Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 140 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício. Qual a Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem? Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

A heparina é um medicamento anticoagulante, indicado para coagulação intravascular, tromboembolismo e trombose venosa profunda. Ela age inibindo a coagulação por potencializar a ação da antitrombina III sobre diversos fatores de coagulação. Considere a prescrição a seguir: foram prescritos 3500U de heparina endovenosa, no hospital temos frasco com 5000U\ ml. Quantos ml deve-se administrar? Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

A enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado nos diferentes contextos socioambientais e culturais, sendo o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem apresentado na Resolução Cofen nº564/2017. No que se refere aos direitos, deveres e proibições dos profissionais de enfermagem, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I – É um direito do profissional da enfermagem exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológicas à saúde do trabalhador.

II – Configura-se um direito ao profissional se recursar a realizar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal.

III – É dever do profissional esclarecer à pessoa, família e/ou comunidade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências a respeito da assistência de enfermagem.

IV – É proibido provocar, cooperar, ser conivente ou omisso diante de qualquer forma ou tipo de violência contra a pessoa, família e coletividade, quando no exercício da profissão.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

Conforme a Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE) é CORRETO afirmar que a meta 19 (dezenove) estabelece e define:

Carregando...

Quando ocorre um acidente com múltiplas vítimas, aplica-se a estratégia START (simples triagem e rápido tratamento) que consiste na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência, classificando as vítimas em quatro prioridades com as cores vermelho, amarelo, verde e preto. As vítimas que não apresentam risco de vida imediato, porém necessitam de atendimento médico no local, como o caso de fraturas, trauma cranioencefálico (TCE), queimaduras menores, trauma abdominal ou torácico e ferimentos que requerem suturas devem ser classificados com a cor:

Carregando...

Dentre a distribuição proporcional de recursos dos fundos FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Lei Federal n.º 11.494/2007) em seu art. 10, quais modalidades e tipos de estabelecimentos de ensino da educação básica levarão em conta?

I. Ensino médio urbano.
II. Ensino médio no campo.
III. Ensino médio em tempo integral.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

Sobre o SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes de qual critério de seleção?

Carregando...

Com relação aos contratos administrativos, assinale a alternativa CORRETA, conforme as disposições da Lei 8.666/93.

Carregando...

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: a denominação e demais características formais adotadas pela lei; a destinação legal do produto da sua arrecadação. De acordo com o Código Tributário Nacional, o tributo instituído para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada
imóvel beneficiado é intitulado de:

Carregando...

Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjuntocom o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade
Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais. O Plano de Contas da Administração Pública Federal está estruturado por níveis de desdobramento, sendo que o primeiro nível é denominado:

Carregando...

Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. A despesa pública é classificada como despesa corrente e despesa de capital. Assinale a opção que indica despesas correntes.

Carregando...

O Estatuto da Criança e do Adolescente, principal instrumento normativo do país sobre os direitos da criança e do adolescente, foi sancionado em julho de 1990. Marque a alternativa que indica o nome do Presidente da República responsável por sancionar essa lei.

Carregando...

Conforme o Código Tributário Nacional, o crédito tributário é constituído pelo lançamento. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

A última eleição presidencial no Brasil, ocorrida em 2018, conduziu o então deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. A esse propósito, marque a alternativa que NÃO indica um nome que também concorreu à Presidência na última eleição.

Carregando...

O método de arquivamento usado quando se deseja ordenar e separar a documentação de acordo com os números de cada documento ou processo, é o método:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) B
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282