Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q753984

De acordo com Maximiano (2004, p. 26), “objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração". Com relação ao conceito histórico e aplicação do processo de administrar, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) O processo de administrar tem baixo impacto no desempenho das organizações.

( ) Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

( ) O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo.

( ) A administração é mais importante quando uma grande quantidade de recursos estão envolvidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q682593

Com referência a gestão de processos e processos decisórios, julgue o próximo item.

Em uma organização pública, os processos que transformam o conhecimento técnico de servidores em serviços públicos prestados aos clientes são conhecidos como processos centrais à organização.

Carregando...
Q684498

Julgue o item a seguir, referente ao processo decisório.

Decisões não programadas costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.

Carregando...
Q677760

Você é um gerente de uma área da empresa. Seus funcionários estão sofrendo com o excesso de rotina, repetição nas tarefas individuais, parecem sempre cansados e aparentam desmotivação. Você deverá tomar uma ação gerencial, sendo que não cabem demissão, transferência ou treinamento (que não é uma ação imediata). Você deverá abrir o expediente de amanhã com uma ação efetiva. Assim, você chega e propõe (segundo os conceitos relativos à motivação):

Carregando...
Q763847

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial (CHIAVENATO, 2014). Considerando essa afirmativa, a tarefa da administração tem como objetivo:

Carregando...
Q684500

Julgue o item a seguir, referente ao processo decisório.

No caso das decisões programadas, tomam-se por base julgamentos pessoais, uma vez que essas decisões são demandadas em condições nas quais o ambiente é estático, com um alto grau de certeza.

Carregando...
Q602900

Uma das principais contribuições para as teorias da administração foi dada por Herbert Simon, sobre o processo de tomada de decisão nas organizações. Simon discute a ideia do homem administrativo que lida com a complexidade do mundo tentando reduzi-la a variáveis que podem ser controladas. Essa ideia leva em consideração os estudos da economia tradicional de maximização dos ganhos pela racionalidade. Para Simon, a racionalidade humana no processo de tomada de decisão é:

Carregando...
Q618816

Costuma-se apontar a tomada de decisão como o cerne da atividade do gestor e, nesse contexto, a doutrina identifica diferentes tipos de decisão entre as quais as denominadas decisões programadas, que

Carregando...
Q618431

Na ciência da administração, o processo decisório, em organizações, é tratado como objeto da teoria da decisão. A esse respeito, assinale a opção correta.

Carregando...
Q620511

Os conceitos de governança e governabilidade, embora não coincidentes, são indissociáveis e complementares, sendo aplicados, cada qual, em diferentes contextos. Nesse sentido, considere:

I. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas.

II. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade.

III. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, correspondente a accountability, própria dos governos democráticos.

Está correto o que consta APENAS em

Carregando...
Q619608

Considere que, no desenrolar da execução de um projeto governamental considerado estratégico, o órgão encarregado se defrontou com a necessidade de decidir sobre a continuidade ou interrupção, em face da superveniência de um contingenciamento de recursos orçamentários que atingiu todas as atividades em curso. Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto. O processo decisório, tal como narrado, representa um modelo de tomada de decisão

Carregando...
Q602292

Um gerente precisa decidir entre duas empresas de prestação de serviços de capacitação, para uma ação de treinamento de sua equipe. Ele considerou alguns critérios para comparar as duas empresas (nome no mercado, preço, qualidade do material didático), elaborou uma lista com vantagens e desvantagens de cada possibilidade de decisão, ordenou essas vantagens e desvantagens de acordo com sua relevância e comparou as duas alternativas.

O gerente utilizou uma técnica de apoio à decisão conhecida como:

Carregando...
Q311316

O processo de tomada de decisões, seja no âmbito organizacional ou pessoal, normalmente é complexo e produz efeitos. A sequência que garante a eficácia e a racionalidade do processo decisório é

Carregando...
Q401910

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas

No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que

a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não

existindo uma única racionalidade tida como superior.

Carregando...
Q449818

Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.

O modelo racional de tomada de decisão exige que o gestor se apoie em informações consideradas perfeitas e que tome, com base nelas, decisões de forma totalmente imparcial.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) Certo
  • 18) Certo
  • 19) D
  • 20) B
  • 21) Errado
  • 22) E
  • 23) A
  • 24) A
  • 25) A
  • 26) B
  • 27) E
  • 28) E
  • 29) Certo
  • 30) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282