Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 27 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 27
Questões por página:
Q639057

Considerando a notícia acima e sua inter-relação com o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O prefeito municipal atendeu aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do Estatuto da Cidade, ao destinar o valor mínimo de R$ 150 milhões para o Orçamento Participativo (OP).

II. O município está garantindo a gestão democrática por meio da participação popular e, além disso, cumpre a obrigatoriedade de aplicação mínima de 15% dos recursos referentes ao OP do ano anterior, conforme disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

III. A prefeitura municipal leva em consideração a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639037

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Moral e ética são palavras empregadas muitas vezes como sinônimos, a despeito da diferença conceitual que apresentam.

II. É fundamental que haja respeito a todo ser humano, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.

III. A ética de responsabilidade também pode referir-se ao conjunto de princípios e normas que determinadas pessoas estabelecem para seu exercício profissional.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639044

No âmbito da gestão pública, pesquisas que visam ao estudo do crescimento econômico, à redução da desigualdade de renda e à melhoria das condições de vida da população podem ser analisadas sob algumas perspectivas estatísticas, que incluem

I. estudo de variáveis qualitativas relacionadas a atributos populacionais que não apresentam estrutura numérica, como classe social, gênero, cor, raça, escolaridade e região geográfica.

II. análise inferencial, que consiste em tirar conclusões a respeito de uma população, a partir de uma amostra representativa dessa população, como, por exemplo, explicar a evolução do coeficiente de Gini a partir de ações governamentais- melhoria salarial e ampliação do acesso à educação.

III. estudo de classes do PIB, em que os dados são agrupados para o cálculo da sua frequência absoluta, sendo essa frequência correspondente à proporção do número de observações em determinada classe, em relação ao total de observações obtidas.

É correto o que se afirma

Carregando...
Q639049

No sistema tributário nacional, vigoram mecanismos de transferências intergovernamentais que objetivam promover equilíbrio fiscal entre as unidades da Federação (estados e municípios). De modo especial, o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) é uma transferência intergovernamental definida na Constituição Federal, por meio da qual a União repassa recursos financeiros aos estados, sendo composto por 21,5% do produto da arrecadação dos impostos que incidem sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (IPI).

No quadro a seguir são apresentados os percentuais da participação do FPE na composição da receita total dos estados, no exercício de 2012.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O FPE é um instrumento de redistribuição de renda para as famílias.

II. A análise dos dados da tabela demonstra que o FPE promove maior correção das distorções de arrecadação nas regiões Norte e Nordeste.

III. As transferências do FPE permitem que os estados cuja base tributária é restrita possam investir na melhoria dos serviços públicos em geral.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639051

Os dados obtidos no infográfico a seguir referem-se à realização de exame clínico das mamas em mulheres com quarenta anos de idade ou mais, segundo a localização de domicílio, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Considerando as informações apresentadas e a discussão acerca da equidade na promoção de políticas públicas no Brasil, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639056

A gerente de compras e licitações de uma universidade pública federal resolveu implantar um programa de compras sustentáveis para a instituição, visando atender ao disposto no Decreto nº 7.746/2012. Para viabilizar a implantação do programa, criou um grupo de trabalho para discutir as diretrizes da sustentabilidade, previstas no art. 4º do dispositivo legal, e definir os procedimentos para a implantação de uma política de contratações sustentáveis. A partir da implantação do programa, a universidade estabeleceu critérios para as contratações, seguindo algumas diretrizes de sustentabilidade.

Com base na situação hipotética apresentada, avalie as seguintes diretrizes.

I. Dar preferência a materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.

II. Aumentar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra terceirizada.

III. Valorizar o uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais.

IV. Priorizar a aquisição de equipamentos e serviços com menor vida útil e custo.

São diretrizes corretas a serem seguidas pela universidade apenas as apresentadas em

Carregando...
Q639063

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. As políticas públicas voltadas à economia solidária fazem parte de um movimento social fundamental para a consolidação de uma política de caráter democrático, com ampliação da cidadania da população.

II. Os empreendimentos econômicos solidários são organizações empresarias criadas pelo governo federal para minimizar a pobreza e a exclusão social, promovendo o desenvolvimento sustentável com a consequente emancipação da sociedade.

III. A economia solidária constitui o fundamento de uma globalização humanizadora, de um desenvolvimento sustentável socialmente justo e voltado para a satisfação racional das necessidades de cada um e de todos os cidadãos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639043

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) amparam o desenvolvimento institucional, influenciam a vida social e, quando bem usadas, promovem crescimento e desenvolvimento da sociedade. A aquisição de uma infraestrutura de TIC que sirva de base para a criação dos serviços de governo eletrônico é pré-requisito para o fornecimento de melhores serviços à sociedade, a custos mais baixos. Assim, na implantação de novas tecnologias, o gestor deve garantir a interoperabilidade, característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto.

A partir dessas informações, conclui-se que para dar o suporte às instituições públicas e à troca de informações entre os diversos órgãos do governo, é preciso considerar

Carregando...
Q639048

A partir desse texto, avalie as seguintes situações, de acordo com o conceito de assédio moral no ambiente de trabalho.

I. Aviltamento das condições de trabalho do servidor ou funcionário.

II. Acusação sem fundamento e vitimização do servidor ou funcionário.

III. Promessa não cumprida de benefício por trabalho realizado.

IV. Chantagem e ameaça velada exercidas pelo gestor superior do servidor ou funcionário.

São consideradas situações de assédio moral apenas as condutas descritas em

Carregando...
Q639050

Com relação à ética e à responsabilidade pela res pública, avalie as afirmações a seguir.

I. Obras, serviços, compras e alienações devem ser contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, ressalvados os casos especificados na legislação.

II. A notícia acima está relacionada ao combate ao ato de frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de alguém obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.

III. As operações especiais da CGU são de interesse público e condizentes com a repressão dos crimes definidos na Lei nº 8.666/1993, os quais, ainda que simplesmente tentados, sujeitam os seus autores, quando servidores públicos, à perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo, além das sanções penais cabíveis.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q639055

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os profissionais responsáveis pela gestão de processos na administração pública devem possuir uma visão do todo da organização e das suas diferentes unidades funcionais.

PORQUE

II. O especialista em gestão de processos deve procurar otimizar os resultados de cada área funcional como condição para que as suas respectivas fronteiras sejam ultrapassadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q639062


O que está explicitado no texto acima relaciona-se ao fato de que

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 17) E
  • 18) C
  • 19) D
  • 20) C
  • 21) A
  • 22) C
  • 23) B
  • 24) D
  • 25) E
  • 26) C
  • 27) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282