imobiliária é suficiente para se realizar a apreciação dos efeitos positivos ou negativos que determinado empreendimento acarretará à qualidade de vida da população residente nas proximidades.

Carregando...
Q537366

Assinale a opção correta a respeito do desenvolvimento de projetos

urbanos de assentamentos humanos sustentáveis, de acordo com

a Agenda Habitat.


Carregando...
Q523155

De acordo com o disposto no Estatuto das Cidades —

Lei n.º 10.257/2001 e suas alterações —, julgue os itens

subsequentes.

Entre as diretrizes gerais que devem constar da política urbana incluem-se a integração e a complementaridade das atividades urbanas e rurais do município e do território sob sua área de influência.

Carregando...
Q537050

O início das atividades em um empreendimento que tenha necessitado de licenciamento ambiental para ser construído será autorizado somente mediante

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) Certo
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) E
  • 14) Certo
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282