Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q790700

Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:

  1. Em lugar de classes confiadas a professores que dominavam os conteúdos, transmitindo-os aos alunos de forma que estes pudessem, progressivamente assimilá-los pela imitação, a escola deve agrupar os alunos segundo áreas de interesses decorrentes de sua atividade livre.
  2. O professor é um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem é uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabelece entre os alunos e entre estes e o professor.
  3. Cada professor tem de trabalhar com pequenos grupos de alunos, sem o que a relação interpessoal, essência da atividade educativa, fica dificultada; e num ambiente estimulante, portanto, dotado de materiais didático ricos, biblioteca de classe, etc.
  4. A feição das escolas precisa mudar seu aspecto sombrio, disciplinado, silencioso e de paredes opacas, assumindo um ar alegre, movimentado, barulhento e multicolorido.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

 

Carregando...
Q790697

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, essa modalidade tem sido considerada como instância em que o Brasil procura saldar uma dívida social que tem para com o cidadão que não estudou na idade própria. Destina-se, portanto, aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, trata-se:

Carregando...
Q790717

Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma
esportivização maciça.

A abordagem da educação física citada acima é:

Carregando...
Q790712

Os jogos __________ possuem como características o trabalho coletivo, a decisão conjunta, a união entre os participantes, o trabalho em grupo.

Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Carregando...
Q790705

Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento
fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.

A abordagem citada acima é:

Carregando...
Q790685

Do texto, depreende-se que a decisão do STF sobre os artigos 124 a 126 do Código Penal:

Carregando...
Q790692

Ao usar a voz passiva sintética em “Espera-se ainda muita discussão.” (L.41), o articulista:

Carregando...
Q790723

É característica da ginástica competitiva:

Carregando...
Q790696

Libâneo (1994) classifica as tendências pedagógicas, para fins didáticos de estudo, em Pedagogia Liberal – subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista – subdividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Considerando as características dessas tendências, analise os itens a seguir:

  1. Numa pedagogia liberal tradicional, o ensino é centrado no professor, que tem a função de transmitir conteúdos e interpretar o conhecimento, cabendo ao aluno a assimilação passiva destes. Para tanto, os métodos utilizados focam a memorização, a repetição e a exposição verbal.
  2. Para a tendência liberal renovada, o papel da educação é o de atender às diferenças individuais, sendo, portanto, o aluno, o centro e sujeito do conhecimento, e o professor um orientador do aluno. Esta tendência valoriza métodos como o trabalho em grupo, as pesquisas, os projetos, as experimentações.
  3. Por uma tendência liberal tecnicista, os métodos, as técnicas são o centro do processo de ensinoaprendizagem, tendo estes como função, o controle do comportamento dos educandos de modo que atinjam os objetivos operacionais previamente estabelecidos. O professor é um administrador e executor do planejamento, concebido por especialistas.
  4. A Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, através dos quais se forma a consciência crítica da realidade social. A prática social é o ponto de partida e o de chegada do processo de ensino-aprendizagem.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:

Carregando...
Q790716

O __________, dança típica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente é uma das vertentes do Carnaval no Brasil. A música tocada durante a festa não possui letra e uma banda toca para embalar os foliões. Conta com diversos passos de danças com malabarismos, passos
elaborados, rodopios e saltos. Além disso, o dançarino tem a possibilidade de improvisar à medida que a dança evolui.

A dança citada acima é:

Carregando...
Q790711

A quantidade de energia despendida pelo organismo, decorrente do gasto metabólico, gasto com atividade física ou do gasto induzido pela alimentação, é denominada de:

Carregando...
Q790709

São capacidades físicas determinadas por processos energéticos:

Carregando...
Q790704

A proposta ____________ elaborada por Manoel Sérgio em 1990, como teoria para educação física, propõe uma mudança de participação nas aulas de educação física de uma participação elitista para uma participação em massa. Propõe a modificação da visão do rendimento para a vivência do prazer e do lazer, tendo como objetivo a autossuperação. Nessa proposta, todos os alunos podem participar, pois como objetiva a autossuperação, os alunos não serão comparados uns aos outros e sim terão como objetivo melhorar a sua participação, vivenciar o movimento e não chegar a um patamar pré-estabelecido ou padronizado como ideal.

Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima

Carregando...
Q790684

Segundo o texto,

Carregando...
Q790691

Sobre os elementos linguísticos que compõe o texto, é correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282