Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 2132 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q766331

Os sistemas de produção agroflorestais diferenciam-se entre si pela composição e pelas modalidades ou arranjos espaciais levados ao campo. Sobre a classificação dos arranjos agroflorestais, é correto afirmar:

Carregando...
Q766336

De acordo com o Estatuto da Terra, a propriedade rural não deve ser compreendida como um mero investimento imobiliário, mas ter sua posse e desfrute condicionados ao exercício da sua função social. Considerando as diretrizes atuais de desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas e os critérios legais de posse e uso da terra, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766343

Considere as três ordens de solos abaixo, classificadas de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, com base nos horizontes diagnósticos e nos atributos diagnósticos, comuns no estado do Paraná:

1 - Solos de baixa saturação de bases ou caráter alítico; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-B texturalC, sendo B mais argiloso que o A, e a argila de baixa atividade.

2 - Solos relativamente rasos, muitos com evidências de erosão do horizonte A, de baixa ou alta fertilidade natural; perfis de solo contendo a sequência de horizontes com B incipiente, ainda em formação.

3 - Solos profundos, bastante intemperizados, boa drenagem; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-BwC, com pouca variação no teor de argila entre os horizontes.

Os solos 1, 2 e 3 são, respectivamente:

Carregando...
Q766348

O tanque Classe A é um tanque cilíndrico de chapa de ferro galvanizado ou inox, com 121 cm de diâmetro e 25,5 cm de profundidade, instalado a 15 cm da superfície do solo, com uso generalizado nas estações meteorológicas do Brasil. Esse aparato é utilizado nas estações meteorológicas para medir:

Carregando...
Q766355

Considerando os princípios da agroecologia, a rotação de culturas deve ser feita de acordo com os efeitos que as culturas incluídas na rotação têm sobre a estrutura do solo, o esgotamento da água, as pestes e pragas, entre outros fatores. Sobre as possíveis culturas a serem incluídas, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q766362

Com relação à capacidade de uso e planejamento conservacionista, as terras consideradas impróprias para cultivos intensivos, mas aptas para pastagens e reflorestamento, são as de:

Carregando...
Q766350

Para estimar as perdas de solo, o pesquisador precisa conhecer, entre outros aspectos, os valores de erodibilidade do solo e de erosividade da chuva. O índice de erosividade da chuva é:

Carregando...
Q766328

As lavouras de alta produtividade são dependentes da aplicação de fertilizantes de solo e foliares, defensivos agrícolas e reguladores do crescimento vegetal, entre outros. Sobre os reguladores de crescimento vegetal, comumente aplicados nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão, girassol e trigo, é correto afirmar:

Carregando...
Q766330

As florestas são componentes importantes da bacia hidrográfica, pois são responsáveis pela captação e purificação da água. As florestas podem ser exploradas comercialmente sem a penalidade da lei sob diversas circunstâncias, EXCETO quando no caso de:

Carregando...
Q766335

Administração rural é atividade que objetiva a organização e a operação de uma empresa rural, visando o uso mais eficiente dos recursos e a obtenção de resultados compensadores e contínuos. A administração rural visa a tomada de decisões, em função da análise de vários fatores, como, por exemplo, as condições geográficas, sociais e econômicas da região, os interesses pessoais do proprietário e a capacidade financeira e econômica da propriedade. Sobre as medidas do resultado econômico de uma propriedade rural em atividade, é correto afirmar:

Carregando...
Q766347

No caso de áreas agricultáveis, o processo de formação de ravinas e voçorocas pode acarretar grande perda de solo fértil e de área útil. O cadastramento de feições erosivas e previsão de processos erosivos podem contribuir para encontrar sistemas que possam influenciar a retomada do processo de erosão após a recuperação da área. Por outro lado, essas atividades também podem servir para a construção de estruturas que previnem o reaparecimento do processo erosivo. São mecanismos de formação de feições erosivas e responsáveis pela erosão por ravinas e voçorocas, EXCETO:

Carregando...
Q766354

Sobre os adubos utilizados na agricultura ecológica, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q766359

No Brasil, a tecnologia de plantio direto foi consagrada como uma premissa do uso conservacionista do solo. Consideramse vantagens da adoção do plantio direto, EXCETO:

Carregando...
Q766361

As culturas agrícolas da batata (Solanum tuberosum), do fumo (Nicotiana tabacum) e do tomateiro (Lycopersicum esculentum) têm em comum o fato de terem sido descobertas na América do Sul e terem sido propagadas pelo mundo todo, apesar do custo ecológico que isso poderia representar. Sobre as particularidades dessas três culturas, é correto afirmar:

Carregando...
Q766366

O terraceamento de terras agrícolas consiste na construção de terraços no sentido transversal à declividade do terreno, para reter e infiltrar ou conduzir, com velocidade adequada, o escoamento superficial das águas pluviais. Considerando um terreno com declividade de 17% em uma pequena propriedade rural, contendo solo com boa permeabilidade, o tipo mais adequado é terraço:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 20) D
  • 24) A
  • 28) D
  • 17) C
  • 21) D
  • 25) D
  • 29) A
  • 18) B
  • 22) A
  • 26) B
  • 30) D
  • 19) D
  • 23) C
  • 27) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889