Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q653491

Em relação às doenças causadas por helmintos, é correto afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q654125

O uso de microscópios de luz implica encontrar um ponto de foco que permita a visualização da imagem com a mínima distorção. Em relação ao foco, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q653599

Em relação à evolução e à diversidade de plantas, é correto afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q654123

Enzimas são proteínas que catalisam as reações biológicas. Em relação às enzimas, é correto afirmar, EXCETO.

Carregando...
Q653598

Uma célula procarionte se diferencia de uma célula eucarionte pela ausência de:

Carregando...
Q527305

Um dos equipamentos indispensáveis em um laboratório é o microscópio, que possui amplo espectro de utilização na rotina laboratorial. Normalmente possui quatro objetivas. A que estrutura do microscópio as objetivas são fixadas?

Carregando...
Q527312

Na preparação do meio de ágar sangue chocolate, utilizado para a pesquisa de gonococos, utiliza-se uma soluçãoestoque previamente preparada, à qual deverá ser juntado sangue humano citratado. Assinale a alternativa que contenha a correta relação de volume de sangue e de meio de cultura e as condições de temperatura para a adição do sangue ao meio.

Carregando...
Q527309

Na coleta de escarro, há um período do dia em que normalmente costuma aparecer o esputo bacilífero. Esse período corresponde ao melhor momento para a coleta de material, por oferecer maior probabilidade de encontro do agente patogênico. Esse período é:

Carregando...
Q527311

Vários ingredientes são utilizados para a composição do meio de ágar S.S. (Salmonella–Shigela). Assinale a alternativa que contenha um ingrediente que NÃO é utilizado na composição desse meio.

Carregando...
Q527308

Hemocultura é uma metodologia de laboratório utilizada para o diagnóstico de muitos tipos de doenças infecciosas bacterianas, devendo-se apenas variar o meio conforme a bactéria a ser pesquisada. No caso da pesquisa de estafilococos, deve-se utilizar determinado meio de cultura, ao qual deve ser adicionada uma proporção de sangue. Assinale a alternativa que identifica corretamente esse meio e a proporção correta de sangue que deve ser utilizada.

Carregando...
Q527310

O EDTA é o anticoagulante mais utilizado em hematologia, por preservar a morfologia dos elementos figurados do sangue. Assinale a alternativa que contenha a correta relação de volume de anticoagulante que deverá ser utilizado em relação ao volume de sangue para a realização de uma coleta.

Carregando...
Q527307

Uma das colorações mais comuns em bacteriologia é a coloração de Gram. Assinale a alternativa que contenha os reativos e a ordem em que são utilizados para realizar essa coloração.

Carregando...
Q527314

Para a correta realização de um esfregaço de sangue sobre uma lâmina, existem algumas regras que devem ser seguidas para que se obtenham os melhores resultados na visualização. Sobre essas regras, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q527306

Os nematódeos são parasitas que acometem o homem. São helmintos que podem provocar sintomas severos em alguns casos ou discretos em outros. Assinale a alternativa em que o helminto NÃO pertence aos nematódeos.

Carregando...
Q527313

Para o preparo de quaisquer meios de cultura, devemos utilizar ingredientes que variam conforme o meio. Assinale a alternativa que contém os ingredientes utilizados para a preparação do meio de Prova de Sabouraud.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282