Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 42 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q650721

Em lavouras cultivadas extensivamente como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, uma emergente tecnologia de manejo que pode auxiliar na implantação das culturas é a denominada Agricultura de Precisão. Esta tecnologia diz respeito ao gerenciamento localizado da cultura, utilizando técnicas de informação para a coleta de dados e sua análise. A respeito deste assunto, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I – uma desvantagem do processo é o impacto ambiental resultante da maior seleção de plantas daninhas resistentes;

II – os modelos para a simulação de cenários agrícolas tornam-se tão mais precisos quanto maiores forem a quantidade e a qualidade das informações a serem introduzidas nos sistemas;

III – as técnicas de modelagem tornam-se cada vez mais dependentes do uso da alta tecnologia tanto no campo como na interpretação dos resultados;

IV – a adoção desta técnica eleva o custo de manutenção de máquinas em função do seu uso mais intensivo.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

Carregando...
Q650719

Em citros, nas combinações copa/porta-enxerto, pode ocorrer o fenômeno de incompatibilidade, que pode levar a planta a apresentar deficiências nutricionais, queda das folhas, secados ponteiros, podendo mesmo vir a morrer. No caso da ocorrência de incompatibilidade localizada, quando se deseja manter a variedade copa e o porta-enxerto, o que se deve utilizar?

Carregando...
Q650720

Para o cultivo de mamona em uma determinada região foi recomendada uma adubação de cobertura de 45 kg • ha-1 de N. Os fertilizantes disponíveis na região são apresentados na tabela abaixo.

2018_02_23_5a9006cad533e.png

Considerando a máxima economicidade no uso dos nutrientes (menor preço por kg de N) e sabendo que não há impedimento técnico para uso dos produtos relacionados, qual a quantidade e que tipo de fertilizante deve ser aplicado por hectare?

Carregando...
Q650718
Provas: INEP - 2007 - ENADE - Agronomia
Disciplina: Agronomia (ENADE) - Assuntos: Solos

Sabendo-se que a produtividade do tomateiro pode ser reduzida por patógenos e que pode haver interação entre fungos micorrízicos arbusculares (p.ex. Glomus etunicatum e Gigaspora margarita) e o nematóide das galhas (Meloidogyne javanica), analise a figura a seguir.

2018_02_23_5a9006a08591d.png

A análise da figura permite concluir que

Carregando...
Q650725

Após um cruzamento entre duas linhagens endogâmicas de arroz, um melhorista obteve uma população aplicando, por várias gerações, o Método de Bulk . Dessa população foram tomadas 100 linhagens, as quais foram avaliadas para produção de grãos em dois experimentos, em dois locais diferentes. O resultado da análise da variância conjunta dos dois experimentos mostrou significância para “locais" e para “genótipos", mas a interação “genótipos x locais" não foi significativa.

Com base nesses resultados, pode-se afirmar que

Carregando...
Q650724

Alguns princípios ativos de herbicidas interferem diretamente na fotossíntese. A tecnologia de aplicação desses herbicidas deve considerar alguns fatores de ambiente para maximizar a ação na planta. Entre os apresentados abaixo, qual princípio ativo interfere diretamente na fotossíntese, qual o seu local de absorção pelas plantas e o fator ambiental prioritário para maximizar sua eficiência de ação?

Carregando...
Q650723

Dentro dos padrões de sanidade de sementes de feijão para sementes básicas certificadas de primeira e segunda gerações, os índices de tolerância para Sclerotinia sclerotium e Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli devem ser iguais a zero.

PORQUE

Estes são patógenos de solo e, uma vez introduzidos e estabelecidos numa área, têm a sua erradicação impossibilitada a curto prazo.

A esse respeito pode-se concluir que

Carregando...
Q650722

Existem vários processos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade do meio ambiente e para a recuperação de áreas degradadas. Relacione os processos apresentados na coluna da esquerda com a respectiva melhoria que proporcionam, entre as indicadas na coluna da direita.

2018_02_23_5a9006ff7e1f4.png

Qual a associação correta?

Carregando...
Q655815

Na obtenção de cultivares transgênicos pelo uso da técnica do DNA recombinante, é necessário que a espécie doadora do gene seja próxima, do ponto de vista filogenético, à espécie receptora

PORQUE

nem todos os genes se expressam, quando transferidos para outra espécie.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q655810

A tabela abaixo mostra a composição bromatológica de silagens de girassol, sorgo e milho.

2018_03_08_5aa14869a5ed1.png

Com base nessa tabela, pode-se afirmar que as melhores silagens, em função do teor de proteína e do valor energético desejado para alimentação animal, são obtidas utilizando-se quantidades decrescentes, respectivamente, de

Carregando...
Q655795
Provas: INEP - 2004 - ENADE - Agronomia
Disciplina: Agronomia (ENADE) - Assuntos: Solos

A tabela a seguir mostra os resultados de uma análise química de terra para fins de avaliação da fertilidade do solo de uma determinada gleba agrícola.

2018_03_08_5aa146fe8d6ee.png


A soma de bases (em cmolc dm−3) deste solo é

Carregando...
Q655803

As auxinas são sintetizadas nas plantas em regiões de crescimento ativo, sendo translocadas para diferentes órgãos, onde atuam no mecanismo interno que controla o crescimento. A figura abaixo apresenta a sensibilidade de diferentes órgãos de um vegetal a diferentes concentrações de auxina.

2018_03_08_5aa147ba1e520.png

A esse respeito, considere as seguintes afirmativas:

I - as raízes são mais sensíveis ao aumento da concentração de auxina que o caule;

II - doses muito baixas de auxina são suficientes para estimular o crescimento das raízes, porém são insuficientes para estimular o caule;

III - as gemas, para se desenvolver, necessitam de maiores concentrações de auxina do que o caule;

IV - concentrações mais altas de auxina promovem maior crescimento das raízes.

São corretas apenas as afirmativas

Carregando...
Q655822

Os graus de liberdade para blocos, tratamentos, erro e total, respectivamente, são

Carregando...
Q655808

A rotação de culturas é uma das práticas importantes no controle de pragas e doenças. Para que seja efetiva, deve observar as peculiaridades de cada patossistema. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - No período da rotação, a eliminação ou supressão de patógenos que colonizam também os restos culturais não está associada à atividade microbiana no solo, nem à composição dos tecidos vegetais remanescentes da cultura.

II - A rotação de culturas não é eficiente no controle de patógenos que, além de colonizar os restos culturais do hospedeiro, apresentam habilidade de competição saprofítica.

III - Quanto mais restrita for a gama de hospedeiros do patógeno, mais difícil é o estabelecimento de um programa de rotação.

IV - A rotação de culturas não é eficiente no controle das ferrugens.

Somente são corretas as afirmativas

Carregando...
Q655827

O ponto de nivelamento entre custo e receita, fornecido pela produção mínima que cobre o custo operacional total, é

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) B
  • 9) E
  • 13) C
  • 2) C
  • 6) E
  • 10) B
  • 14) E
  • 3) B
  • 7) A
  • 11) A
  • 15) C
  • 4) A
  • 8) A
  • 12) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889