Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 136 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q636841

A vinhaça, também denominada de vinhoto, é um subproduto das usinas de destilaria de álcool de cana-de-açúcar e caracteriza-se pelo alto teor de ácidos orgânicos e de cátions como K+, Ca++ e Mg++, além de nitrato e fosfato.

Em relação à aplicação da vinhaça em solos agrícolas, avalie as afirmações a seguir.

I. A vinhaça pode ser empregada na lavoura, como complemento de fertilizantes.

II. Por ser nutricionalmente rica, a vinhaça pode ser aplicada no solo em qualquer dose.

III. A utilização da vinhaça não apresenta risco de contaminação do lençol freático.

IV. A vinhaça aumenta a atividade e a população microbiana do solo.

V. A estrutura e os atributos físico-químicos do solo são pouco influenciados pela vinhaça.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636846

Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais brasileiros é a forma de comercialização dos produtos agrícolas, que depende do tamanho da lavoura, da competitividade dos produtos e do relacionamento desses produtores com seus fornecedores, clientes e prestadores de serviços. Para obterem êxito comercial, os produtos agrícolas devem atender as expectativas do consumidor, ter regularidade de entrega e boa qualidade.

Considerando a comercialização de produtos agrícolas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Grãos, fibras, leite a granel e madeira bruta são considerados produtos de baixo valor agregado.

II. A melhoria do processo produtivo por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação possibilita redução no custo de produção.

III. A organização em associações ou cooperativas favorece as negociações com fornecedores e compradores, tornando-as mais vantajosas aos produtores rurais.

IV. Os produtos orgânicos têm maior valor agregado no momento da comercialização.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636827

As plantas são classificadas em C3, C4 e MAC (metabolismo ácido das Crassuláceas), segundo sua capacidade fisiológica de manter o gás carbônico (CO2) atmosférico fixado.

Nesse contexto, assinale a opção correta.

Carregando...
Q636839
Provas: INEP - 2016 - ENADE - Agronomia
Disciplina: Agronomia (ENADE) - Assuntos: Solos

2018_01_22_5a660d2695726.png

A partir das informações apresentadas acerca do controle biológico, avalie as afirmações a seguir.

I. O controle biológico deve ser acompanhado por outras medidas que tenham como objetivo equilibrar os agroecossistemas, tal como a preservação da biodiversidade.

II. O controle biológico consiste na ação de um organismo (predador, parasita ou patógeno) sobre outro organismo que esteja causando perdas econômicas às atividades agrícolas.

III. Os agentes de controle biológico são considerados inofensivos à biodiversidade, pois são incapazes de afetar organismos que não sejam da espécie-alvo.

IV. O controle biológico pode ser utilizado tanto em sistemas agroecológicos como na agricultura convencional.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636833

Devido à importância econômica da cultura do milho, é fundamental a utilização de sementes de elevada qualidade, que irão garantir um estande uniforme e maior produtividade. Entre os fatores que afetam a qualidade das sementes, estão os fatores físicos, que dizem respeito ao teor de umidade, à presença de materiais inertes, de outras sementes e de sementes danificadas.

Considerando a cadeia de produção de sementes de milho, avalie as afirmações a seguir.

I. Na produção de sementes de milho, a etapa do cultivo no campo exerce pouca influência na qualidade final das sementes, uma vez que o beneficiamento elimina os possíveis defeitos.

II. Os danos às sementes são difíceis de serem evitados, principalmente devido ao uso de máquinas durante a debulha e o beneficiamento.

III. Durante a debulha, o processamento e a semeadura, as sementes são submetidas a impactos e abrasões, que além de provocarem danos imediatos, como trincas e quebras, podem causar danos latentes nas sementes, que reduzem as qualidades físicas e fisiológicas do lote.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636826

A utilização de agrotóxicos é um fator importante na manutenção de altas produtividades agrícolas, por isso, o desenvolvimento e a aplicação desses produtos vêm aumentando mundialmente. Entretanto, devem ser considerados os efeitos da aplicação dos agrotóxicos sobre o meio ambiente, pois muitos deles são poluidores ou contaminantes.

Em relação aos agrotóxicos, avalie as afirmações a seguir.

I. Durante a aplicação do agrotóxico, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) varia de acordo com a classe toxicológica do produto aplicado.

II. Deve-se realizar a compra de agrotóxicos com a receita agronômica, verificar o prazo de validade, se a embalagem está em boas condições e se o rótulo e o lacre estão em perfeito estado.

III. A tríplice lavagem é obrigatória para embalagens de inseticidas e opcional para as de fungicidas e herbicidas.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636845

O plantio direto é considerado por muitos pesquisadores o sistema de produção mais indicado para o Brasil. Todas as fases e operações envolvidas no plantio direto visam a perenidade produtiva do solo. Nesse sistema, é adotada a rotação de cultura e, além disso, o solo recebe cobertura permanente e não sofre revolvimento. Recentemente, a mecanização vem assumindo também um papel de destaque no plantio direto.

A respeito do sistema de plantio direto, avalie as afirmações a seguir.

I. Nas culturas que produzem grande quantidade de fitomassa, a cobertura do solo é obtida após a colheita, cujos resíduos podem ser manejados com rolo-faca ou roçadoras.

II. O controle de plantas invasoras pode ser realizado por meio da aplicação de herbicida antes e depois do plantio.

III. Em áreas com plantio direto instalado, deve-se realizar o revolvimento do solo a cada dois anos para melhorar a sua estrutura.

IV. Nas áreas tropicais, o plantio direto deve começar a ser instalado no verão e consolidar-se no outono.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636840

2018_01_22_5a660d3fa6ff1.png

A partir da leitura desse texto, é correto afirmar que

Carregando...
Q636852

2018_01_22_5a660e36a2382.png

Em relação a esse assunto e a resistência de plantas daninhas a herbicidas, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma estratégia para a redução do problema da resistência de plantas daninhas é fazer a rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação.

II. A aplicação de diferentes ingredientes ativos em associação é adequada para a redução de populações de plantas daninhas de difícil controle.

III. O controle do capim amargoso (Digitaria insularis), assim como o de diversas outras plantas daninhas, deve ser feito preferencialmente com a planta adulta, em que a área foliar é maior, o que favorece a absorção foliar dos herbicidas.

IV. O manejo de diversas plantas daninhas de difícil controle, como a buva (Conyza bonariensis), requer o seu monitoramento constante e a busca de alternativas para evitar a produção de sementes.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636851

A disponibilidade de água para irrigação vem diminuindo drasticamente, e cada vez mais têm-se empregado na agricultura vários métodos para controlar a quantidade de água nesse processo. Recentemente, estão sendo desenvolvidos novos equipamentos e técnicas, com baixo custo, grande durabilidade e de fácil instalação e operação, para avaliar a tensão da água no solo.

A respeito desse assunto e da medição da quantidade de água no solo, avalie as seguintes afirmações.

I. A tensão de água na matriz do solo é um importante indicador da disponibilidade de água para as plantas.

II. Quanto maior a tensão de água no solo, menor será a dificuldade de absorção da água pela planta.

III. Cada solo apresenta uma curva de retenção de água, que pode ser utilizada na estimativa da quantidade de água utilizada na irrigação de uma cultura.

IV. Cada cultura agrícola apresenta um valor de tensão crítica de água, que é utilizado para o controle de irrigação em propriedades agrícolas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636844

2018_01_22_5a660d9cc4787.png

Nesse contexto, são metas do MGP:

Carregando...
Q636849

Com o avanço da biotecnologia, é possível utilizar plantas transgênicas para aumentar a produção de grãos e de fibras vegetais. Um exemplo é o milho transgênico com atividade inseticida, popularmente conhecido como milho Bt. Ele foi transformado com a incorporação de um gene que codifica a produção de uma toxina isolada da bactéria Bacillus thuringiensis. Essas plantas representam uma alternativa para minimização dos danos causados por pragas, o que reduz o uso de agrotóxicos.

Considerando o uso dessa tecnologia, assinale a opção correta.

Carregando...
Q636837

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) deve ser considerada uma estratégia que visa a produção sustentável por meio da integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais. As atividades são realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, na busca de efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. O atual conceito de ILPF contempla as quatro combinações de componentes possíveis: integração lavoura-pecuária (agropastoril), integração pecuária-floresta (silvipastoril), integração lavoura-floresta (agroflorestal) e a integração lavoura-pecuária-floresta (agrosilvipastoril).

Considerando a adoção dessas estratégias, com vistas à sustentabilidade por meio da combinação da produção com a conservação dos recursos naturais, avalie as afirmações a seguir.

I. As possibilidades de combinações entre os componentes do sistema ILPF são muitas e os ajustes se fazem necessários conforme o interesse do produtor e os aspectos edafoclimáticos e mercadológicos.

II. A ILPF é uma estratégia de produção que apresenta limitações quanto ao tamanho da propriedade e ao nível tecnológico do produtor rural.

III. A implantação de uma ILPF de sucesso demanda um planejamento criterioso, com a definição de ações de curto, médio e longo prazo, e levando-se em consideração que o condicionamento inicial do solo é importante para o começo do sistema.

IV. Sistemas de ILPF melhoram as condições físicas, químicas e biológicas do solo, aumentam a ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes, reduzem a pressão por abertura de novas áreas e viabilizam a recuperação de áreas com pastagens degradadas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636832

As agroindústrias são unidades empresariais onde ocorrem as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários in natura até a embalagem, quando estão prontos para comercialização.

Considerando as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários, avalie as afirmações a seguir.

I. o beneficiamento de produtos agropecuários consiste em um processo de tratamento, por meio do qual são alteradas as características químicas dos produtos in natura.

II. O beneficiamento de produtos agropecuários tem como objetivos melhorar a sua apresentação, evitar a sua deterioração e eliminar pragas.

III. O processamento de produtos agropecuários compreende alguns cuidados especiais, que tornam os produtos mais prontamente disponíveis aos consumidores e lhes garantem melhor qualidade.

IV. A transformação de produtos agropecuários é a etapa em que são realizadas operações para obtenção de produtos diferentes que podem conter aditivos, feitos com base em produtos in natura.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636848

Os frutos podem ser classificados, em termos da capacidade de maturação pós-colheita, em: climatéricos, que possuem capacidade de amadurecer após a colheita, como o abacate, a banana, a manga e o caqui; e não-climatéricos, cujo processo de amadurecimento se encerra no momento da colheita, como o abacaxi, a laranja e o morango. Essa classificação está relacionada à atividade metabólica dos frutos, medida pela taxa respiratória, conforme ilustrado no gráfico a seguir.

2018_01_22_5a660ddd2de6e.png

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos frutos climatéricos, a atividade metabólica continua depois da colheita; o pico climatérico coincide com o período de maior atividade do fito-hormônio etileno, responsável por degradar as substâncias de reserva e, assim, completar o amadurecimento do fruto.

II. É possível completar a maturação dos frutos climatéricos após a colheita pelo uso do gás etileno (C2H4), em substituição ao fito-hormônio etileno naturalmente produzido pelo fruto.

III. Nos frutos não climatéricos, o pico climatérico coincide com o período imediatamente anterior ao de produção do fito-hormônio etileno, responsável por degradar as substâncias de reserva e, assim, induzir o amadurecimento do fruto.

IV. Os frutos não climatéricos, por apresentarem aumento na produção de etileno no final do crescimento, são capazes de completar a sua maturação quando destacados da planta.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 5) D
  • 9) D
  • 13) D
  • 2) E
  • 6) A
  • 10) E
  • 14) E
  • 3) B
  • 7) B
  • 11) B
  • 15) C
  • 4) D
  • 8) C
  • 12) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889