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Q766302

Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Gabriel é chefe em um dos setores de uma pró-reitoria de uma universidade federal. Com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe, conseguiu junto à administração central que todo o mobiliário do setor fosse trocado por móveis e equipamentos de trabalho mais adequados. Acreditava que, juntamente com o aumento salarial obtido no mês anterior, a produtividade almejada seria alcançada. I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, a iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico. II. Segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, a iniciativa de Gabriel está relacionada às necessidades mais básicas dos indivíduos. III. Considerando as contribuições dos estudos de Hawthorne para a Escola de Relações Humanas, é possível afirmar que a iniciativa de Gabriel de fato aumentará a produtividade de sua equipe.

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Q767570

A respeito do clima organizacional, tem-se que

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Q765319

Está entre os comportamentos verbais assertivos, exceto:

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Q767264

Com relação às teorias da motivação, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Na teoria da hierarquia de necessidades de ________, comumente representada graficamente por uma pirâmide, apresentam-se, na base, as necessidades ________ e, no topo, as necessidades de ________. Já na teoria ________, proposta por ________, a satisfação e a insatisfação estão relacionadas a fatores ________ e motivacionais.

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Q766303

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

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Q766315

Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.

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Q762111

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.

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Q669804

Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


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Q720207

Considerando os fatores de motivação no trabalho: ( ) Garantia de continuar no emprego. ( ) Sentimento de que faço algo importante. ( ) Preocupação com o salário. ( ) Atmosfera de amizade e cordialidade. ( ) Obrigatoriedade de participar de todos os eventos da empresa. Qual item representa a sequência dos que são verdadeiros e falsos:

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Q668298

Sobre o comportamento organizacional assinale a alternativa INCORRETA:

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Q669998

Assinale a alternativa que indica uma desvantagem para os trabalhos realizados em equipe.

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Q751822

Depois de avaliar as atividades exercidas por um determinado vendedor, ao longo de um semestre, o gerente de vendas apontou que ele deveria aprimorar suas habilidades interpessoais. Isso significa dizer que esse vendedor apresentava deficiências em

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Q753227

A motivação no ambiente corporativo vem sendo estudada sob dois diferentes aspectos, redundando nas teorias de conteúdo, que buscam identificar quais fatores geram motivação, e nas teorias de processo, que objetivam explicar como a motivação ocorre. Exemplo clássico da primeira vertente é a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, que predica a existência de fatores

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Q702851

Em relação ao comportamento organizacional, caracteriza o “comportamento microorganizacional”:

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Q670003

O dinheiro, os benefícios e as oportunidades de progresso são fatores que podem tornar as pessoas mais satisfeitas no trabalho. Contudo, os indivíduos possuem anseios diferentes e mantê-los motivados é um desafio constante para as organizações.

Com base no exposto, é correto afirmar que se define motivação como

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
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