Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 90 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q676130

Hoje em dia, observa-se cada vez mais a necessidade da criação de jardins, tanto em áreas internas como em áreas externas, em residências ou áreas comerciais, principalmente pela busca de qualidade de vida, pois as plantas promovem:

I. Benefícios estéticos e funcionais em ambientes residenciais, hospitalares e corporativos.

II. Melhoria nas condições de umidade, conforto acústico e otimização no uso do ar condicionado.

III. Qualidade do ar, já que determinadas espécies possuem a capacidade de filtragem dos compostos orgânicos voláteis (COVs).

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q676135

A reprodução assexuada, na qual a produção de sementes ocorre sem haver o processo de fertilização, sendo observada em espécies de Brachiaria, Panicum e Citrus denomina-se:

Carregando...
Q676142

Com relação à calagem dos solos, julgue os itens a seguir:

I. Em geral, solos mais tamponados necessitam de menor quantidade de calcário para elevar seu pH do que os solos menos tamponados.

II. O aumento nos valores de pH do solo é inversamente proporcional ao aumento da percentagem de saturação de bases no solo.

III. Uma das vantagens do gesso agrícola em relação ao calcário dolomítico é sua maior solubilidade em água, proporcionando a elevação do pH do solo em menor espaço de tempo e, consequentemente, aumento na capacidade de troca catiônica e saturação por bases.

IV. O poder relativo de neutralização total de um calcário (PRNT) é a combinação do seu poder de neutralização (PN) com a sua reatividade (RE).

V. Na qualidade do calcário, deve-se considerar a capacidade de neutralização da acidez do solo, reatividade do material, natureza geológica, granulometria, teor de nutrientes, especialmente Ca, Mg, e P, além da relação entre eles.

Com base nessas afirmações, marque a alternativa correta.

Carregando...
Q703091

A erosão hídrica constitui uma das principais formas de degradação dos recursos naturais, tornando-se grande fonte de sedimentos de uma bacia hidrográfica. Dos fatores que afetam a erosão, qual está relacionado à capacidade da chuva?

Carregando...
Q703096

Na classificação dos fertilizantes minerais quanto à concentração de nutrientes, qual das fórmulas abaixo é um exemplo de fertilizante de baixa concentração?

Carregando...
Q703104

Assinale a alternativa que corresponde aos equipamentos agrícolas descritos abaixo: I. São lâminas especiais utilizadas na derrubada de vegetais com diâmetro que varia de 20 a 70cm. Apresentam defletores e esporões responsáveis pelo corte e aceleração do momento de queda do vegetal. II. São sistemas providos de discos, os quais permitem a mobilização do solo, ou seja, o solo é removido e depois sofre uma desestruturação. Utilização marcante em operações de nivelamento superficial do solo após a mobilização pela aiveca ou arado de discos.

Carregando...
Q703109

O que é anestro?

Carregando...
Q635321

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com a previsão do art. 71 da Lei Complementar nº. 10/2009, o servidor fará jus a férias, que podem ser acumuladas até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica, nas seguintes proporções:

Carregando...
Q676122

A escala é a relação constante entre as grandezas do terreno e os respectivos valores gráficos representados em uma planta ou mapa.

Para representar no papel uma distância que no terreno mede 500 m, usando a escala de 1:2000, qual será seu valor em cm?

Carregando...
Q676127

A Hidráulica agrícola é o estudo do comportamento da água e de outros líquidos, quer em repouso ou em movimento. A Hidrostática é a parte da Hidráulica que trata dos fluidos em repouso ou em equilíbrio, tendo relação direta com a pressão e empuxo. Existem algumas Leis que regem a Hidrostática. Sobre essas Leis, analise as afirmativas abaixo:

I. Na Lei de Pascal enuncia-se que, “em qualquer ponto no interior de um líquido em repouso, a pressão é a mesma em todas as direções".

II. A Lei de Pascal foi estabelecida por Leonardo da Vinci.

III. Na Lei de Stevin enuncia-se que, “a diferença de pressões entre dois pontos da massa de um líquido em equilíbrio é igual à diferença de profundidade multiplicada pelo peso específico do líquido".

Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta.

Carregando...
Q676134

Sobre a produção de mudas a nível comercial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É obrigatório o registro no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, de todo viveiro de mudas destinado à exploração comercial ou industrial, inclusive aquele utilizado para florestamento ou reflorestamento.

( ) A produção de muda não-certificada, com origem genética comprovada, deverá ser oriunda de planta básica, planta matriz, jardim clonal, borbulheira ou muda certificada.

( ) Para produção, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, análise, comércio, importação ou exportação de muda, fica a pessoa física ou jurídica obrigada a se inscrever no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

( ) Organizações constituídas exclusivamente por agricultores familiares, assentados ou indígenas, que multipliquem sementes ou mudas de cultivar local, tradicional ou crioula para distribuição aos seus associados não são obrigadas a se inscreverem no Renasem.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q676139

O mofo branco, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, é uma doença importante na cultura da soja em determinadas regiões de cultivo.

Considere as características epidemiológicas da doença e julgue os itens a seguir:

I. A maior incidência e severidade de ataque do patógeno são registradas em áreas de cultivo localizadas em baixas altitudes.

II. A fase de maior vulnerabilidade da cultura da soja compreende os períodos de emergência (VE) até o estádio vegetativo (V4).

III. Por ser um patógeno biotrófico e ter gama restrita de hospedeiras, a doença é facilmente controlada com medidas de manejo integrado, por exemplo, com o uso do vazio sanitário e resistência genética.

IV. Outras medidas de controle da doença incluem: Tratamento de sementes com fungicidas, rotação e sucessão de culturas, espaçamento adequado que favoreça melhor aeração, controle químico e biológico.

V. O fungo tem melhor desenvolvimento em temperaturas e umidades elevadas.

Com base nessas afirmações, marque a alternativa correta.

Carregando...
Q676141

Em relação aos aspectos teórico-práticos relacionados ao melhoramento vegetal, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras e as falsas.

( ) Em um experimento conduzido no delineamento inteiramente casualizado, foram utilizados 4 tratamentos (substratos) com 8 repetições, para medir o crescimento (altura em cm) de clones de cana-de- açúcar. Considerando que não houve perdas de parcelas, na análise de variância (ANOVA), o grau de liberdade (GL) de resíduos corresponde a 31 e o F calculado é a relação entre o quadrado médio dos tratamentos e o quadrado médio de resíduos.

( ) Plantas monoicas são aquelas que apresentam apenas um sexo no mesmo indivíduo, enquanto que plantas dioicas apresentam os dois sexos no mesmo indivíduo.

( ) O milho e a abóbora são classificadas como espécies autógamas, enquanto que soja e feijão são classificadas como espécies alógamas.

( ) O vigor híbrido é um termo genético que indica a superioridade da população F1 em relação a um dos genitores.

( ) A heterose é um fator genético que determina a variabilidade genética atribuída aos efeitos ambientais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q703095

Que tipo de corretivo de acidez é obtido industrialmente pela calcinação ou queima completa do calcário, e apresenta como constituintes o óxido de cálcio (CaO) e o óxido de magnésio (MgO), apresentando-se como pó fino?

Carregando...
Q703103

Nas alternativas abaixo assinale aquela que pertence à ordem do grupo de pragas Lepidoptera:

Carregando...
GABARITO:

  • 31) E
  • 32) D
  • 33) B
  • 34) A
  • 35) A
  • 36) B
  • 37) C
  • 38) B
  • 39) A
  • 40) E
  • 41) A
  • 42) A
  • 43) C
  • 44) D
  • 45) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282