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Fayol desenvolve a ideia dos quatro pilares principais da Administração, descritos a seguir. Relacione os itens 1, 2, 3 e 4 e suas respectivas definições.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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Dentre os diversos modelos organizacionais, que vão desde a burocracia altamente estruturada até a organização sem fronteiras, destacam-se dois modelos que se posicionam nesses extremos: o mecanicista e o orgânico. NÃO se refere a uma característica do modelo mecanicista:

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Acerca das funções administrativas, assinale a alternativa que preencha correta e  respectivamente as lacunas.


"_____ é a fase do processo administrativo que define a divisão do trabalho organizacional a ser feito por meio de tarefas de órgãos ou cargos e cuida da coordenação dos esforços para garantir o alcance do propósito desejado. _____ é a fase do processo administrativo que coordena e converge esforços de todas as pessoas para garantir que elas desempenhem
suas tarefas de modo a alcançar os objetivos organizacionais com sucesso. _____ é a fase do processo administrativo que estabelece os objetivos a serem alcançados e identifica as ações necessárias para atingir tais objetivos. _____ é a fase do processo administrativo que monitora o desempenho." (Chiavenato, 2005)

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A competência durável, caracterizada pela capacidade de transformar teoria em prática na análise das situações e soluções de problemas e na condução do negócio das organizações, denomina-se

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Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

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Dos “10 papéis administrativos” desempenhados pelos gestores, “organizar estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas” refere-se às atividades identificáveis da função de

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A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.

  1. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.
  2. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.
  3. Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.

Assinale a alternativa correta.

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Analise o quadro a seguir.

Em relação à gestão que Marcelo realiza, assinale a alternativa correta.

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A técnica de decisão em grupo mais eficaz, no que tange ao comprometimento com a solução, denomina-se técnica de

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Drucker (2010) descreve que o administradordeverá estar preparado para atuar não apenascomo técnico, mas também como  conselheiro,patrocinador ou facilitador do trabalho dos profissionais que trabalham sob sua responsabilidade. Para isso, precisa aprimorar suas habilidades relacionadas à formação e ao desenvolvimento de equipes de alta performance.Isso exige delegar tarefas e conhecer as metas daempresa e os perfis dos profissionais paraverificar se eles realmente têm condições dedesenvolver as atividades que serão de suaresponsabilidade. Em relação a algumas funçõesque o administrador da atualidade precisa realizar,assinale a alternativa incorreta.

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Os autores Hersey e Blanchard elaboraram aTeoria da Liderança Situacional em 1982 e aconsideram como um processo por meio doqual um indivíduo exerce influência sobredeterminado grupo, visando atingir umdeterminado objetivo, em uma situaçãoespecífica. Sobre a liderança situacional,assinale a alternativa correta.

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A capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos indica o conceito de

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Assinale a alternativa que, na tomada das decisões, o estilo de liderança é considerado autocrático.

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Com base no texto a seguir e considerando a negociação como uma das possibilidades de resolução dos conflitos nas organizações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. A repartição dos recursos financeiros entre os diferentes centros de ensino de uma universidade federal é discutida e negociada em uma reunião com os diretores de cada centro. Nessa reunião, cada diretor expõe suas demandas e, com base nisso, a administração central decide a repartição dos recursos, que são repassados anualmente pelo governo federal. ( )A repartição mencionada no texto envolve uma negociação distributiva. ( )A repartição mencionada no texto envolve uma negociação integrativa. ( )A negociação mencionada no texto é do tipo ganha-ganha. ( )Em uma negociação desse tipo, é comum que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.

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Poder de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, da maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão. Essa é a definição de:

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) C
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