Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

O conflito disfuncional é aquele que prejudica a organização. Ele acontece quando o nível de conflitos é muito baixo, gerando acomodação, ou muito alto, gerando perda de tempo e esforço da equipe.

Carregando...

Considere que duas áreas da Agência de Fomento do Amapá (AFAP) estejam disputando uma fatia maior do orçamento da entidade, cada qual sustentando que os projetos por elas desenvolvidos seriam mais relevantes. O gestor responsável pelo gerenciamento do conflito que se instalou nesse cenário adotou uma negociação distributiva, o que nos permite concluir que

Carregando...

As relações pessoais determinam o ambiente psicológico em uma empresa. Os problemas não resolvidos no mundo dos sentimentos impedem o crescimento e o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Carregando...

Julgue o item. As competências que compõem a inteligência emocional são a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, entender o contexto social, as regras explícitas e implícitas, de ser capaz de colaborar e mediar conflitos e solucionar problemas.

Carregando...

Julgue o item. A visão interacionista sobre conflito não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos, chamados de conflitos disfuncionais, apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho.

Carregando...

Julgue o item. A maior responsabilidade pela resolução de conflitos cabe ao líder do grupo, mas esta não é uma regra enrijecida. Aguçar as divergências em um conflito é uma técnica utilizada pela liderança para solucioná‐lo.

Carregando...

Julgue o item. O comportamento assertivo facilita a obtenção dos desejos do outro e caracteriza‐se pelas seguintes verbalizações: “Talvez”; “Suponho”; “Me pergunto se poderíamos”; e “Você se importaria muito”.

Carregando...

As organizações são formadas por pessoas que muitas vezes são alocadas em grupos para interagirem umas com as outras visando atingir um determinado objetivo. Levando em consideração os estágios de desenvolvimento de grupos, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Quanto aos processos de comunicação no trabalho e de gestão de conflitos, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Quando o conflito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional (destrutivo ou negativo). Qual alternativa apresenta uma condição que pode aumentar a chance de um conflito ocorrer dentro das organizações?

Carregando...

No que tange às abordagens descritas pela literatura para o gerenciamento de conflitos, o critério de diferenciação existente entre a abordagem estrutural e a de processo é

Carregando...

Suponha que tenha se instaurado conflito entre 2 grupos integrantes de uma organização pública, resultado da redução de recursos orçamentários a ela destinados e da correspondente necessidade de efetuar cortes de despesas. Considere que a estratégia adotada para gerenciamento do referido conflito tenha sido uma negociação distributiva, o que significa que

Carregando...

Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização, esse é o tipo de conflito que é chamado de conflito funcional. Sobre os níveis de gravidade dos conflitos, pode-se afirmar:

Carregando...

Em uma organização, quando dois grupos entram em conflito que mudança significativa ocorre dentro de cada grupo?

Carregando...

Em uma organização hierarquizada que lida com projetos compostos por pessoas, há vários motivos que podem gerar conflitos. Quanto ao motivo que representa a menor frequência na causa-raiz de conflitos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) B
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282