As questões de 11 a 15 baseiam-se somente nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.).
Os PCN de Língua Portuguesa têm a finalidade de:
No tocante ao ensino da produção de textos com base na teoria dos gêneros textuais, assinale a asserção correta.
O espaço dedicado à variação linguística no processo de ensino da língua materna aumentou, e uma das ferramentas para esse desenvolvimento foi a criação do PNLD (BRASIL. Decreto n. 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CLIV, n. 137, p. 7-8, 19 jul. 2017). Entre as diretrizes do PNLD, dispostas no artigo 3o desse decreto, qual está estreitamente relacionada à valorização das diferenças linguísticas no ensino de Língua Portuguesa?
De acordo com Bechara (2009, p. 54)*, “A parte central da gramática pura é a morfossintaxe”. Com base nesse trecho, que representa um sintagma oracional, i. e., um período simples, e nos aspectos morfossintáticos, qual é a asserção cujo teor é incorreto?
Marcuschi* afirma ser “fácil perceber que os exercícios de compreensão dos livros didáticos falham em pelo menos três aspectos centrais: 1. supõem uma noção instrumental de linguagem e imaginam que a língua funciona apenas literalmente como transmissora de informação; 2. supõem que os textos são produtos acabados que contêm em si objetivamente inscritas todas as informações e 3. supõem que compreender, repetir e memorizar são a mesma coisa, ou seja, compreender é identificar informações textuais objetivas”. O professor, a fim de evitar aplicar em suas atividades de compreensão de textos tais aspectos, deveria:
Levando-se em consideração este excerto da BNCC (p. 138-139)*: “Ressalta-se, ainda, a proposição de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que concorrem para a capacidade dos estudantes de relacionarem textos, percebendo os efeitos de sentidos decorrentes da intertextualidade temática e da polifonia resultante da inserção – explícita ou não – de diferentes vozes nos textos”, o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa requerem práticas didático-pedagógicas que implicam aspectos imanentes ao uso efetivo do português, mediante o uso, a reflexão e a construção de sentido; para isso, é necessário, por exemplo:
Levando-se em conta as regras de flexões nominal e verbal, caso se pluralizem os termos constantes deste período “Haveria aquele país que mal notaria a existência dos outros” (l. 02), de acordo com os aspectos sintático-morfossemânticos, ter-se-á este período composto:
Com base unicamente na interpretação deste trecho do texto “Quando os militares derrubaram a monarquia, em 1889, acabaram com uma das poucas coisas em comum entre os brasileiros – o fato de serem súditos de dom Pedro II. O Brasil, sem a coroa, tinha ficado sem cara” (l. 15, 16 e 17), é correto afirmar que:
O jogo tem um papel importante na vida da criança. O jogo está estritamente relacionado com o processo evolutivo do pensamento, “jogar é pensar” (PIAGET, 1975). Em relação à utilização de jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem, é CORRETO afirmar.
Fazer a gestão de tempos e espaços escolares é imprescindível e isso não é uma ideia nova. Tendo como base essa informação, preencha as lacunas do texto a seguir.
Não se pode melhorar o tempo e o espaço, em especial os seus _________, sem considerar o conjunto do sistema _________ e do sistema _________. Se queremos uma _________ a serviço das _________, tempos e espaços devem ser pensados como peças importantes de uma arquitetura _________.
Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?
Observando as áreas marcadas na figura e o cálculo da área total do quadrado de lado total do quadrado de lado x + y, temos uma temos uma representação geométrica de qual produto notável?
Temos uma sequência de quatro números inteiros positivos, (a1, a2, a3, a4), em que cada número é obtido somando 3 unidades ao número que antecede na sequência. Sabendo que a soma dos números da sequência é igual a 106, podemos afirmar corretamente que o valor de a1 é igual a:
Vinte e sete cubos de lado unitário são arranjados de modo a montar um cubo cuja aresta mede 3 unidades. Com isso, 1 dos cubos unitários fica na parte de dentro e os outros 26 ficam com alguma face exposta. Quantos desses 26 são “cantos”, quantos são “l aterais” e quantos são “centros” das faces do cubo maior (veja a figura)?
Um triângulo retângulo possui lados de medidas 3, 4 e 5 unidades de comprimento. Outro triângulo é semelhante ao primeiro e possui lados de medidas 6,
As questões de 11 a 15 baseiam-se somente nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.).
Ao final dos PCN, definem-se os critérios para a avaliação da aprendizagem; entre os itens abaixo, assinale aquele que NÃO constitui um desses critérios.
Em caso de dúvidas com relação à solução de alguma questão, assista às videoaulas de resolução no site. Digite na barra de busca o ID da pergunta desejada, você irá encontrá-lo ao lado do número da questão.