Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768396

O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).

Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:

Carregando...
Q712359

Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão:

Carregando...
Q670013

O serviço cartorial em que o tabelião confirma a autenticidade ou a semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento é chamado de

Carregando...
Q666249

Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:

Carregando...
Q669785

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.

Carregando...
Q729010

Pode-se analisar a política organizacional de maneira sistemática, focalizando a atenção nas relações entre interesses, conflito e poder. A expressão "Devemos fazer deste jeito" está relacionada a que maneira de resolver tensões?

Carregando...
Q670249

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com o intuito de assegurar a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria da Burocracia. I. As disfunções da burocracia são características básicas da burocracia e que existem dentro de um amplo espectro ou de um continuum. II. O caráter formal é decorrente de comunicação feita por escrito, a fim de assegurar sua documentação e comprovação. III. A autoridade tradicional se verifica quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque esta sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q722259

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.

A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

Carregando...
Q602897

Na Escola Clássica da Administração, foi possível debater o caráter formal das organizações e suas principais características. Uma das principais contribuições foi a de que a organização formal é baseada em leis e na racionalidade na formulação dessas leis. Assim, as características das organizações foram definidas como formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Assinale a alternativa que apresenta o nome do principal responsável por essas contribuições.

Carregando...
Q595869

Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

Carregando...
Q620788

A crença na racionalidade técnica, na especialização funcional, na hierarquia e na estrutura formal constitui um ponto de intersecção entre as seguintes abordagens da Teoria das Organizações:

Carregando...
Q468484

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem, entre suas áreas de competência, diversos assuntos ligados ao planejamento governamental, tais como: I. Participação na __________ do planejamento estratégico nacional.
II. Coordenação e ___________ dos sistemas de planejamento e orçamento federal, de pessoal civil, de administração de recursos da informação e informática e de serviços gerais, bem como das ações de organização e modernização administrativa do governo federal.
III. Elaboração, acompanhamento e ____________ do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais. IV. Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a __________________ de políticas.
V. Política e diretrizes para ______________ da Administração Pública Federal.
Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

Carregando...
Q517919

O estudo sistemático da burocracia, desenvolvido por Max Weber, delimitou o que seria o tipo ideal de burocracia. Weber apresentou uma forma idealizada em que apenas transpareciam as virtudes do sistema, e não previu nem isolou as consequências imprevistas da burocracia. Essas características imprevistas foram denominadas de ‘disfunções da burocracia’, que ocorrem quando:

Carregando...
Q518233

Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:

Carregando...
Q573748

No que se refere aos Princípios da Administração Pública, analise as afirmações a seguir: I - O princípio da legalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deverá agir em conformidade com a lei; quer dizer, se a lei não proíbe ele pode fazer. II - O princípio da pessoalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deve pautar suas ações orientadas para o interesse público, em detrimento de interesses particulares. III - O princípio da moralidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí, diante de alternativas possíveis, escolha aquela que represente o interesse público. IV - O princípio da efi ciência determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí consuma adequadamente os insumos utilizados em determinado processo. Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) Errado
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282